‘Há aí alguém?’ é a pergunta que dá o mote ao 27º Festival CCP. O evento, organizado pelo Clube da Criatividade de Portugal (CCP), regressa à Fábrica de Pão do Beato Innovation District, em paralelo com a 12ª Semana Criativa de Lisboa, entre 16 a 23 de maio.
Para além de exposições, conferências, tertúlias, workshops e masterclasses, o festival, que tem a Betclic como patrocinador principal, repete as iniciativas Dia Aberto CCP Empresas, Ilustra 33 Hackathon, Alta Voz, Hora Feliz e Portfólio Doctor.
A Semana Criativa de Lisboa arranca no dia 16, às 18h, com a conferência ‘Presidentes ao Palco’. Todos os presidentes de júri (Icaro Doria, da DM9; Miguel Viana, da Unlock Brands; Adriano Esteves, da Bürocratik; Andrea Siqueira, da Ampfy e João Nuno Pinto, da Garage, Do You Play?) abordam as várias vertentes das áreas criativas. Ainda nesse dia, inauguram as exposições dos trabalhos a concurso no Festival CCP 2025, bem como a exposição dos vencedores do Festival ADCE de 2024.
Nos dias 19 e 20, regressa o Dia Aberto CCP Empresas, onde mais de 20 agências, estúdios e produtoras abrem as suas portas para receber estudantes e profissionais que desejem conhecer estas empresas. A iniciativa é gratuita e oferece aos jovens a oportunidade de se aproximarem da realidade do mercado de trabalho e permite às empresas o contacto com novos talentos.
O dia 19 é dedicado aos jovens criativos e é marcado pelo regresso da Ilustra 33 Hackathon EDP, às 10h, com curadoria de Jorge Silva, fundador da Silvadesigners. A iniciativa volta a reunir os melhores estudantes de ilustração de oito escolas criativas nacionais, convidando-os a ilustrar ao vivo a pergunta que dá o mote ao festival. Os trabalhos realizados podem ser vistos no site do CCP.
Nesse dia decorre também o workshop ‘Encontrar Uma Voz’, das 14h às 18h, direcionado a estudantes das áreas de comunicação, marketing, publicidade e cinema.
IA, redes sociais e limites de idade à criatividade em debate
O CCP, no dia 20, abre o palco às conferências Alta Voz para inspirar e partilhar ideias. Das 10h às 18h, sobem ao palco diferentes temas de interesse para a comunidade criativa. Alexandra Machás, diretora executiva da Scopen, apresenta os resultados do inquérito ‘Best Agency to Work For’, que analisa as agências mais apelativas para trabalhar e revela ‘insights’ sobre mercado de trabalho na área criativa.
Segue-se a mesa redonda ‘Criatividade, Dados e Tecnologia para Redefinir o Impacto no Marketing’ com moderação de Filipe Pereira, diretor-geral da Carma, bem como a conversa ‘Descomplicar a Acessibilidade, Exemplos Reais’, que conta com participação das marcas Ikea e Continente, com moderação de Ruben Ferreira Duarte.
A inteligência artificial (IA), a partilha de informação nas redes sociais, o papel isolado do digital na publicidade em Portugal e os limites de idade à criatividade são outros dos temas em cima da mesa. O bilhete é gratuito com inscrição obrigatória através do site do CCP, com limite de lotação de 300 lugares.
“O dia termina com a terceira edição do Hora Feliz ‘Leituras e Copos’, das 17h30 às 20h30 na sala Sagres, que conta mais uma vez com a curadoria de Pedro Pires, cofundador da Poets&Painters”, esclarece o CCP no documento.
Encontros aproximam estudantes e criativos
O dia 21 é dedicado à formação, com o workshop ‘Dois Gajos do Porto Sentam-se Numa Mesa de Lisboa para Dar Bitaites’, com os formadores Hugo Veiga (AKQA) e João Coutinho (Atlantic New York), a abordarem o panorama nacional e internacional entre as 10h e as 13h. Das 14h às 18h, o festival recebe ‘Strategy Is Your Words’, uma masterclass sobre estratégia com Mark Pollard, CEO da Sweathead.
Pelo terceiro ano consecutivo, o CCP realiza o Portfolio Doctor, um ‘speed dating’ que junta estudantes e recém-formados a diretores criativos convidados, entre as 10h às 17h30. “Dirigido a quem tem trabalhos de escola para mostrar, projetos pessoais, um ‘behance’ ou até apenas um CV com fotografia e precisa de saber como se destacar. O Portfolio Doctor também é indicado para quem tem mais experiência, mas gostaria de receber dicas para melhorar a organização do portefolio. Serão três consultas de 15 minutos com alguns dos melhores diretores criativos do mercado”, informa o CPP.
Ainda no dia 21, entre as 18h e as 22h30, realiza-se a Tertúlia CCP – Trabalho e Conhaque, em parceria com a Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP). ‘Verdade Seja Dita – AI AI AI!’ é o tema do encontro, uma reflexão sobre o papel fulcral da inteligência humana no processo criativo, nas áreas do design e da publicidade.
O dia 22 é inteiramente dedicado ao ciclo de Conferências CCP ‘Há aí alguém?’. “As conferências decorrem das 10h às 18h30 e o bilhete diário tem o valor de €70, sendo €40 apenas manhã ou tarde. Para os sócios CCP os bilhetes têm um desconto de 50%”, salienta a organização do evento, que termina com a Gala do Festival CCP, a partir das 16h de 23 de maio, data em que se anunciam os prémios das seis categorias do 27º Concurso CCP 2025 e são revelados os vencedores do Grande Prémio para o Bem, Grande Prémio Jornalistas e Grande Prémio CCP 2025.
“Nessa tarde, sobem ao palco os talentos Young Lions que vão representar Portugal em Cannes este ano. São também revelados os vencedores das bolsas do programa Zona II com presença dos representantes das escolas Brother, EDIT, Escola Marketing Digital, ETIC, FLAG, Lisbon Digital School, Restart, TheStarter e World Academy para entrega dos diplomas. São divulgados os projetos vencedores dos quatro Briefs Abertos 2025 pelos representantes das marcas Betclic, Leroy Merlin, Nos/WTF e Zippy”, informa ainda o CCP.