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Alexandra Henriques assume marketing da Wotels

“Estou ansiosa por ajudar a contar a história de uma marca que está a crescer rapidamente, sem perder de vista o que realmente importa”, explica ao M&P a ex-diretora de marketing e comunicação da Sublime Hotels

Luis Batista Gonçalves
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“Estou ansiosa por ajudar a contar a história de uma marca que está a crescer rapidamente, sem perder de vista o que realmente importa”, explica ao M&P a ex-diretora de marketing e comunicação da Sublime Hotels

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Alexandra Henriques (na foto) é a nova diretora de marketing da Wotels, cadeia de hotéis, hostels, aparthotéis e ‘guesthouses’ com 15 unidades em Lisboa, Porto, Peniche, Ericeira, Sintra, Costa da Caparica e Algarve.

Licenciada em promoção turística pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e mestre em gestão de viagens e turismo pela Universidade de Queensland, abraça um novo desafio após a direção de marketing e comunicação da Sublime Hotels, entre 2022 e 2025.

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“Ao assumir este cargo, sinto-me profundamente alinhada com a missão. Estou ansiosa por ajudar a contar a história de uma marca que está a crescer rapidamente, sem perder de vista o que realmente importa”, admite ao M&P Alexandra Henriques.

A ‘marketer’, que inicia a carreira como diretora de marketing da agência de viagens Equador, em 1997, foi formadora de marketing turístico no Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA), tendo também trabalhado na agência de viagens online da Sonae, na gestão de operações da Leite Creme e como professora de negócios turísticos na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, antes de assumir a direção de marketing da TQ Travel Quality, em 2016.

“A Wotels destaca-se pelo seu modelo híbrido, que reúne o melhor dos hostels e dos hotéis para oferecer estadias flexíveis e orientadas para a comunidade, que refletem a forma como as pessoas realmente querem viajar hoje em dia. Não se trata de design chamativo ou luxo por si só, mas, sim, de experiências reais, soluções inteligentes e ligações significativas”, esclarece ainda Alexandra Henriques.

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O Lado B da edição 979 do M&P

No Lado B, última página do jornal, a rubrica Fatal, Banal, Genial destaca a campanha da Droga5 de São Paulo para o Cif no Brasil, que ‘lava a boca’ de apresentadores de podcasts que recorrem a palavrões, durante a condução dos programas

Fatal, Banal, Genial

Quando os palavrões dos podcasters são um espaço publicitário

As múltiplas utilizações de limpeza do Cif estão a ser expandidas. Este detergente está a servir para ‘lavar a boca’ de apresentadores de podcasts no Brasil, que recorrem a palavrões durante a condução dos programas.

Cada vez que dizem uma asneira, o tradicional ‘bip’ do som de censura é substituído pelo som ‘Ciiiifff’, enquanto a boca do apresentador é coberta por um logotipo digital do Cif. Desta forma, uma ferramenta de censura é transformada num espaço publicitário.

A iniciativa é parte da campanha ‘Patrocínio Boca Suja’, criada pela agência criativa Droga5, de São Paulo, e a agência de meios Initiative, que se estreia no podcast de humor Broxada Sinistra, que tem uma média de dois milhões de visualizações por mês. O CheveTalks, o Missão PodDelas, o Achismos, o Inteligência LTDA e o Me Conte uma Fofoca são outros dos podcasts incluídos na campanha.

Esta campanha tem também uma ação com o comentador desportivo e ex-futebolista Craque Neto, uma das ‘bocas sujas’ mais célebres da televisão brasileira, durante o intervalo no YouTube do programa que apresenta na Band, o Os Donos da Bola. Sem filtros de linguagem, Craque Neto comenta o desempenho da seleção brasileira contra a Argentina, um dos maiores clássicos no futebol, e a final do Campeonato Paulista 2025, entre Corinthians e Palmeiras.

