Sugestões para ler, ver e escutar da edição 980 do M&P
O livro ‘Primeiro Pense no Lucro – Transforme a Sua Empresa Numa Máquina de Fazer Dinheiro’, de Mike Michalowicz, o episódio ‘Common People’ da série ‘Black Mirror’ e o podcast ‘Marketing na Ponta da Língua’, são alguns dos destaques

Daniel Monteiro Rahman
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 979 do M&P
Google teria de deslocar até dois mil funcionários para cumprir plano de sanções
Receitas do IPG caem 6,9% para €2,04 mil milhões
A ascensão dos diretores de IA nas agências
Trump corta financiamento da rádio e televisão públicas por parcialidade
O que pode ler na edição 980 do M&P
Imprensa mobiliza-se para dinamizar setor
‘Retail media’ é o canal que mais cresce em investimento publicitário até 2027
Disney reforça oferta programática e estreia nova plataforma de streaming
Ler
Primeiro Pense no Lucro – Transforme a Sua Empresa Numa Máquina de Fazer Dinheiro
O empreendedor Mike Michalowicz apresenta uma abordagem pouco convencional à rentabilidade empresarial, baseada na sua experiência à frente de várias ‘startups’. O autor norte-americano partilha dezenas de exemplos e conselhos para implementar o sistema ‘lucro primeiro’. Através de um método simples, mostra como negócios de diferentes dimensões podem tornar-se financeiramente sustentáveis e lucrativos.
O método é ensinado na empresa que Mike Michalowicz lançou, a Profit First, e usado por mais de um milhão de companhias em todo o mundo, que procuram estabilidade num cenário de incerteza económica. Com uma abordagem prática, ‘Primeiro Pense no Lucro’ desafia os paradigmas estabelecidos e promove uma cultura empresarial focada na eficiência e no lucro.
Autor Mike Michalowicz
Editora Lua de Papel
Lançamento Abril de 2025
Páginas 304
Preço €17,50
Inteligência Artificial – Guia para Iniciantes
Jorge Caiado, economista e professor de econometria no Instituto Superior de Economia e Gestão, apresenta o guia essencial para compreender um dos temas centrais da atualidade: a inteligência artificial (IA). Escrito para pessoas de todas as áreas, o livro revela de forma prática o impacto da IA em setores como a educação, a saúde ou as finanças.
Dos fundamentos técnicos até às aplicações mais avançadas que impactam a vida diária, o autor explica de forma clara conceitos como ‘machine learning’, redes neurais e ética algorítmica. Num momento em que a IA já influencia as decisões empresariais, as estratégias de marketing e comunicação das marcas, ‘Inteligência Artificial — Guia para Iniciantes’ oferece uma introdução sólida para compreender os fundamentos desta poderosa tecnologia.
Autor Jorge Caiado
Editora Edições Sílabo
Lançamento Fevereiro de 2025
Páginas 192
Preço €16,90
Ver
Black Mirror – Common People
‘Common People’ é o episódio de estreia da nova temporada de ‘Black Mirror’, a série da Netflix que projeta uma visão distópica da tecnologia, e em que a continuidade da vida depende de planos de subscrição. Através da plataforma Rivermind, os utilizadores prolongam a vida, mas com diferentes graus de liberdade.
Os que pagam mais vivem sem interrupções, os que pagam menos tornam-se um veículo involuntário de publicidade. O episódio questiona o custo ético de uma sociedade em que viver mais implica menos liberdade.
Formato Série de ficção científica
Realizadora Ally Pankiw
Estúdios Netflix e Zeppotron
Distribuidora Netflix
Plataforma Netflix
Lançamento Abril de 2025
Os Estagiários
‘Os Estagiários’ é uma comédia corporativa que acompanha dois vendedores recentemente desempregados que, em plena crise de meia-idade, tentam concorrer a um emprego na Google através de um estágio. O filme, de 2013, retrata uma Google vibrante, aberta à reinvenção e ao otimismo digital.
Doze anos depois, a realidade é mais complexa e contrasta com a que é retratada no filme. Atualmente, a empresa enfrenta múltiplos processos judiciais relacionados com práticas concorrenciais e questões de privacidade, num clima de crescente escrutínio sobre o poder das grandes empresas tecnológicas.
Formato Filme de comédia
Realizador Shawn Levy
Estúdio 21 Laps Entertainment
Distribuidora 20th Century Fox
Plataforma Netflix
Lançamento Junho de 2013
Escutar
Marketing na Ponta da Língua
Apresentado por Bernardo Ferreira, especialista em marketing digital, o podcast ‘Marketing na Ponta da Língua’ aborda temas como a publicidade, o comércio online, as redes sociais e o marketing de conteúdo, entre outros. Através de conversas mensais com profissionais da área, o podcast fornece uma visão aprofundada sobre a forma como as marcas e os consumidores são influenciados pelo universo do marketing contemporâneo.
Da Ideia ao Resultado
O ‘Da Ideia ao Resultado’ é um podcast conduzido por Paulo Morais, cofundador da agência Inphluent, que aborda os fundamentos do empreendedorismo, do marketing e das vendas. Com episódios semanais, o programa combina reflexões práticas e entrevistas com especialistas do setor, explorando estratégias para transformar ideias em negócios sustentáveis. Paulo Morais fornece informações sobre como estruturar propostas de valor, validar produtos e escalar projetos, com foco na aplicação prática dos conceitos discutidos.
Manipulating The Masses
Zach Philips e Kaitlin McMillan, fundadores da agência criativa McMillan & Philips, conduzem este podcast que explora como a persuasão em massa tem moldado as sociedades ao longo da história. Com uma abordagem documental, cada episódio analisa campanhas publicitárias, estratégias de influência e dinâmicas de poder utilizadas por marcas, governos e movimentos sociais. O ‘Manipulating The Masses’ reflete sobre comunicação, marketing e psicologia.