Unilever vai abolir a nível mundial publicidade a gelados dirigida a crianças com menos de 12 anos
Os gelados da Unilever, onde se incluem marcas como Magnum, Cornetto, Calippo ou Ben & Jerry’s, deixarão de ter comunicação publicitária dirigida a crianças com menos de 12 anos até ao final deste ano.
Pedro Durães
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Os gelados da Unilever, onde se incluem marcas como Magnum, Cornetto, Calippo ou Ben & Jerry’s, deixarão de ter comunicação publicitária dirigida a crianças com menos de 12 anos até ao final deste ano. A empresa anunciou um plano de 15 pontos com o objectivo de melhorar os níveis de responsabilidade ao nível do marketing dos seus produtos, nomeadamente ao nível da comunicação dirigida a crianças como parte de um conjunto de medidas influenciadas por questões de saúde pública como os números crescentes de obesidade infantil.
Nesse sentido, a Unilever prepara-se para deixar de produzir comunicação publicitária dirigida directamente a crianças com menos de 12 anos, deixando de marcar presença em meios de comunicação social cuja audiência seja composta, em mais de 25%, por crianças até essa idade. No caso das plataformas digitais, incluindo redes sociais, o patamar de idade sobe para os 13 anos, comprometendo-se a empresa a não recorrer a execuções criativas que apelem a crianças menores de 12 anos.
O mesmo será aplicado no que diz respeito à publicidade integrada ou patrocínio a filmes, à promoção de produtos em programas televisivos, à oferta de brinquedos ou à utilização de personagens licenciados (como desenhos animados) que apelem a crianças até aos 12 anos. Também os influenciadores que tenham menos de 12 anos ou se dirijam a crianças até essa idade passarão a ser evitados pelas marcas de gelados da Unilever.
A empresa estabeleceu o próximo dia 31 de Dezembro como deadline para que os seus responsáveis de marketing e agências adaptem as suas práticas às novas regras.