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Summer Vibes: Chapéus e Panamás perfeitos para o verão

O verão não é apenas um excelente momento para descansar e usufruir do melhor que a praia e os festivais de música, gastronomia e artesanato têm para oferecer.

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Para muitas empresas e empreendedores, quando os primeiros raios de sol marcam no calendário a chegada da estação estival, entre outras estratégias, é tempo de planear e pensar em brindes promocionais que sirvam, simultaneamente, para mitigar as necessidades dos veraneantes e de suporte a campanhas de marketing.

Neste aspeto, os chapéus e panamás personalizados acabam por ser a síntese perfeita entre utilidade e marketing, já que não só protegem as cabeças dos raios de sol, como permitem levar o nome da sua marca a todo o lado.

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Se a ideia lhe agrada, mas não sabe em que bonés, chapéus e panamás apostar, venha connosco conhecer os modelos mais indicados para o verão.

Bonés, Chapéus & Panamás perfeitos para o verão

Para comercializar ou levar a cabo uma campanha promocional numa festa, festival ou evento empresarial, tome nota destes seis modelos de bonés, chapéus & panamás que prometem fazer a sua marca entrar na cabeça dos seus clientes:

Chapéu Splash

Não há festa popular ou arraial que se preze onde as cabeças dos foliões não carreguem um chapéu de palha/vime na cabeça.

Ideais para proteger do sol e dar um look festivo a qualquer cabeça, os chapéus Splash são, igualmente, um excelente veículo publicitário para marcas, já que é possível adicionar-lhes uma fita que poderá ser personalizada com o nome ou mensagem publicitária que se queira.

Chapéu Timbu

Ainda no domínio dos chapéus, mas com um toque mais elegante, encontramos o chapéu Timbu em fibra sintética que se assume como a plataforma publicitária ideal para um evento de golfe ou uma sunset party.

Boné Rapper Canvas

Os bonés, acessórios que voltaram dos anos 90 para serem peças mais versáteis, podem ser usados com camisas clássicas, jeans retos, sapatilhas, leggings, blazers, T-shirts básicas ou joggers, e praticamente em todo o lado e em diferentes situações.

No caso dos bonés rapper canvas, feitos em lona com cores vivas, viseira curta, 4 costuras a contrastar na pala, 5 painéis e fecho em PVC atrás, prometem fazer sucesso nos longos dias e noites de verão.

Boné Duran

Os bonés Duran 100% algodão, de 6 painéis, pala semi-curva, fecho velcro posterior, 6 orifícios bordados e reforço frontal completo são um excelente brinde em eventos promocionais na praia ou festas gastronómicas.

Panamá Reversível Travel

Os panamás são um dos acessórios mais típicos de verão.

O seu design interessante e propício à personalização, fazem deles um excelente veículo publicitário para marcas de roupa ou por exemplo eventos de vinho que pretendam levar a cabo ações promocionais durante a estação estival.

No caso do Panamá Reversível Travel, acessório com o tecido exterior 100% nylon ou poliéster,, impermeável com o tecido interior polar anti-peeling, reversível, a palavra “multifuncionalidade” adquire um novo significado, já que não só protege do sol, como também da chuva, o que acaba por prolongar o tempo de uso e, consequentemente, da exibição da imagem ou cores da sua marca junto de mais pessoas.

Panamá totalmente personalizado

Com este panamá totalmente personalizável em poliéster branco e com faixa de transpiração preta em poliéster preto, não há limites para a criatividade.

Em termos práticos, pode imprimir o logo da sua empresa / marca ou uma mensagem publicitária relacionada com o evento, no exterior do panamá ou no interior da aba de 5,5 cm.

Os chapéus e panamás personalizados são essenciais para o verão, combinando proteção solar com promoção eficaz da marca. Quer seja em festivais, eventos empresariais ou festas ao ar livre, estes acessórios proporcionam visibilidade e utilidade, tornando-se brindes perfeitos para qualquer campanha de marketing estival.

