‘Começo por mim’ é a nova assinatura da Matinal
“Matinal propõe uma pausa, onde cuidar de si deixa de ser um gesto adiado para se tornar uma escolha diária”, diz Catarina Cruz, gestora da marca. Com criatividade da McCann Lisboa e planeamento de meios da Mindshare, a campanha omnicanal inclui múpis no Metro (na foto)

Meios & Publicidade
BBDO conquista Grande Prémio e Agência Criativa do Ano nos Prémios Marketing M&P’24
Faturação do WPP desce 5% para €3,81 mil milhões
Receitas do IPG caem 6,9% para €2,04 mil milhões
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Marketing na era digital do niilismo
Marcas revelam estratégias para lidar com tarifas de Trump
Walmart disponibiliza inventário de ‘connected TV’ a anunciantes de ‘retail media’
Reveja os melhores momentos dos Prémios Marketing M&P’24
“Não sei a idade de praticamente ninguém, nem o que fizeram no passado”
Mondelez é a patrocinadora oficial da Liga Portugal
A Matinal está apostar num novo conceito através da campanha ‘Começo por mim’, a nova assinatura da marca que pretende inspirar uma mudança de atitude, em nome do bem-estar e da valorização pessoal.
“Numa época marcada pela aceleração constante e pela pressão do desempenho, Matinal propõe uma pausa consciente, onde cuidar de si deixa de ser um gesto adiado para se tornar uma escolha ativa e diária”, sustenta Catarina Cruz, gestora de marca da Matinal, citada em comunicado de imprensa.

Além de múpis no Metro, a mensagem da campanha da McCann Lisboa é amplificada em televisão, digital e ponto de venda FOTO DR
O reposicionamento da Matinal reflete a ambição de tornar a marca mais relevante para a nova geração de consumidores, num tempo em que o autocuidado e a saúde mental ganham centralidade. Compreendendo esta mudança de paradigma, “queremos que o nosso consumidor se sinta impelido a aderir a este movimento em nome de manhãs mais tranquilas, dias sem pressa, pelo direito a começar pelo essencial: por si”, explica a gestora de marca da Matinal, citada em comunicado de imprensa.
Com criatividade da McCann Lisboa, planeamento de meios da Mindshare e assessoria de comunicação da Burson Portugal, a campanha terá uma divulgação omnicanal. Numa primeira fase de ‘teasing’, o consumidor é convidado a refletir sobre a azáfama do dia a dia e a falta de tempo para pensar em si. A mensagem é amplificada em televisão, digital, ponto de venda e ‘outdoor’.
A campanha da McCann Lisboa tem direção criativa de Rodrigo Cardoso, com criatividade de Diogo Trabuco, Leonardo Rua, Sofia Meneses e Tanja Costa, produção de Vasco Pamplona e Leonor Nobre, e direção de contas de Miguel Pinto Gonçalves.
A produção é da Garage, com Miguel Varela como produtor executivo, Enrique Escamilla como realizador, Cláudia Costa como produtora, Luísa Sousa como chefe de produção, Ricardo Moura como diretor de casting, Beatriz Pereira como coordenadora de pós-produção e André Adam como editor.

A campanha de publicidade exterior inclui múpis com espelho, que convidam a parar e refletir sobre a azáfama do dia a dia e a falta de tempo FOTO DR
O ‘spot’ publicitário gira em torno da ideia de deixar o mundo esperar, por um instante, para desfrutar de tempo para si próprio. A narrativa retrata pequenos momentos diários, em que o autocuidado e a valorização pessoal são enfatizados. No final, a mensagem é reforçada com a assinatura ‘Começo por mim’, que irá continuar a ser amplificada ao longo do ano, através de uma estratégia ‘always-on’ com ativações promocionais, presença permanente nos canais digitais e colaborações com influenciadores.
O autocuidado na génese da Matinal
Desde a criação em 1993, em que é lançada com a assinatura ‘Se eu não gostar de mim, quem gostará?’, a Matinal tem afirmado o compromisso com o autocuidado, quando este ainda era um universo pouco mediatizado e explorado em estratégias de marketing e comunicação.
Ao longo das várias fases do percurso de 32 anos, este território é abordado com diferentes narrativas, que expressam a evolução do conceito da marca. Através de declinações da assinatura inicial, como ‘Porque eu gosto de mim’ e ‘Desperto o melhor de mim para o mundo’, por exemplo, a Matinal vai mantendo o foco na valorização individual e no bem-estar pessoal.
Há um ano, em abril de 2024, a Matinal materializa o conceito de bem-estar num produto, com o lançamento do Matinal Livre, com adição de fermentado de bifidobactérias tindadalizadas e livre de lactose, que se destina a quem procura benefício funcionais ao nível do bem-estar digestivo e imunitário. O conceito ‘Dois cérebros, um destino’ dá o mote à campanha de lançamento do Matinal Livre, desenvolvida pela agência criativa FCB, que salienta a relação entre o cérebro e o intestino.
Agora, a assinatura ‘Começo por mim’ quer valorizar a disponibilidade ativa e consciente para rituais pessoais que tragam bem-estar, acompanhado a crescente mudança social para o paradigma ‘Joy of Missing Out’, em oposição a um estilo de vida excessivamente preenchido e acelerado. “Queremos que cada momento de consumo seja, mais do que um hábito, um gesto de prazer, recompensa e conforto”, sublinha Catarina Cruz, gestora de marca da Matinal.