Microsoft: “Tornou-se cada vez mais difícil para os meios de comunicação social monetizar o tráfego online porque a maioria dos benefícios são espremidos pelo Google”
“Embora seja importante reconhecer que enviar tráfego online tem valor, monetizar esse tráfego tornou-se cada vez mais difícil para os meios de comunicação social porque a maioria dos benefícios são […]

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“Embora seja importante reconhecer que enviar tráfego online tem valor, monetizar esse tráfego tornou-se cada vez mais difícil para os meios de comunicação social porque a maioria dos benefícios são espremidos pelo Google”, declarou o presidente da Microsoft, Brad Smith, numa nota entregue à comissão judicial da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.
Como refere a Lusa, o presidente da Microsoft referia-se ao conflito que o Google e o Facebook (os dois maiores destinatários da publicidade online) mantêm abertos com editoras de todo o mundo devido à publicação de conteúdos, uma vez que em muitos casos a notícia aparece e é consumida em plataformas digitais sem qualquer benefício financeiro para quem as produziu.
“O Google reconverteu-se na primeira página para as notícias, apropriou-se do relacionamento com os leitores e tornou o conteúdo das notícias em sua propriedade a meras mercadorias”, acrescentou o mesmo responsável. A Microsoft defende a criação de sistemas em que as empresas de tecnologia paguem a editores para publicar conteúdo.
O Google respondeu à nota ao presidente da Microsoft. O vice-presidente de assuntos globais Kent Walker acusou a Microsoft de “atacar os seus rivais e pressionar por regulamentações que beneficiem os seus próprios interesses”.