A administração e os diretores da RTP estão a analisar as candidaturas, mas nem todas serão aceites, devido ao grau de especialização da função e à necessidade de o funcionário ser substituído e haver, ou não, essa disponibilidade de contratação no mercado. As candidaturas aceites serão conhecidas em meados de maio, com as saídas previstas até ao final do primeiro semestre. A segunda fase de saídas voluntárias está prevista para o final do ano, mas irá depender de financiamento.
Alejandra Sanz é nova CIO da L’Oréal em Portugal e Espanha
Licenciada em administração e gestão de empresas pela Universidade de Deusto, em Bilbau, a nova CIO (na foto) está na L’Oréal há sete anos e tem uma trajetória nas áreas da tecnologia e transformação digital

Meios & Publicidade
João Teodoro de Matos assume marketing da Diageo no sul de Europa
Têxtil Ronzino von Oswald tem novos vice-presidentes
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Marina Fernie é a nova diretora-geral da Danone
Vanessa Romeu regressa ao Lidl como diretora de assuntos corporativos
Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional
Patrícia Nabeto é a nova gestora nacional da Incubeta
Feeders entrega marketing e crescimento a Manuel Rito
Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What
Cristina Girão assume direção de soluções de marketing da LLYC
A L’Oréal nomeia Alejandra Sanz como CIO em Portugal e Espanha, reforçando o compromisso do grupo com a inovação e a transformação digital como motores de crescimento. Alejandra Sanz será responsável por liderar a estratégia tecnológica da empresa, impulsionar a digitalização, melhorar a experiência do consumidor e fortalecer a competitividade do negócio.
Licenciada em administração e gestão de empresas pela Universidade de Deusto, em Bilbau, a nova CIO está na L’Oréal há sete anos, assumindo maior destaque em projetos de operações e finanças na Europa nos últimos quatro anos, e tem uma trajetória nas áreas da tecnologia e transformação digital.
Entre os principais desafios, destaca-se a consolidação de plataformas digitais que aumentem a eficiência das equipas, a utilização de inteligência artificial (IA) para otimizar recursos e a implementação de ferramentas avançadas de análise de dados para apoiar a tomada de decisões.
“A transformação digital é uma estratégia essencial para o crescimento e a competitividade do L’Oréal Groupe. Neste novo papel, o meu objetivo passa por fortalecer a inovação tecnológica em Espanha e Portugal, através de uma maior eficiência operacional e da capacidade de antecipar as necessidades do consumidor, assegurando um crescimento ágil e sustentável num mercado em constante evolução. Confio que, em conjunto com a equipa, continuaremos a desenvolver soluções que tragam valor e reforcem a nossa liderança no setor”, declara Alejandra Sanz, citada em comunicado de imprensa.
Antes de se juntar à L’Oréal, colabora em projetos internacionais na Accenture e na Ibermática, especializando-se em consultoria SAP na área de logística. Em 2018, integra o L’Oréal Groupe como chefe da equipa de vendas e distribuição em SAP EMEA, com foco no comércio eletrónico e retalho, liderando equipas transnacionais.
Nos últimos quatro anos na L’Oréal desempenha um papel estratégico como embaixadora do projeto global de transformação para a harmonização de processos de IT nas áreas de operações e finanças. A nomeação de Alejandra Sanz reforça a visão do L’Oréal Groupe no que diz respeito ao papel da tecnologia como pilar estratégico. Liderada pela nova CIO, a equipa de IT ibérica pretende desenvolver soluções avançadas para otimizar a cadeia de abastecimento e melhorar a eficiência operacional a todos os níveis.
“Sob a liderança de Alejandra, a área de IT irá gerir múltiplos projetos tecnológicos nos próximos anos, com foco na digitalização, eficiência, sustentabilidade e experiência do cliente. Serão ainda fortalecidas as iniciativas de cibersegurança e o desenvolvimento de plataformas mais escaláveis e flexíveis, alinhadas com as necessidades futuras do negócio e a estratégia do grupo”, avança o comunicado da L’Oréal.
Para esta empresa de beleza e higiene pessoal, a inovação é um dos pilares estratégicos e a Europa é a região que concentra 70% do investimento global em novas tecnologias, com um fundo de inovação de €1,3 mil milhões. As prioridades neste domínio incluem focos na IA responsável, ética nos algoritmos e privacidade dos dados, desenvolvimentos próprios como a Incubadora de Beleza e o Patio Innovation & Startups Campus, e uma estratégia de inovação aberta, através dos fundos Partech Ventures e Bold, focados em investimento em inovação.