Audiências mensais: SIC recupera a liderança
Em abril, a SIC tem um ‘share’ de 14,5% e é o canal FTA que regista o maior aumento face ao mês anterior, algo que já não acontecia desde fevereiro de 2024. Em oposição, a TVI e a RTP1 registam quebras significativas de ‘share’

Meios & Publicidade
SIC é o canal mais visto na semana da Páscoa
Audiências semanais: SIC regista quebra de ‘share’ mas mantém liderança
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 978 do M&P
Haier associa-se à Briskman e ao Millennium Estoril Open
Lucro da RTP desce de €2,46 milhões para €341 mil
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Investimento em media cai 29,1% em cinco anos
O que pode ler na edição 979 do M&P
DreamMedia alarga rede e combate publicidade ilegal
Netflix reforça quota de mercado
A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em abril o consumo televisivo registou um decréscimo de 3,9% face ao mês de março de 2025, oscilação previsível marcada pela Páscoa e por muitos portugueses terem saído de férias.
A SIC passa à liderança dos canais FTA com um ‘share’ de 14.5% (+0.3%p.p. do que o mês anterior), algo que já não acontecia desde fevereiro de 2024. Em oposição, a TVI e a RTP1 registam quebras significativas de ‘share’ (-0.7p.p. e -0.5p.p. respetivamente), ocupando a segunda e terceira posições no ranking.
No mês de abril a ‘Pay TV’ teve uma performance positiva (+0.8p.p. vs. março) enquanto que os “outros” (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de TV, como streaming ou consolas), pela primeira vez em alguns meses praticamente não aumentaram a audiência.
Entre os canais ‘Pay TV’ houve ligeiras diferenças de performance, destacando-se pela positiva a News Now (com +1.3p.ps de ‘share’) e pela negativa a TVI Reality e o Canal Hollywood (com -0.8p.p. e -0.5p.p. de ‘share’, respetivamente). A CMTV com um ‘share’ de 6% mantém-se como o canal preferido dos portugueses no cabo.
Em abril, o programa mais visto do mês foi a Taça de Portugal Generali transmitida na RTP1, nomeadamente o jogo do Benfica contra o Tirsense transmitido no dia 9 de abril, sendo que o jogo da Taça do Sporting contra o Rio Ave atingiu um resultado quase idêntico, 1 milhão e 125 mil espetadores vs. 1 milhão e 92 mil espetadores.
‘Isto é gozar com quem trabalha’ ficou na segunda posição com uma audiência média de 865 mil telespetadores e um ‘share’ de 16.3%.
O ‘Jornal da Noite’ da SIC posicionou-se em terceiro lugar do ranking, logo seguido dos ‘Casados à Primeira vista V – Lua de Mel’, que ultrapassou o congénere reality ‘Big Brother’ da concorrente TVI.
Relativamente às audiências por período horário, no mês de abril, a SIC liderou durante o período do almoço com a transmissão do ‘Primeiro Jornal’ com 19.6% de ‘share’ (vs. 16.2% da TVI) e durante todo o prime-time (1º e 2º). A RTP1 perdeu a liderança histórica do ‘pré-prime’ para a SIC (15.4% vs 14.6%) tendo o ‘Preço Certo’ sido superado pelo ‘Diário do Casados à Primeira Vista’.
A RTP1 continua a liderar a manhã, a TVI a tarde e a SIC ganha todos os outros períodos horários, estabelecendo-se assim a estação preferida entre as FTA.