Positive Digital promove a comunicação online responsável e inclusiva
Associação sem fins lucrativos desenvolve ações de comunicação digital com o objetivo de consciencializar para a acessibilidade e inclusão digital, o cyberbullying e os discursos de ódio online

Meios & Publicidade
Meta permite que ‘chatbots’ de IA tenham conversas de cariz sexual com menores
Wise Pirates investe em estúdio e explora realidade aumentada
Google teria de deslocar até dois mil funcionários para cumprir plano de sanções
TikTok, Meta e LinkedIn apresentam novos formatos publicitários no NewFronts 2025
TikTok compromete-se com integridade da plataforma nas eleições portuguesas
Anúncios do TikTok violam regras digitais da UE
M Public Relations trabalha comunicação do Lidl
Atrevia adquire agência brasileira XCOM
Agência Trema Creative com identidade renovada
Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas
A associação Positive Digital quer contribuir para um ambiente digital mais empático, acessível e inclusivo, através de estratégias de comunicação digital.
Para isso, o projeto social conta com uma equipa voluntária, constituída por profissionais da área da comunicação, estudantes, influenciadores de redes sociais e até ativistas, que promovem a adoção de boas práticas no ambiente digital através da ações de comunicação.
O projeto arranca com quatro canais de comunicação – um website com blogue integrado, uma página de Instagram, Facebook e TikTok, nos quais são partilhados vários conteúdos informativos relacionados com as áreas de intervenção da organização. Conta ainda com a parceria da companhia de teatro Gato Escaldado e da Kabrio Agency.
“O ambiente digital tóxico e inseguro, assim como a inclusão digital, foram, desde o início, uma preocupação comum a toda a equipa do projeto. A nossa ambição é contribuir com estratégias e iniciativas de comunicação que motivem a mudança de comportamento e percepções, gerando, assim, um impacto social positivo”, refere Andreia Amaro, fundadora do projeto e presidente da associação.
Numa fase inicial, foram desenvolvidos conteúdos para as redes sociais que promovem a reflexão e cultivam boas práticas no ambiente digital, mas o objetivo da associação é atrair o apoio e investimento de parceiros que partilhem os valores da Positive Digital, de forma a crescerem. “Qualquer entidade ou empresa pode desafiar-nos a desenvolver uma estratégia de comunicação criativa que contribua
para a missão de promover um ambiente digital positivo”, conclui Andreia Amaro.