A administração e os diretores da RTP estão a analisar as candidaturas, mas nem todas serão aceites, devido ao grau de especialização da função e à necessidade de o funcionário ser substituído e haver, ou não, essa disponibilidade de contratação no mercado. As candidaturas aceites serão conhecidas em meados de maio, com as saídas previstas até ao final do primeiro semestre. A segunda fase de saídas voluntárias está prevista para o final do ano, mas irá depender de financiamento.
Audiências semanais: SIC regista quebra de ‘share’ mas mantém liderança
Na semana de 21 a 27 de abril, o consumo global de televisão decresce, caindo cerca de dezessete minutos por dia, para as cinco horas e 33 minutos

Meios & Publicidade
SIC é o canal mais visto na semana da Páscoa
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 978 do M&P
Lucro da RTP desce de €2,46 milhões para €341 mil
Concursos de apoio financeiro ao cinema e audiovisual abriram com €30,6 milhões
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
The Washington Post pondera micropagamentos para recuperar rentabilidade
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Investimento em media cai 29,1% em cinco anos
O que pode ler na edição 979 do M&P
O consumo global de televisão decresce esta semana, caindo cerca de dezessete minutos por dia, e ficando pelas cinco horas e 33 minutos diários. A SIC continua na liderança, mas regista uma quebra do seu ‘share’, tal como o ‘outros’; a RTP1 e os canais por cabo reforçam o ‘share’; a TVI está estável, mantém o mesmo valor da semana passada.
Assim, a RTP1 reforça a quota e tem agora 11,1% de ‘share’ semanal, com a SIC a registar o comportamento oposto e a descer até aos 14,3% de ‘share’ semanal; a TVI está estável e mantém os mesmos 13,4% de quota de audiência que tinha na semana anterior.
A oferta por cabo e o ‘outros’ registam uma tendência oposta entre si, com o cabo a subir e a chegar aos 41,6% de ‘share’, e o ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, streaming e vídeo/jogos) a descer até aos 18,6% de quota semanal.
Na tabela dos canais mais vistos por cabo, não só o pódio, como toda a primeira metade da tabela não tem alterações face à semana passada, e continua ocupada pela CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias, seguidos pelo STAR Channel e a Globo. Nas restantes posições há algumas trocas de lugares, mas ainda sem entrada de novos canais, e a segunda metade do top 10 é assim composta por Hollywood, News Now, SIC Mulher, STAR Life e STAR Movies, que encerra a tabela da semana.
O jogo da segunda mão da meia final da Taça de Portugal, que apurou o Sporting para a final do Jamor: ‘Futebol – Taça de Portugal Generali Tranquilidade/Rio Ave X Sporting’, transmitido na RTP1, lidera a tabela da programação global da semana, onde é seguido por ‘Isto é Gozar Com Quem Trabalha’, da SIC, e pelo ‘Telejornal’ da RTP1.
Nos restantes lugares estão o ‘Jornal da Noite’, da SIC, e ainda ‘Isto é Gozar Com Quem Trabalha – A Entrevista/Martins Guerreiro’, também da SIC. Com o campeonato nacional a aproximar-se da etapa final e decisiva, é mais uma vez um conteúdo desportivo da CMTV que ocupa a liderança, desta vez o programa ‘Golos: Primeira Parte/Boavista X Sporting’. Seguem-se o ‘Grande Jornal – Noite’, e os desportivos ‘Duelo Final/Boavista X Sporting’ e ‘Golos: Segunda Parte/Benfica X AVS’. Na posição restante está ‘Investigação CM/Operação de Horror’, tudo programas da CMTV.
by Data Insights, Havas Media Network