€30,6 milhões

É o valor total da dotação do apoio financeiro ao cinema e ao audiovisual, em 2025, a subir €950 mil face a 2024. Na página oficial, o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) detalha os montantes disponíveis para cada um dos programas, incluindo escrita, produção, distribuição, exibição, realização de festivais, promoção internacional e os protocolos de coprodução. O programa de apoio ao audiovisual e multimédia mantém-se nos €7,6 milhões. Já o programa de apoio à internacionalização tem €1,1 milhões, menos €620 mil do que em 2024.

O Melhor🔥

As duas campanhas portuguesas que figuram no ranking ACT Good Report 2025, que distingue campanhas que promovem o bem-estar social e a responsabilidade ambiental. A ‘Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei’ (‘Impossibilities’, na denominação internacional), da Dentsu Creative Portugal para a Associação Salvador, está no 26º lugar. A ‘Uma Vida Salva Quatro’, da agência criativa Mantra para o Governo de Cabo Verde, está na 40ª posição.

O Pior💀

A febre do chocolate do Dubai que chega aos perfumes, com o lançamento do Yum Pistachio Gelato 33, da Kayali, marca dos Emirados Árabes Unidos.
Custa €95/50ml e a Sephora, que comercializa o perfume em Portugal em exclusivo, descreve-o como um “paralelo à febre pelo chocolate do Dubai”.
Não está em causa se o perfume é mau ou bom, mas até quando e aonde é que vai chegar o aproveitamento desta ‘trend’.

A Seguir

BBDO conquista Grande Prémio e Agência Criativa do Ano nos Prémios Marketing M&P’24

‘Tu Mereces Mac’ da BBDO, para a McDonald’s, é a campanha vencedora do Grande Prémio dos Prémios Marketing M&P’24, em que a BBDO é distinguida como Agência Criativa do Ano, a OMD como Agência de Meios do Ano e Sérgio Leal (McDonald’s) como Marketeer do Ano. A entrega dos prémios decorreu ao final da tarde de 16 de abril, no Montes Claros Lisbon Secret Spot, numa iniciativa promovida pelo jornal Meios & Publicidade.

Além destes quatro Grandes Prémios foram atribuídos outros 38 troféus (12 Ouros, 14 Pratas e 12 Bronzes) numa cerimónia que também distinguiu a Adagietto, Arena Media, Bar Ogilvy, Dentsu Creative Iberia, Fuel, Fullsix, GR8 Events, Havas, Hearts&Science, OMD, Samy Alliance, SIC, Stream and Tough Guy, The Hotel, Tux&Gill e Uzina, entre outras.
Das 82 inscrições apresentadas, 53 chegam à ‘shortlist’, o que corresponde a 64% das candidaturas.

A seleção dos vencedores é da responsabilidade de um júri presidido por Fernanda Marantes, CEO do Havas Media Group. Aceda aqui à lista completa dos vencedores.

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‘Há aí alguém?’ dá o mote ao 27º Festival CCP

Além de exposições, conferências, workshops e masterclasses, o evento, que tem a Betclic como patrocinador principal, repete as iniciativas Dia Aberto CCP Empresas, Ilustra 33 Hackathon EDP, Alta Voz, Hora Feliz e Portfolio Doctor

‘Há aí alguém?’ é a pergunta que dá o mote ao 27º Festival CCP. O evento, organizado pelo Clube da Criatividade de Portugal (CCP), regressa à Fábrica de Pão do Beato Innovation District, em paralelo com a 12ª Semana Criativa de Lisboa, entre 16 a 23 de maio.

Para além de exposições, conferências, tertúlias, workshops e masterclasses, o festival, que tem a Betclic como patrocinador principal, repete as iniciativas Dia Aberto CCP Empresas, Ilustra 33 Hackathon, Alta Voz, Hora Feliz e Portfólio Doctor.

