Há uma nova plataforma do Clube de Produtores Continente para reforçar combate ao desperdício alimentar
“Nada se perde, tudo se transforma” é o mote da Feira do Desperdício, a nova plataforma criada pelo Clube de Produtores Continente (CPC) para combater o desperdício alimentar na produção. […]

Sandra Xavier
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“Nada se perde, tudo se transforma” é o mote da Feira do Desperdício, a nova plataforma criada pelo Clube de Produtores Continente (CPC) para combater o desperdício alimentar na produção.
A Feira do Desperdício é lançada com a missão de facilitar parcerias entre os produtores, a indústria, o retalho e a investigação, criando, assim, a possibilidade de dar uma segunda vida aos excedentes gerados pela produção de alimentos e destina-se à utilização exclusiva dos membros e parceiros do CPC.
“Com a Feira do Desperdício, o Clube de Produtores Continente pretende promover a economia circular e reduzir o desperdício alimentar na produção, tal como definido na nossa Declaração para a Sustentabilidade, baseada em 11 princípios e diversas iniciativas. A Feira do Desperdício facilita a troca de informação entre fornecedores e tem como grande missão gerar valor para todos os intervenientes”, afirma Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.
A Declaração para a Sustentabilidade do CPC, que conta atualmente com 267 membros, está alinhada com o 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU – produção e consumo sustentáveis-, com a estratégia europeia “do Prado ao Prato” – sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente-, e com o Roteiro para Neutralidade Carbónica 2050.
O 10º princípio da Declaração visa a “promoção de uma economia circular segura, pela redução do desperdício ao nível das explorações agrícolas, agropecuárias, pescas, aquicultura e transformação agroalimentar pela valorização de subprodutos em novos produtos, respeitando os princípios da qualidade e segurança alimentar”.