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Asics aposta em ‘dogfluencers’

Depois de recrutar Felix (na foto), um cão de raça samoieda, como embaixador, a empresa desafia os donos de outros cães a apresentarem uma candidatura para darem a cara pela marca desportiva

Luis Batista Gonçalves

Felix, um cão de raça samoieda com 1,2 milhões de seguidores no Instagram e 918,7 mil no TikTok, é o novo embaixador global da Asics.
O animal, pertencente aos autores do perfil de viagens The Travel Tellers, um casal alemão que não vai além dos 182 mil seguidores no Instagram, protagoniza a nova campanha da marca desportiva, criada pela Golin London.

“Enquanto outras marcas desportivas preferem recorrer a atletas de elite conhecidos e sugerir que a atividade física deve ser levada a sério, nós quisemos contar uma história inesperada sobre o desporto, com foco nas sensações, na diversão e no quotidiano. Adoramos a ideia de que os cães são os influenciadores de exercício menos conhecidos do mundo, apesar de levarem regularmente milhões de humanos a passear”, justifica Alex Wood, diretor criativo da Golin London, citado em comunicado de imprensa.

Divulgado em media digitais e redes sociais, o filme publicitário é realizado por Peter Franklyn Banks, produzido pela Kode, com a Publicis Media a assinar o planeamento de meios. Para amplificar a campanha, a Asics desafia os donos de outros cães a apresentarem uma candidatura para darem a cara pela marca desportiva, criando uma rede de ‘dogfluencers’.

“Ninguém nos motiva mais a fazer exercício do que os nossos amigos caninos. Todos os dias, em todo o mundo, os cães motivam-nos a atar os atacadores, a sair de casa e a mexer-nos. A nossa missão é incentivar o maior número possível de pessoas a sentir o poder inspirador da prática de atividade física”, justifica Gary Raucher, diretor global de marketing da Asics, citado no documento.

A campanha tem por base um estudo encomendado pela marca ao King’s College London. Segundo os dados, 69% dos britânicos que têm cães só praticam uma atividade física quando os passeiam, com 84% a sentirem-se de melhor humor depois de levarem os animais à rua e 79% a apresentarem menores níveis de stress.

“A nossa investigação mostra que as pessoas com cães têm mais probabilidade de praticar atividade física recomendada pelos especialistas desportivos e apresentam níveis de boa disposição superiores”, salienta Brendon Stubbs, investigador do King’s College London especializado em exercício físico e saúde mental, citado no comunicado.

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85% dos anúncios digitais não captam a atenção mais de 2,5 segundos

A maior parte dos anúncios online é ignorada. No entanto, uma exposição de 1,5 segundos é suficiente para os consumidores se recordarem dos ‘spots’ publicitários, desde que sejam criativos e impactantes, refere o estudo da VCCP Media e da Amplified

Se não forem criativos, inovadores e impactantes, os anúncios digitais tendem a ser ignorados pelos consumidores, que aceleram o scroll. De acordo com o estudo ‘Hacking the Attention Economy’, desenvolvido pela VCCP Media em colaboração com a Amplified, 85% dos anúncios digitais são vistos, em média, durante menos de 2,5 segundos. Ou seja, a maior parte dos anúncios online é ignorada rapidamente.

No entanto, segundo a análise, uma exposição de 1,5 segundos é suficiente para os consumidores se recordarem dos anúncios, das marcas e/ou dos produtos. “Num cenário mediático fragmentado, 1,5 segundos de atenção ativa podem revelar-se mais poderosos do que 15 segundos de exposição passiva”, refere o estudo.

De acordo com as contas da VCCP Media e da Amplified, por cada libra (€1,19) investida em publicidade, cerca de 60 pences (€0,71) acabam por ser desperdiçados. O que faz com que, anualmente, 66 mil milhões de libras (€78,4 mil milhões) do investimento publicitário em media digitais e redes sociais não tenha qualquer retorno.

“Os profissionais de marketing estão focados na eficiência dos media, mas estamos a assistir a milhares de milhões em ineficiência criativa sem controlo. Este relatório prova que a criatividade e a eficácia dos media são dois lados da mesma moeda, e que a atenção é o fator que os liga”, sublinha James Shoreland, CEO da VCCP Media.

A Amplified avaliou 20 mil reações a 72 anúncios digitais, analisando métricas de visualização, atenção ativa, resposta emocional, predisposição mental e impacto imediato dos spots. “Este estudo é o primeiro a provar que apenas 1,5 segundos de atenção genuína são suficientes para gerar resultados. Não se trata de fazer mais, trata-se de fazer melhor”, esclarece Karen Nelson-Field, fundadora da empresa.

