Canal de notícias Russia Today e agência Sputnik banidos da UE
O canal de notícias Russia Today (RT) deverá, em breve, deixar de constar nos operadores de cabo portugueses depois de, este domingo Ursula von der Leyen ter anunciado que a […]

Rui Oliveira Marques
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
O canal de notícias Russia Today (RT) deverá, em breve, deixar de constar nos operadores de cabo portugueses depois de, este domingo Ursula von der Leyen ter anunciado que a União Europeia iria banir o acesso ao canal de televisão RT e à agência de noticias Sputnik. “Os meios estatais RT e Sputnik, e as suas subsidiárias, não vão poder continuar a espalhar as suas mentiras para justificar a guerra de Putin. Estamos a desenvolver meios para banir a sua desinformação tóxica na Europa”, declarou a presidente da Comissão Europeia.
Já na passada sexta-feira, ao final do dia, o M&P tinha contactado a Meo, NOS e Vodafone com o intuito de saber se pretendiam manter o canal russo nas suas grelhas, numa altura em que vários países do espaço europeu estavam a suspender as emissões do canal, que tem sido apontado como um braço mediático da propaganda do Kremlin. Apenas a Vodafone respondeu que a empresa “agirá de acordo com as indicações da autoridades competentes”.
A canal RT tem emissões em inglês, espanhol, alemão e árabe, enquanto a agência e a rádio Sputnik, disponibiliza conteúdos em cerca de 30 línguas, incluindo uma versão em português do Brasil.
Na Polónia, por exemplo, as autoridades tinham já determinado a suspensão dos canais RT (Russia Today), RT Documentary, RTR Planeta, Sojuz TV e Rossija 24.