A administração e os diretores da RTP estão a analisar as candidaturas, mas nem todas serão aceites, devido ao grau de especialização da função e à necessidade de o funcionário ser substituído e haver, ou não, essa disponibilidade de contratação no mercado. As candidaturas aceites serão conhecidas em meados de maio, com as saídas previstas até ao final do primeiro semestre. A segunda fase de saídas voluntárias está prevista para o final do ano, mas irá depender de financiamento.
Alphabet com lucros de €30,4 mil milhões no primeiro trimestre
Impulsionada pela publicidade no Google (na foto) e pelos serviços de IA e de armazenamento na nuvem, a empresa fatura €79,5 mil milhões, com os lucros a crescerem 46% face ao primeiro trimestre de 2024

Luis Batista Gonçalves
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A Alphabet lucra 35,5 mil milhões de dólares (€30,4 mil milhões) no primeiro trimestre de 2025. Impulsionada pela publicidade no Google, pelos serviços de inteligência artificial (IA) e pela oferta de armazenamento na nuvem, a empresa fatura 90,2 mil milhões de dólares (€79,5 mil milhões), com os lucros a crescerem 46% face ao período homólogo de 2024.
“Estamos satisfeitos com os fortes resultados que alcançámos no primeiro trimestre, que refletem um crescimento saudável transversal a todos os negócios. A base desse crescimento é a nossa abordagem exclusiva completa em torno da IA”, alega Sundar Pichai, CEO da Alphabet e da Google, citado no comunicado dos resultados.
A divulgação dos números, acima das previsões dos analistas, que, segundo a Bloomberg, não esperavam uma faturação acima dos 75,4 mil milhões de dólares (€66,4 mil milhões), faz disparar as ações da empresa, que atingem os 2,81 dólares (€2,48), acima dos 2,01 dólares (€1,77) esperados. A Alphabet regista um crescimento nas margens de lucro operacional, aumentando 33,9%, face aos 31,6% contabilizados no primeiro trimestre de 2024.
“Diria que temos muita experiência em gestão em tempos de incerteza e concentramo-nos em ajudar os nossos clientes, fornecendo ‘insights’ profundos sobre as mudanças no comportamento do consumidor, que são relevantes para os seus negócios”, refere Philipp Schindler, diretor de negócios da Google, citado na CNBC.
O serviço de armazenamento em nuvem, que duplica entre 2020 e 2025 e é responsável por um volume de negócios de 12,3 mil milhões de dólares (€10,8 mil milhões), cresce 28% face ao ano anterior, a um ritmo superior ao aumento de 12% que a Alphabet regista, representando 14% do volume de negócios da empresa. A exploração publicitária do YouTube atinge os 8,9 mil milhões de dólares (€7,8 mil milhões).