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Audiências semanais: SIC e TVI empatam

O consumo global de televisão sofre uma quebra ligeira. A SIC e a TVI descem, embora a diferentes níveis, e registam ambas um ‘share’ semanal de 14,1%

Maria Barbosa

O consumo global de televisão está praticamente estável, com uma quebra muito ligeira esta semana, de apenas um minuto por dia, ficando pelas cinco horas e 17 minutos diários por indivíduo.

Esta semana SIC e TVI registam o mesmo valor de ‘share’ semanal; já nas variações do ‘share’ por canal, a RTP1 e a televisão por cabo são os canais que apresentam crescimento do seu ‘share’, ao contrário de SIC, TVI e ‘outros’, que descem.

Assim, a RTP1 reforça e atinge os 10,9% de ‘share’ semanal, a SIC e a TVI descem, embora a diferentes níveis, e registam ambas um ‘share’ semanal de 14,1%. A oferta por cabo reforça quota semanal e atinge os 42,0% de ‘share’, ao contrário do ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, streaming e vídeo/jogos), que desce, tem agora 17,8% de quota de audiência.

No top 10 dos canais mais vistos da cabo, a primeira metade da tabela não sofre qualquer alteração face à semana passada, é ocupada por CMTV, CNN Portugal, SIC Notícias, Globo e STAR Channel. Nas posições restantes estão News Now, Hollywood, SIC Mulher e TVI Reality, que está esta semana de regresso ao top 10. A fechar a tabela dos mais vistos da semana está o STAR Life.

Mais uma vez esta semana, é o programa de humor ‘Isto é Gozar Com Quem Trabalha: Especial Outra Vez Eleições’, de Ricardo Araújo Pereira, na SIC, que lidera a tabela da programação semanal.

Na posição seguinte destaca-se a presença de um programa desportivo da CMTV que acompanhou os dois jogos decisivos da última jornada do campeonato, ‘Duelo Final/Sporting X V. Guimarães e Sp. Braga X Benfica’. Seguem-se o ‘Jornal da Noite’ da SIC, o reality show da TV ‘Big Brother – Especial’ e ainda o ‘Festival Eurovisão da Canção 2025/Final’, na RTP1.

Nos programas mais vistos da televisão por cabo, o pódio da semana é composto pelos desportivos da CMTV que acompanharam os jogos decisivos do final do campeonato, com ‘Duelo Final/Sporting X V. Guimarães e Sp. Braga X Benfica’ na liderança (mais uma vez com uma audiência superior a 1 milhão de indivíduos), seguido por ‘Golos: Segunda Parte/Sporting X V. Guimarães e Sp. Braga X Benfica’ e por ‘Golos: Primeira Parte/Sporting X V. Guimarães e Sp. Braga X Benfica’.

Nas posições seguintes estão o ‘Grande Jornal – Noite’ e ainda ‘Doa a Quem Doer/Especial – Vida e Luxos de Uma Euromilionária’, ambos da CMTV.

by Data Insights, Havas Media Network

Sobre o autorMaria Barbosa

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Apple é a marca global mais valiosa. Nvidia continua a ser a que mais cresce

As empresas tecnológicas dominam o Kantar BrandZ Global Report 2025, com destaque para o ChatGPT, que se estreia no 60º lugar

A Apple é, pelo quarto ano consecutivo, a marca internacional mais valiosa, de acordo com o relatório Kantar BrandZ Global Report 2025. Face ao último ano, a tecnológica cresce 28% e vale atualmente 1,29 biliões de dólares (€1,15 biliões).

O segundo lugar é ocupado pela Google que, com uma valorização de 55%, tem um valor de 994,1 mil milhões de dólares (€889 mil milhões). Na terceira posição, surge a Microsoft. A empresa tecnológica fundada por Bill Gates e Paul Allen cresce 24% no último ano, e vale 884,8 mil milhões de dólares (€791,4 mil milhões).