A Semana Criativa de Lisboa arranca no dia 16, às 18h, com a conferência ‘Presidentes ao Palco’. Todos os presidentes de júri (Icaro Doria, da DM9; Miguel Viana, da Unlock Brands; Adriano Esteves, da Bürocratik; Andrea Siqueira, da Ampfy e João Nuno Pinto, da Garage, Do You Play?) abordam as várias vertentes das áreas criativas. Ainda nesse dia, inauguram as exposições dos trabalhos a concurso no Festival CCP 2025, bem como a exposição dos vencedores do Festival ADCE de 2024.

Nos dias 19 e 20, regressa o Dia Aberto CCP Empresas, onde mais de 20 agências, estúdios e produtoras abrem as suas portas para receber estudantes e profissionais que desejem conhecer estas empresas. A iniciativa é gratuita e oferece aos jovens a oportunidade de se aproximarem da realidade do mercado de trabalho e permite às empresas o contacto com novos talentos.

O dia 19 é dedicado aos jovens criativos e é marcado pelo regresso da Ilustra 33 Hackathon EDP, às 10h, com curadoria de Jorge Silva, fundador da Silvadesigners. A iniciativa volta a reunir os melhores estudantes de ilustração de oito escolas criativas nacionais, convidando-os a ilustrar ao vivo a pergunta que dá o mote ao festival. Os trabalhos realizados podem ser vistos no site do CCP.

Nesse dia decorre também o workshop ‘Encontrar Uma Voz’, das 14h às 18h, direcionado a estudantes das áreas de comunicação, marketing, publicidade e cinema.

IA, redes sociais e limites de idade à criatividade em debate

O CCP, no dia 20, abre o palco às conferências Alta Voz para inspirar e partilhar ideias. Das 10h às 18h, sobem ao palco diferentes temas de interesse para a comunidade criativa. Alexandra Machás, diretora executiva da Scopen, apresenta os resultados do inquérito ‘Best Agency to Work For’, que analisa as agências mais apelativas para trabalhar e revela ‘insights’ sobre mercado de trabalho na área criativa.

Segue-se a mesa redonda ‘Criatividade, Dados e Tecnologia para Redefinir o Impacto no Marketing’ com moderação de Filipe Pereira, diretor-geral da Carma, bem como a conversa ‘Descomplicar a Acessibilidade, Exemplos Reais’, que conta com participação das marcas Ikea e Continente, com moderação de Ruben Ferreira Duarte.

A inteligência artificial (IA), a partilha de informação nas redes sociais, o papel isolado do digital na publicidade em Portugal e os limites de idade à criatividade são outros dos temas em cima da mesa. O bilhete é gratuito com inscrição obrigatória através do site do CCP, com limite de lotação de 300 lugares.

“O dia termina com a terceira edição do Hora Feliz ‘Leituras e Copos’, das 17h30 às 20h30 na sala Sagres, que conta mais uma vez com a curadoria de Pedro Pires, cofundador da Poets&Painters”, esclarece o CCP no documento.

Encontros aproximam estudantes e criativos

O dia 21 é dedicado à formação, com o workshop ‘Dois Gajos do Porto Sentam-se Numa Mesa de Lisboa para Dar Bitaites’, com os formadores Hugo Veiga (AKQA) e João Coutinho (Atlantic New York), a abordarem o panorama nacional e internacional entre as 10h e as 13h. Das 14h às 18h, o festival recebe ‘Strategy Is Your Words’, uma masterclass sobre estratégia com Mark Pollard, CEO da Sweathead.

Pelo terceiro ano consecutivo, o CCP realiza o Portfolio Doctor, um ‘speed dating’ que junta estudantes e recém-formados a diretores criativos convidados, entre as 10h às 17h30. “Dirigido a quem tem trabalhos de escola para mostrar, projetos pessoais, um ‘behance’ ou até apenas um CV com fotografia e precisa de saber como se destacar. O Portfolio Doctor também é indicado para quem tem mais experiência, mas gostaria de receber dicas para melhorar a organização do portefolio. Serão três consultas de 15 minutos com alguns dos melhores diretores criativos do mercado”, informa o CPP.

