Natureza Criativa de Amarante ganha forma em marca-cidade assinada pela Ivity
Aumentar a visibilidade do município, não só nacional mas também internacionalmente, é o objectivo da nova marca Amarante criada pela Ivity Brand Corp.

Pedro Durães
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar a Liga dos Campeões
Aumentar a visibilidade do município, não só nacional mas também internacionalmente, é o objectivo da nova marca Amarante criada pela Ivity Brand Corp. Apresentada esta quinta-feira no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, a nova identidade visual do município de Amarante pretende estabelecer-se como uma marca “ponte de encontro” que possa “contribuir para a união de pessoas, culturas e lugares”. “Uma ponte entre Amadeo de Souza-Cardoso, Teixeira de Pascoaes e Agustina Bessa-Luís. Entre o Sagrado e o Profano. Uma ponte de encontro entre o Tâmega e a Serra do Marão. Ponte de lendas, de cultura e intelecto, de resiliência”, descreve a autarquia, explicando que a nova marca, que assume a assinatura Natureza Criativa, “expressa a alma inquieta das várias naturezas criativas de Amarante: a expressionista, romântica, poética, casamenteira, artística, empreendedora, literária, cultural e musical”.
A “estratégia da nova identidade para Amarante passa por aumentar a visibilidade da marca através de um enquadramento de riquezas identitárias, alinhando os seus valores profundos com a necessidade de se posicionar, nacional e internacionalmente, no mapa global dos municípios portugueses”, afirmou José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarente. “Assim o impõe um quadro económico competitivo, onde as marcas territoriais assumem particular importância na valorização dos municípios e, em particular, no impacto que isso tem na economia local e no bem-estar dos cidadãos”, justificou, durante a cerimónia de apresentação da marca, que será agora divulgada através de uma campanha no grande Porto, através do Turismo do Porto e Norte de Portugal, que incluirá o Aeroporto Sá Carneiro e o Porto Welcome Center na Estação de S. Bento.
A nova identidade visual da cidade estará patente em vários elementos, com destaque para uma instalação de letras com 12 metros de comprimento e dois de altura. Pelo município estarão também espalhados mupis com retratos de notáveis amarantinos como Teixeira de Pascoaes e Amadeo de Souza-Cardoso, S. Gonçalo, Eulália Macedo, Acácio Lino, António do Lago Cerqueira, Eduardo Teixeira Pinto, entre outras “figuras maiores” do concelho. A marca ditará ainda a renovação gradual de toda a sinalética da cidade e a criação de uma Rota de Artistas.