A quarta posição do ranking é ocupada pela Amazon, que cresce 50% para 866,1 mil milhões de dólares (€774,6 mil milhões),  seguida da Nvidia, que encerra o top 5 e é a marca internacional que mais cresce, registando um aumento de 152% para 509,4 mil milhões de dólares (€455,6 mil milhões).

Em sexto lugar, figura o Facebook, à frente do Instagram, em sétimo lugar, e da McDonald’s, em oitavo. A nona posição é ocupada pela Oracle, com a Visa a encerrar o top 10. Destaque para o ChatGPT, que se estreia no 60º lugar e é a marca estreante mais destacada desde a Nvidia, em 2021.

“Mesmo durante crises económicas, as marcas mais valiosas do mundo têm superado consistentemente o desempenho do S&P 500 e do MSCI World Index ao longo de 20 anos. Esta é uma prova irrefutável do valor do marketing. A marca é o ativo mais valioso de uma empresa e a última coisa que as empresas devem fazer em resposta à crise do mercado é diminuir o investimento em marketing”, declara Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ.

Em termos gerais, o top 100 mundial atinge um valor total recorde de 10,7 biliões de dólares (€9,56 biliões), um aumento anual de 29%. Esta evolução é impulsionada por marcas disruptivas de cariz tecnológico, que proporcionam a maior parte do aumento de valor nos últimos 20 anos em todos os setores, refere a Kantar, autora do estudo, em comunicado.

As marcas dos Estados Unidos compreendem 82% do valor total do top 100 mundial, em comparação com 63% em 2006, mas há aumento entre as empresas chinesas, que duplicam o valor nos últimos 20 anos, representando 6% do total de 2025. As marcas europeias, por seu lado, representam 7% do valor total, uma queda considerável dos 26% registados em 2006.

As 10 marcas globais mais valiosas em 2025

1. Apple (1,29 biliões de dólares)
2. Google (994,1 mil milhões de dólares)
3. Microsoft ( 884,8 mil milhões de dólares)
4. Amazon (866,1 mil milhões de dólares)
5. Nvidia (509,4 mil milhões de dólares)
6. Facebook (300,6 mil milhões de dólares)
7. Instagram (228,9 mil milhões de dólares)
8. McDonald’s (221 mil milhões de dólares)
9. Oracle (215,3 mil milhões de dólares)
10. Visa (213,3 mil milhões de dólares)

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Joan Castiñeira assume direção-geral da Garnier e da Mixa

“Tenho a missão de consolidar a relevância das duas marcas e de as aproximar ainda mais das novas realidades sociais e económicas nos dois países”, afirma o antigo diretor global da L’Oréal Dermatological Beauty

Joan Castiñeira (na foto) é o novo diretor-geral da Garnier e da Mixa em Portugal e Espanha. Licenciado em gestão e com um MBA da ESADE Business School, troca Paris, onde desempenhava o cargo de diretor global da L’Oréal Dermatological Beauty, por Madrid. É a partir da capital espanhola que passa a gerir as duas marcas nos dois países.

“Num contexto onde os consumidores exigem mais valor do que nunca, a Garnier e a Mixa têm o potencial de oferecer eficácia, ciência e sustentabilidade aos melhores preços. Tenho a missão de consolidar a relevância das duas marcas e de as aproximar ainda mais das novas realidades sociais e económicas nos dois países”, assume Joan Castiñeira, citado em comunicado de imprensa.

Na L’Oréal desde 2012, o novo diretor-geral ibérico da Garnier e da Mixa trabalhou nos últimos três anos, a partir da capital francesa, para mercados como o tailandês, o indiano, o mexicano, o indonésio, o brasileiro e o árabe.

Ao longo da carreira, Joan Castiñeira foi responsável pelo crescimento da Garnier em Espanha. Entre 2020 e 2022, foi diretor de marketing da divisão de produtos capilares espanhola da L’Oréal Paris, impulsionando o crescimento da marca Elvive em Espanha, no período pós-pandemia.

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SIC lidera audiências na noite eleitoral

A estação termina o dia sendo o canal mais visto, tendo registado um ‘share’ de 12.5%. A TVI fica na segunda posição com um ‘share’ de 12.2%, seguida da RTP1. A CMTV lidera no cabo

A SIC lidera as audiências na noite eleitoral de domingo que deu a vitória à AD sobre o PS, de acordo com a análise da Universal McCann, agência de meios do grupo Mediabrands.

