True arranca em janeiro pelas mãos do Público para facilitar criação de jornais escolares digitais
Já tem data para arrancar o True, iniciativa do jornal Público que vai ajudar alunos do 7º ao 12º ano a criarem jornais digitais escolares em todo o país. Uma […]

Sandra Xavier
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar a Liga dos Campeões
Já tem data para arrancar o True, iniciativa do jornal Público que vai ajudar alunos do 7º ao 12º ano a criarem jornais digitais escolares em todo o país. Uma parceria com a Universidade de Aveiro e com a empresa de tecnologias digitais MOG. O objetivo é incentivar os mais novos a construírem, eles próprios, notícias e jornais online.
De acordo com o diretor adjunto do Público, David Pontes, citado pelo próprio matutino, “a iniciativa pretende levar o digital ao jornalismo escolar”, estando já a ser construído um backoffice para o efeito. “Explicando para um leigo, é um WordPress para jornais escolares”, adianta.
Ainda segundo David Pontes, o True vai “acompanhar a escrita com questões de ortografia, que é importante no público-alvo e também com links para outras notícias que digam respeito àquela matéria, com uma ferramenta que diga se há plágio, com uma credenciação das fontes que são usadas”. O Público compromete-se a acompanhar a construção dos vários jornais escolares, mas as escolas terão de inscrever-se no projeto.
Esta não é a única iniciativa do diário da Sonaecom ao nível dos projetos de combate à desinformação e da responsabilidade social. Já esta terça feira, 22 de novembro, Dia da Literacia Mediática, o Público anunciou a 4ª edição do PSuperior, que irá oferecer 5 mil assinaturas digitais a estudantes do ensino superior. O Público dinamiza ainda outros projetos, tais como o Público na Escola, Vozes de Gaia e Artéria.