SIC lidera audiências na noite eleitoral
A estação termina o dia sendo o canal mais visto, tendo registado um ‘share’ de 12.5%. A TVI fica na segunda posição com um ‘share’ de 12.2%, seguida da RTP1. A CMTV lidera no cabo

Meios & Publicidade
Audiências semanais: SIC mantém vantagem sobre TVI
Audiências mensais: SIC recupera a liderança
Audiências semanais: SIC reforça liderança
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em abril
Rádio Comercial mantém a liderança
NetAudience: SIC assume liderança
JCDecaux renova contrato com Quinta Shopping
A SIC lidera as audiências na noite eleitoral de domingo que deu a vitória à AD sobre o PS, de acordo com a análise da Universal McCann, agência de meios do grupo Mediabrands.
A SIC termina o dia sendo o canal mais visto, tendo registado um ‘share’ de 12.5%. A TVI fica na segunda posição com um ‘share’ de 12.2%, seguida da RTP1 que se ficou pelos 10.2%.
Numa análise mais detalhada da noite eleitoral, a RTP1 é o canal com maior ‘share’ durante o primeiro ‘prime-time’ (20h – 22h30) com 14,3%, mais 0,2 pontos percentuais do que a SIC. Durante o segundo ‘prime-time’ foi a SIC quem liderou, com um ‘share’ de 13.0% (vs. 12.2% da TVI).
No que diz respeito aos canais do cabo, o destaque vai para a CMTV, que regista um ‘share’ de 7.2%, com a CNN Portugal e a SIC Notícias a surgirem na segunda e terceira posições, com 4,7% e 4,3% de ‘share’, respetivamente. O Now foi o quarto canal de cabo mais visto do dia, com um ‘share’ de 1,8%.
“Se compararmos os resultados de domingo com o dia das eleições de 2024, observamos que SIC e TVI registaram uma diminuição do ‘share’ no total dia de -1,9 p.p. e -0,1 p.p, respetivamente”, refere a análise da Universal McCann. Em sentido inverso, “a RTP1 e a CNN Portugal foram aqueles que mais cresceram: +0.4p.p. e +1.2p.p., respetivamente”, aponta a Universal McCann.
“Analisando a audiência média ao longo de toda a noite eleitoral, é possível observar que às 20h foi onde se verificou o pico de audiência em todos os canais, isto devido à divulgação dos resultados das sondagens à boca das urnas”.
A SIC e a RTP1 “começaram a noite eleitoral bastante próximas e com alguma vantagem sobre a TVI”, mantendo-se esta esta tendência até às 22h, altura em que a TVI ultrapassou a RTP1 subindo à segunda posição.
“Até ao final da noite a RTP1 nunca mais conseguiu voltar à segunda posição, tendo a SIC e a TVI alternando na liderança”, enquanto no cabo a CMTV “liderou praticamente durante toda a emissão, em especial a partir das 22h, sendo que pico de audiência foi por volta das 22h50, “altura em que conseguiu ser o canal líder, devido ao intervalo nos três canais generalistas que aconteceram exatamente ao mesmo tempo”, conclui a Universal McCann.