A SIC termina o dia sendo o canal mais visto, tendo registado um ‘share’ de 12.5%. A TVI fica na segunda posição com um ‘share’ de 12.2%, seguida da RTP1 que se ficou pelos 10.2%.

Numa análise mais detalhada da noite eleitoral, a RTP1 é o canal com maior ‘share’ durante o primeiro ‘prime-time’ (20h – 22h30) com 14,3%, mais 0,2 pontos percentuais do que a SIC. Durante o segundo ‘prime-time’ foi a SIC quem liderou, com um ‘share’ de 13.0% (vs. 12.2% da TVI).

No que diz respeito aos canais do cabo, o destaque vai para a CMTV, que regista um ‘share’ de 7.2%, com a CNN Portugal e a SIC Notícias a surgirem na segunda e terceira posições, com 4,7% e 4,3% de ‘share’, respetivamente. O Now foi o quarto canal de cabo mais visto do dia, com um ‘share’ de 1,8%.

“Se compararmos os resultados de domingo com o dia das eleições de 2024, observamos que SIC e TVI registaram uma diminuição do ‘share’ no total dia de -1,9 p.p. e -0,1 p.p, respetivamente”, refere a análise da Universal McCann. Em sentido inverso, “a RTP1 e a CNN Portugal foram aqueles que mais cresceram: +0.4p.p. e +1.2p.p., respetivamente”, aponta a Universal McCann.

“Analisando a audiência média ao longo de toda a noite eleitoral, é possível observar que às 20h foi onde se verificou o pico de audiência em todos os canais, isto devido à divulgação dos resultados das sondagens à boca das urnas”.

A SIC e a RTP1 “começaram a noite eleitoral bastante próximas e com alguma vantagem sobre a TVI”, mantendo-se esta esta tendência até às 22h, altura em que a TVI ultrapassou a RTP1 subindo à segunda posição.

“Até ao final da noite a RTP1 nunca mais conseguiu voltar à segunda posição, tendo a SIC e a TVI alternando na liderança”, enquanto no cabo a CMTV “liderou praticamente durante toda a emissão, em especial a partir das 22h, sendo que pico de audiência foi por volta das 22h50, “altura em que conseguiu ser o canal líder, devido ao intervalo nos três canais generalistas que aconteceram exatamente ao mesmo tempo”, conclui a Universal McCann.

 

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Omnicom mantém John Wren na liderança até 2028

No final do novo mandato, John Wren (na foto) vai renunciar ao cargo de CEO. Nos próximos três anos, o executivo vai colaborar com o conselho de administração do Omnicom para identificar e preparar um sucessor

Se ainda restavam dúvidas quanto à liderança do Grupo Omnicom após a aquisição do Interpublic Group, estas acabam de ser esclarecidas.
A ‘holding’ norte-americana de agências vai manter John Wren como presidente e CEO até 31 de dezembro de 2028, conforme anunciado pelo grupo num documento apresentado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, noticia a Ad Age.

No final do mandato, John Wren vai renunciar ao cargo de CEO do Omnicom, embora continue a desempenhar as funções de presidente do conselho de administração. A prorrogação do contrato é concluída a 12 de maio, segundo o documento.

No âmbito do acordo, o presidente e CEO do Omnicom concorda em reduzir o salário base anual de um milhão de dólares para um dólar, com início em 1 de junho. O documento afirma que, a 12 de maio, é-lhe concedida uma opção de compra de quatro milhões de ações do Omnicom.

Plano de sucessão do Omnicom

Nos próximos três anos, John Wren vai colaborar com o conselho de administração do Omnicom para identificar e preparar um sucessor. Especialistas do setor contactados pela Ad Age especulam que Daryl Simm, diretor de operações do Omnicom, poderá substituir o atual CEO, mas a ‘holding’ não se pronuncia sobre o assunto.

Em março, os acionistas aprovam a proposta de aquisição do IPG pelo Omnicom, superando um dos últimos obstáculos à concretização do negócio. A aquisição, que poderá resultar no maior grupo de agências do mundo, ainda necessita de aprovação regulamentar nos Estados Unidos e no estrangeiro.