Ainda no dia 21, entre as 18h e as 22h30, realiza-se a Tertúlia CCP – Trabalho e Conhaque, em parceria com a Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP). ‘Verdade Seja Dita – AI AI AI!’ é o tema do encontro, uma reflexão sobre o papel fulcral da inteligência humana no processo criativo, nas áreas do design e da publicidade.

O dia 22 é inteiramente dedicado ao ciclo de Conferências CCP ‘Há aí alguém?’. “As conferências decorrem das 10h às 18h30 e o bilhete diário tem o valor de €70, sendo €40 apenas manhã ou tarde. Para os sócios CCP os bilhetes têm um desconto de 50%”, salienta a organização do evento, que termina com a Gala do Festival CCP, a partir das 16h de 23 de maio, data em que se anunciam os prémios das seis categorias do 27º Concurso CCP 2025 e são revelados os vencedores do Grande Prémio para o Bem, Grande Prémio Jornalistas e Grande Prémio CCP 2025.

“Nessa tarde, sobem ao palco os talentos Young Lions que vão representar Portugal em Cannes este ano. São também revelados os vencedores das bolsas do programa Zona II com presença dos representantes das escolas Brother, EDIT, Escola Marketing Digital, ETIC, FLAG, Lisbon Digital School, Restart, TheStarter e World Academy para entrega dos diplomas. São divulgados os projetos vencedores dos quatro Briefs Abertos 2025 pelos representantes das marcas Betclic, Leroy Merlin, Nos/WTF e Zippy”, informa ainda o CCP.

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Receitas do IPG caem 6,9% para €2,04 mil milhões

O IPG mantém a previsão de uma redução das receitas de faturação entre 1% e 2%. “Se houver um abrandamento, mostrámos que somos capazes de navegar em circunstâncias desafiantes”, enfatiza Philippe Krakowsky, CEO do IPG

As receitas mundiais de faturação do Interpublic Group (IPG) diminuem 6,9% no primeiro trimestre de 2025, para 2,32 mil milhões de dólares (€2,04 mil milhões) face ao período homólogo, à medida que se aproxima a conclusão da fusão com o Grupo Omnicom.

Philippe Krakowsky, CEO do IPG, sublinha que os resultados estão em linha com as expetativas, e que as três grandes perdas de clientes ocorridas em 2024 [Pfizer, Amazon e Lego], provocaram um impacto negativo em 2025, afetando o crescimento entre 4,5% e 5%.

“O volume de negócios estrutural é positivo, com um crescimento entre 1% e 1,5% em termos líquidos”, revela Philippe Krakowsky, salientando que a dinâmica da IPG Mediabrands, da Deutsch, da Golin e da Acxiom, bem como o crescimento do grupo na América Latina, ajudaram a mitigar o impacto das referidas perdas.

No que diz respeito aos resultados orgânicos segmentados por região, o grupo revela uma tendência de descida nos primeiros três meses do ano, com uma queda de 0,4% na Europa, 6,1% no Reino Unido, 4% nos Estados Unidos e 1,5% na região Ásia-Pacífico.

Contudo, o IPG apresenta um crescimento de 2,9% noutros mercados (Canadá, Médio Oriente e África) e de 3,1% na América Latina, face ao ano anterior. A empresa espera ainda gastar entre 300 e 350 milhões de dólares (€264 e €308 milhões) em custos de reestruturação com vista à fusão com o Grupo Omnicom.

Relativamente a 2025, o IPG mantém a previsão de uma redução das receitas de faturação entre 1% e 2%. “Se houver um abrandamento, mostrámos que somos capazes de navegar em circunstâncias desafiantes. Continuamos a fornecer serviços de que os profissionais de marketing necessitam para obter resultados comerciais e de vendas, independentemente da fase do ciclo económico em que nos encontramos”, enfatiza o CEO do IPG, em relação à guerra comercial em curso.

