Marcas britânicas reduzem orçamentos de marketing pela primeira vez em quatro anos
Os orçamentos de publicidade no Reino Unido encolheram nos primeiros três meses do ano antevendo uma escalada da guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos, segundo dados do Institute of Practitioners in Advertising

Daniel Monteiro Rahman
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Os anunciantes britânicos estão a reduzir os orçamentos de marketing pela primeira vez em quatro anos de acordo com dados do Institute of Practitioners in Advertising (IPA), antevendo uma escalada da guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos, noticia o Financial Times.
“Com receio do impacto das tarifas de Trump na economia mundial, é compreensível que as empresas no Reino Unido tenham adotado uma abordagem cautelosa de ‘esperar para ver’ relativamente aos gastos com marketing neste trimestre”, considera Paul Bainsfair, diretor-geral do IPA, citado no Financial Times.
Segundo os dados do IPA, os orçamentos de publicidade encolheram nos primeiros três meses do ano. Cerca de um quarto das marcas incluídas na análise do IPA referiram que cortaram nos orçamentos, enquanto que apenas um quinto referiu que haveria um aumento. Isto significa que, pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2021, a maioria das marcas britânicas vai diminuir o investimento em publicidade.
O IPA conclui que marcas britânicas enfrentam um aumento acentuado nos custos de mão de obra, refletido nos orçamentos de 2024. No entanto, vários diretores de marketing ainda esperam que os orçamentos cresçam ao longo do ano. Segundo dados do IPA, cerca de um terço dos inquiridos prevê um aumento dos orçamentos de marketing o dobro dos que preveem uma diminuição.
Os dados revelam ainda que o marketing dirigido aos consumidores foi o que mais aumentou a despesa no primeiro trimestre de 2025, seguido dos eventos e das promoções. Por outro lado, os orçamentos dos canais de marketing de publicidade exterior, áudio e vídeo, foram os mais afetados pelos cortes no investimento.