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Alexandra Moura na direção criativa da marca Paula

Depois da saída do designer Ricardo Preto, Alexandra Moura é a nova diretora criativa da marca do grupo Amorim Luxury, inspirada em Paula Amorim. A primeira coleção só será revelada em 2027

Depois da saída de Ricardo Preto do grupo Amorim Luxury em março, a criadora de moda Alexandra Moura é a nova diretora criativa da Paula, a marca de moda do grupo Amorim Luxury.

Com um percurso que passa pelas Fashion Weeks de Paris, Londres e Milão, a designer “destaca-se pela forma como desafia convenções estéticas e desconstrói silhuetas clássicas”, segundo o comunicado de imprensa.

O grupo, que também detém as várias lojas Fashion Clinic e os restaurantes JNcQUOI, destaca o “novo capítulo” da história da marca de moda.

“Reconhecida pela sua abordagem vanguardista e simultaneamente ligada às raízes, Alexandra Moura traz consigo mais de 20 anos de experiência na indústria da moda, tanto em Portugal como internacionalmente”, lê-se no texto, que sublinha que a designer “promete dar à marca uma nova energia, respeitando a sua identidade e, simultaneamente, acrescentando camadas de complexidade emocional e cultural às coleções”.

Já Alexandra Moura diz que é com “grande entusiasmo” que abraça o desafio. “Identifico-me profundamente com o espírito da marca e acredito que juntos poderemos criar algo inovador, belo e profundamente conectado com o tempo e o lugar onde vivemos”, afirma no mesmo comunicado partilhado pelo grupo Amorim.

A nova direção criativa de Alexandra Moura vai revelar-se ao público com o lançamento da coleção primavera-verão de 2027.

 

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O Lado B da edição 981 do M&P

O Lado B, última página do jornal, revela as agências e as produtoras com mais trabalhos na shortlist’ do Festival CCP. A rubrica Fatal, Banal, Genial destaca uma ativação da Bottega Veneta na China, da agência LePub, com redação de Ruben Barros e direção de arte de João Araújo

Fatal, Banal, Genial

Para que serve um logótipo?

A resposta à pergunta deste título é dada pela Bottega Veneta, com a criação de uma ativação que reforça a filosofia ‘no logo’ da marca de luxo italiana, conhecida pelo couro entrançado e por priorizar o destaque ao produto, em detrimento do logótipo.

Em parceria com Yu Xiuhua, uma das poetisas contemporâneas mais lidas na China, a Bottega Veneta cria ‘Uma Conversa Poética’, instalação interativa de poesia que apresenta 19 mil livros da antologia de Yu Xiuhua, ‘In Such a Staggering World’. Para criar as letras tridimensionais da denominação da marca italiana, os livros estão empilhados e os visitantes são convidados a interagir com a instalação, levando para casa um exemplar.

Apresentada no Rowing Club, em Xangai, a ativação inclui também um poema encomendado pela Bottega Veneta, inspirado na assinatura da marca ‘When your own initials are enough’. O projeto é idealizado pela agência criativa LePub, com redação de Ruben de Barros e direção de arte de João Araújo. A direção criativa é de Sandra Bold e Marie Poumeyrol, com direção criativa executiva de Stephan Schwarz, da LePub Singapore.

milhões de dólares

É quanto a 3C Ventures está a investir para fazer o ‘takeover’ da praia de Cannes, com uma ativação estratégica durante o Cannes Lions, que implica um investimento total de cinco milhões de dólares (€4,5 milhões). Um chef com estrelas Michelin e perfumes personalizados são algumas das experiências previstas na Plage 3CV. A empresa de consultoria e investimento é criada em junho de 2024, na sequência da saída do fundador, Michael Kassan, da liderança da Media Link, consultora norte-americana de media e marketing.

O Melhor🔥

A onda de novas empresas, como a Sauce (comunicação) e a SA 365 (produtora de vídeo), de outras tantas que são vendidas (Naughty Boys/marketing de influência) ou compradas (a brasileira XCOM pela Atrevia), que investem em novas áreas de negócio (Wise Pirates em estúdio e realidade aumentada) ou expandem-se (Adclick para Madrid; espanhola theGarage para Portugal). Que o mercado tenha dimensão para todas.