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Rádio Comercial junta-se à JCDecaux para partilhar conselhos das mães

Com planeamento de meios da Mindshare, a campanha (na foto), lançada no âmbito do Dia da Mãe, divulga recomendações dos ouvintes, exibindo-as nos suportes publicitários digitais da empresa

A Rádio Comercial e a JCDecaux lançam uma campanha nacional omnicanal que dá visibilidade aos conselhos maternais que passam de geração em geração. A iniciativa convida os ouvintes a partilharem as melhores recomendações que ouviram das suas mães no site da rádio, com os conselhos a serem depois transformados em frases transmitidas nas soluções digitais da JCDecaux, em Portugal Continental, Açores e Madeira.

As recomendações estarão assinadas com o nome e a localidade de quem as enviou e ficarão em destaque nos suportes publicitários digitais da empresa durante o fim de semana do Dia da Mãe, que se comemora no próximo dia 4 de maio.

“Aliar a força da Rádio Comercial ao alcance da JCDecaux permite-nos criar um momento de comunicação emocional, mas também muito eficaz. Queremos que esta campanha seja uma homenagem às mães, à sua sabedoria e à forma como nos marcam, num formato próximo, inesperado e impactante de ver”, explica Rita Sobral, vice-presidente de crescimento da Bauer Media Audio Portugal, citada em comunicado de imprensa.

O formato inédito cruza rádio, outdoor digital e redes sociais, reforçando a capacidade única dos meios em gerar proximidade com o público, através de mensagens simples, autênticas e relacionáveis.

“Ao dar voz a milhares de portugueses através das nossas soluções digitais de norte a sul do país, criamos uma homenagem autêntica e emotiva que celebra a sabedoria das mães com visibilidade, impacto e proximidade. É uma campanha que reflete bem o potencial do meio ‘out-of-home’ quando se alia à emoção e à criatividade”, salienta Vitor Martins, diretor comercial da JCDecaux Portugal, citado no documento.

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Coco Gauff assina coleção com Miu Miu e New Balance

A norte-americana, de 21 anos, vai competir com uniformes desenvolvidos pelas duas marcas, unindo alta performance ao espírito da moda italiana. A nova colecção chega ao mercado a 10 de Setembro

A jovem tenista Coco Gauff, campeã do US Open em 2023, vai revelar uma coleção em parceria com a New Balance e a Miu Miu durante os próximos torneios em Roma (de 7 a 18 de maio), Berlim (de 14 a 22 de junho) e Cincinnati (de 5 a 28 de agosto).

A norte-americana, de 21 anos, que já alcançou a vice-liderança no ranking mundial, vai competir com uniformes desenvolvidos pelas duas marcas, unindo alta performance ao espírito vanguardista da moda italiana.

Em ‘court’, Coco vai apresentar conjuntos de ténis elegantes e com um apelo retro-chique. Fora de serviço, Gauff usará novas edições das sapatilhas New Balance X Miu Miu 530 SL, em pele e malha.

O calçado de competição será uma versão exclusiva dos Coco CG2, reinterpretados pela Miu Miu com foco no alto rendimento. Os modelos foram concebidos para suportar a exigência de uma atleta de elite, sem perder o encanto estético inspirado no universo ‘lifestyle’ da marca americana.

A nova colecção chega ao mercado a 10 de Setembro, com venda exclusiva em lojas Miu Miu selecionadas e online em miumiu.com. Nesse mesmo dia, Coco Gauff será a convidada especial do evento Miu Miu Select, na icónica boutique da marca na 57th Street, em Nova Iorque.

Coco Gauff foi a mais jovem finalista do evento individual feminino júnior no US Open de 2017 e ganhou o Open de França júnior em 2018, sendo a segunda mais jovem a conseguir tal feito.