O Pior💀

 

A diminuição do interesse dos portugueses nos debates com os candidatos às eleições legislativas, face aos debates de 2024, de acordo com a análise de audiências da Universal McCann. Nas eleições legislativas anteriores, quatro debates alcançam uma audiência média superior a um milhão de telespectadores, enquanto que em 2025 estão acima desta fasquia apenas dois (Luís Montenegro X Pedro Nuno Santos e André Ventura X Luís Montenegro).

 

 

 

 

 

 

 

 

A seguir

Dentsu e Uzina são as agências com mais trabalhos na ‘shortlist’ do Festival CCP

A Dentsu Creative e a Uzina são as agências com mais trabalhos (32, cada uma) candidatos a prémios no Festival CCP, que arranca oficialmente a 16 de maio, com a programação de conferências reforçada e ajustamentos no júri (ver texto na página 12 desta edição).

Outras das agências com mais inscrições a chegar à ‘shortlist’ são a Leo Lisboa (25), a Funny How (22), a O Escritório (20), a BBDO/TBWA (16), a VML (13), a Nossa (11), a Stream and Tough Guy (8) e a Fuel (6). O estúdio Poets & Painters tem 15 e a Ivity tem sete. Nas produtoras destacam-se na ‘shorlist’ a 78 Films (15), a Casper Films (10) e a Garage (9).

No total há 388 trabalhos na final, entre as 843 inscrições que o festival recebe na edição deste ano. As categorias com mais finalistas são publicidade (125; 49,8% de 251 inscrições), design (89; 46,4% % de 192 inscrições), digital (55; 41% de 134 inscrições), experiências de marca (42; 44,2% de 95 inscrições), ‘craft’ em publicidade (70; 43,8% de 160 inscrições) e integração (7; 70% de 10 inscrições). Os vencedores serão anunciados a 23 de maio, na gala de entrega de prémios.

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André Ventura vence no Instagram

Com 505 mil seguidores no Instagram e uma média de 8130 interações por publicação, André Ventura é o político nacional mais seguido e que gera mais conversas

Catarina Nunes

André Ventura é, a longa distância, o candidato às próximas eleições legislativas que tem mais envolvimento com as comunidades no Instagram, com uma média de 8130 interações por publicação. Mariana Mortágua (2602 interações) e Luís Montenegro (2112 interações), em segundo e terceiro, respetivamente, completam as três primeiras posições do ranking da Snack Content Portugal.

Com 505 mil seguidores no Instagram, André Ventura é, entre todos os políticos nacionais, o mais seguido e o que gera mais conversas. “Acumulou até agora, nestes primeiros meses do ano, mais de três milhões de interações, no total” aponta Inês Ramada Curto, sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal, que em vésperas de eleições legislativas analisa os cinco candidatos com melhor desempenho no Instagram.

A análise, porém, não abrange Paulo Raimundo, candidato da CDU, que não tem conta no Instagram e cuja campanha eleitoral é focada no perfil do Partido Comunista Português (PCP), do qual é secretário-geral. “Caso considerássemos a página do partido como a do seu perfil, ele seria o candidato com menos atividade, entre todos, com cerca de 728 interações por ‘post’”, revela Inês Ramada Curto.

Este estudo da Snack Content Portugal é feito entre 1 de janeiro e 6 de maio, através do programa de dados Tubular, considerando os comentários e gostos em publicações em formato estático, carrossel e ‘reels’.

A aposta de Ventura em conteúdos POV
André Ventura é também o político nacional que mais investe na quantidade de conteúdos no Instagram, com uma média de 65 publicações por mês, no período em análise.
“É de notar que há uma adaptação da linguagem política de André Ventura, para com a sua comunidade digital, e o tipo de conteúdo que tem mais comentários e gostos é o que chamamos de POV [point of view]/meme”, explica Inês Ramada Curto

Com 81,3 mil interações, o conteúdo de André Ventura com mais ‘engagement’ é um vídeo que mostra o candidato do Chega a trabalhar no seu gabinete, acompanhado pela legenda “quando estou stressado com o trabalho, mas lembro-me que tenho duas pessoas para sustentar”.

De seguida, o candidato do Chega olha para o telemóvel, que tem no visor as fotografias de Luís Montenegro e Marcelo Rebelo de Sousa. A segunda e terceira publicações com mais envolvimento não chegam às 30 mil interações (27,9 mil e 27,3 mil).

Mariana Mortágua, que tem 84,6 mil seguidores no Instagram, surge na segunda posição do ranking, com uma média de 2602 interações por publicação e um total de 500 mil interações no período em análise.

“Tem também, como o candidato do Chega, um grande volume de publicações, aproximadamente 31 por mês. Grande parte dos conteúdos são cortes e imagens da sua atividade política, agenda do partido, participações em debates, entrevistas e ações de campanha”, revela Inês Ramada Curto.

A publicação da candidata do Bloco de Esquerda com mais interações (25,7 mil) diz respeito a um corte do debate com André Ventura, em que Mariana Mortágua explica o volume das importações com blocos de Lego. As duas publicações seguintes mais populares têm 20,5 mil e 19,5 mil interações.

Luís Montenegro com linha de comunicação tradicional
Com cerca de 500 interações por publicação a menos do que Mariana Mortágua, para um total de 2112, Luís Montenegro segue uma linha de comunicação mais clássica e tradicional, em que “o conteúdo das publicações é, em grande parte, de imagens de campanhas e de grandes momentos do candidato”, salienta a sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal.

A publicação com mais interações (9,4 mil) diz respeito, curiosamente, a uma nota de pesar sobre a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, acompanhada por uma foto do antigo presidente do Futebol Clube do Porto.

Na segunda publicação com mais envolvimento (9 mil), o primeiro-ministro, líder e candidato da AD, que tem 54,1 seguidores no Instagram, incentiva e agradece à seleção nacional de andebol a participação no campeonanto do mundo, com uma foto onde Marcelo Rebelo de Sousa surge em destaque.

O terceiro melhor conteúdo tem 7,8 mil interações e mostra Luís Montenegro com o Papa Francisco. Em termos dos contéudos publicados “tem uma volumetria mais baixa em relação a André Ventura e Mariana Mortágua, com apenas uma média de 18 publicações por mês”, refere Inês Ramada Curto.

Com 41,9 mil seguidores no Instagram, Rui Tavares, por seu lado, foca os conteúdos em cortes de vídeos da sua vida política ou relacionados com a agenda do Partido Livre. Tem uma média de 2028 interações por publicação, destacando-se com mais envolvimento o vídeo da intervenção na Assembleia da República do candidato do Partido Livre, sobre o caso do cineasta David Amado, em que defende uma cultura sem fronteiras e que soma 14,3 mil interações.

“Rui Tavares tem feito publicações com o suporte de colaborações com o Partido Livre, em que os conteúdos são mostrados nos perfis de ambos, e isso tem ajudado muito na performance, demonstrando que esta ferramenta é muito útil para alcançar uma maior visibilidade das suas publicações, ampliar o alcance e fortalecer a marca”, argumenta Inês Ramada Curto. Os restantes ‘posts’ no top 3 somam 13,6 mil interações e 9,9 mil interações.

Pedro Nuno Santos ganha com o filho
Com 37,9 mil seguidores no Instagram, Pedro Nuno Santos ocupa a quinta posição do ranking da Snack Content Portugal, com 1091 interações em média por publicação, entre 1 de janeiro e 6 de maio.
O conteúdo com melhor desempenho soma 13,1 mil interações e é uma publicação referente ao Dia do Pai, que mostra uma fotografia do secretário-geral do PS e candidato a primeiro-ministro com o filho, numa esplanada de praia.

A segunda publicação com melhor desempenho surge bastante distanciada, com 5,3 mil interações, e é uma fotografia de Pinto da Costa, acompanhada por um texto de condolências. Uma fotografia de Pedro Nuno Santos com o filho, no desfile do 25 de Abril, é a terceira publicação com mais envolvimento (5,1 mil interações).

“Quando a vida pessoal e a vida política de Pedro Nuno Santos se misturam no Instagram, há mais interações nas publicações”, destaca Inês Ramada Curto, avançando que “as publicações mais frequentes são à base de cortes das suas entrevistas e de pequenas adaptações de ‘trends’ aos seus conteúdos, quase sempre alinhados graficamente com a imagem da campanha”.

 

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

Diretora do Meios&Publicidade
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