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David Beckham é a estrela do novo anúncio da Pepsi

Idealizado pela agência criativa Springtime, o filme publicitário amplifica a campanha ‘Thirsty for More’, estreia a 1 de maio no Reino Unido e já está disponível no YouTube

David Beckham (na foto), embaixador global da Pepsi, volta a protagonizar um anúncio da marca. Idealizado pela agência criativa Springtime, o filme publicitário, que já foi lançado nos Estados Unidos, estreia a 1 de maio no Reino Unido e noutros mercados europeus, estando a primeira apresentação em televisão agendada para 8 de maio.

Já disponível no YouTube, o anúncio de 56 segundos amplifica a campanha omnicanal ‘Thirsty for More’, ao som de ‘Non, Je ne Regrette Rien’, da cantora francesa Edith Piaf, para transmitir a mensagem de que vale sempre a pena ir atrás dos sonhos, sem sentimentos de culpa.

“O David Beckham é um verdadeiro ícone e a sua forma de viver reflete o espírito da campanha. ‘Thirsty for More’ defende que devemos aproveitar o que nos faz sentir vivos como se não houvesse amanhã. O lançamento deste anuncio é apenas o início. Vamos ter inúmeras ativações de marca em várias partes do mundo, nos próximos meses”, revela Cathy Graham Kidd, diretora sénior de marca da PepsiCo, citada em comunicado de imprensa.

Depois de ‘Sumo’ em 2002, ‘Wild West’ em 2003 e ‘Football Warriors’ em 2004, o ex-futebolista britânico volta a brilhar num anúncio da marca, dando continuidade a uma parceria de duas décadas. “É sempre bom trabalhar com a Pepsi. Temos feito campanhas juntos ao longo de 20 anos, tendo produzido trabalhos fantásticos durante este período. Diverti-me muito ao gravar este anúncio e estou muito entusiasmado com o que aí vem”, refere David Beckham, citado no documento.

A campanha é amplificada através da divulgação de conteúdos exclusivos nas redes sociais da marca, com a Pepsi a privilegiar o TikTok, o Instagram e o Facebook. O ex-futebolista, que tem 88 milhões de seguidores no Instagram, 57 milhões no Facebook e 7,2 milhões no TikTok, também vai divulgar a marca nos perfis que tem nas redes sociais, à semelhança do que faz com a Boss, a Bowers & Wilkins, a Ninja Kitchen, a Stella Artois e a IM8, marcas pelas quais também dá a cara.

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Meta permite que ‘chatbots’ de IA tenham conversas de cariz sexual com menores

“Deixei passar o Snapchat e o TikTok, não vou perder esta oportunidade”, terá dito Mark Zuckerberg (na foto), fundador e CEO da Meta, sobre os novos ‘digital companions’ durante uma reunião interna, segundo o The Wall Street Journal

Os novos ‘chatbots’ com inteligência artificial (IA) da Meta no Facebook e Instagram permitem que os utilizadores, incluindo menores de idade, tenham conversas de cariz sexual com vozes de personagens da Disney e de diversas celebridades, segundo avança o The Wall Street Journal. Alguns colaboradores da empresa estão preocupados.

A Meta está a apostar na popularização desta nova classe de ‘digital companions’ alimentados por IA, que o fundador e CEO Mark Zuckerberg acredita que será o futuro das redes sociais. “Deixei passar o Snapchat e o TikTok, não vou perder esta oportunidade”, terá dito Zuckerberg durante uma reunião interna, de acordo com o The Wall Street Journal.

No entanto, funcionários de vários departamentos da Meta temem que a urgência da empresa em popularizar estes ‘chatbots’ possa ter ultrapassado os limites éticos. Segundo os profissionais que trabalham no projeto, a empresa estaria a capacitar os ‘digital companions’ para fantasiar situações sexuais e ignorar a proteção para os utilizadores menores de idade, permitindo-lhes participar em conversas sexualmente explícitas.

A empresa tem assinado acordos multimilionários com a Disney e diversas celebridades, incluindo John Cena, Kristen Bell e Judi Dench, entre outras, para utilizarem as suas vozes nos ‘digital companions’, garantindo-lhes que não seriam utilizadas em contextos sexuais ou prejudiciais à sua imagem. No entanto, os testes efetuados pelo The Wall Street Journal revelam o contrário.

Em resposta às descobertas do jornal, a Disney realça que “não autoriza, nem nunca autorizaria, a Meta a apresentar as personagens em cenários inadequados e estamos muito preocupados com o facto de este conteúdo poder ter estado acessível aos utilizadores, em especial a menores, razão pela qual exigimos que a Meta cesse imediatamente este uso indevido e prejudicial da nossa propriedade intelectual”.

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Faturação do WPP desce 5% para €3,81 mil milhões

As receitas de faturação do WPP diminuem em todas as regiões em que atua, com quedas de 17,4% na China, 12,4% na Europa Ocidental, 6% na América do Norte, 3,9% no Reino Unido e 8,4% nos restantes mercados

As receitas de faturação do WPP descem 5% nos primeiros três meses do ano, para 3,24 mil milhões de libras (€3,81 mil milhões), em comparação com o período homólogo, revelam os resultados financeiros da ‘holding’ de agências multinacionais.

Descidas acentuadas da faturação na Europa e na China, país onde regista perdas na sequência de uma investigação policial em Xangai, são algumas das causas apontadas.

“Não quero dar a impressão de que estamos satisfeitos com estes resultados. Não estamos”, declara Mark Read, CEO do WPP, aos jornalistas na conferência de imprensa sobre os resultados, acrescentando que “não é onde queremos estar e temos planos concretos para abordar as áreas com um desempenho competitivo insuficiente”.

As receitas de faturação do WPP diminuem em todas as regiões em que atua, com quedas de 17,4% na China, 12,4% na Europa Ocidental, 6% na América do Norte, 3,9% no Reino Unido e 8,4% noutros mercados, que incluem as regiões Ásia-Pacífico, América Latina, África e Médio Oriente, bem como Europa Central e Oriental. A faturação trimestral do GroupM, a principal peça do plano de recuperação do WPP, diminui 0,9%, devido a “perdas de clientes de anos anteriores e fraqueza na China”.

Mark Read revela ainda que o WPP ainda não foi impactado pela reação dos clientes às tarifas comerciais, optando por manter a previsão de receitas inalteradas ou com quedas até 2%, em 2025.

“Nesta altura, não vimos qualquer alteração significativa nos gastos dos clientes e reafirmamos a nossa previsão para o ano inteiro, que já refletia um ambiente desafiante. Como sempre, permanecemos ágeis e continuaremos a ser disciplinados na forma como estamos a gerir a nossa base de custos”, revela o CEO do WPP, no comunicado que apresenta os resultados.

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Audiências semanais: SIC regista quebra de ‘share’ mas mantém liderança

Na semana de 21 a 27 de abril, o consumo global de televisão decresce, caindo cerca de dezessete minutos por dia, para as cinco horas e 33 minutos

O consumo global de televisão decresce esta semana, caindo cerca de dezessete minutos por dia, e ficando pelas cinco horas e 33 minutos diários. A SIC continua na liderança, mas regista uma quebra do seu ‘share’, tal como o ‘outros’; a RTP1 e os canais por cabo reforçam o ‘share’; a TVI está estável, mantém o mesmo valor da semana passada.

Assim, a RTP1 reforça a quota e tem agora 11,1% de ‘share’ semanal, com a SIC a registar o comportamento oposto e a descer até aos 14,3% de ‘share’ semanal; a TVI está estável e mantém os mesmos 13,4% de quota de audiência que tinha na semana anterior.
A oferta por cabo e o ‘outros’ registam uma tendência oposta entre si, com o cabo a subir e a chegar aos 41,6% de ‘share’, e o ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, streaming e vídeo/jogos) a descer até aos 18,6% de quota semanal.

Na tabela dos canais mais vistos por cabo, não só o pódio, como toda a primeira metade da tabela não tem alterações face à semana passada, e continua ocupada pela CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias, seguidos pelo STAR Channel e a Globo. Nas restantes posições há algumas trocas de lugares, mas ainda sem entrada de novos canais, e a segunda metade do top 10 é assim composta por Hollywood, News Now, SIC Mulher, STAR Life e STAR Movies, que encerra a tabela da semana.

O jogo da segunda mão da meia final da Taça de Portugal, que apurou o Sporting para a final do Jamor: ‘Futebol – Taça de Portugal Generali Tranquilidade/Rio Ave X Sporting’, transmitido na RTP1, lidera a tabela da programação global da semana, onde é seguido por ‘Isto é Gozar Com Quem Trabalha’, da SIC, e pelo ‘Telejornal’ da RTP1.

Nos restantes lugares estão o ‘Jornal da Noite’, da SIC, e ainda ‘Isto é Gozar Com Quem Trabalha – A Entrevista/Martins Guerreiro’, também da SIC. Com o campeonato nacional a aproximar-se da etapa final e decisiva, é mais uma vez um conteúdo desportivo da CMTV que ocupa a liderança, desta vez o programa ‘Golos: Primeira Parte/Boavista X Sporting’. Seguem-se o ‘Grande Jornal – Noite’, e os desportivos ‘Duelo Final/Boavista X Sporting’ e ‘Golos: Segunda Parte/Benfica X AVS’. Na posição restante está ‘Investigação CM/Operação de Horror’, tudo programas da CMTV.

by Data Insights, Havas Media Network

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Alphabet com lucros de €30,4 mil milhões no primeiro trimestre

Impulsionada pela publicidade no Google (na foto) e pelos serviços de IA e de armazenamento na nuvem, a empresa fatura €79,5 mil milhões, com os lucros a crescerem 46% face ao primeiro trimestre de 2024

A Alphabet lucra 35,5 mil milhões de dólares (€30,4 mil milhões) no primeiro trimestre de 2025. Impulsionada pela publicidade no Google, pelos serviços de inteligência artificial (IA) e pela oferta de armazenamento na nuvem, a empresa fatura 90,2 mil milhões de dólares (€79,5 mil milhões), com os lucros a crescerem 46% face ao período homólogo de 2024.

“Estamos satisfeitos com os fortes resultados que alcançámos no primeiro trimestre, que refletem um crescimento saudável transversal a todos os negócios. A base desse crescimento é a nossa abordagem exclusiva completa em torno da IA”, alega Sundar Pichai, CEO da Alphabet e da Google, citado no comunicado dos resultados.

A divulgação dos números, acima das previsões dos analistas, que, segundo a Bloomberg, não esperavam uma faturação acima dos 75,4 mil milhões de dólares (€66,4 mil milhões), faz disparar as ações da empresa, que atingem os 2,81 dólares (€2,48), acima dos 2,01 dólares (€1,77) esperados. A Alphabet regista um crescimento nas margens de lucro operacional, aumentando 33,9%, face aos 31,6% contabilizados no primeiro trimestre de 2024.

“Diria que temos muita experiência em gestão em tempos de incerteza e concentramo-nos em ajudar os nossos clientes, fornecendo ‘insights’ profundos sobre as mudanças no comportamento do consumidor, que são relevantes para os seus negócios”, refere Philipp Schindler, diretor de negócios da Google, citado na CNBC.

O serviço de armazenamento em nuvem, que duplica entre 2020 e 2025 e é responsável por um volume de negócios de 12,3 mil milhões de dólares (€10,8 mil milhões), cresce 28% face ao ano anterior, a um ritmo superior ao aumento de 12% que a Alphabet regista, representando 14% do volume de negócios da empresa. A exploração publicitária do YouTube atinge os 8,9 mil milhões de dólares (€7,8 mil milhões).

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