O que mudou nas audiências TV em 2019
A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, referente ao mês de Dezembro e que encerra o ano de 2019, confirma […]

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A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, referente ao mês de Dezembro e que encerra o ano de 2019, confirma que a SIC terminou o ano na liderança de canais.
A estação de Paço de Arcos apostou forte em 2019 com uma renovação da sua grelha de programas e com a apresentação de novas caras, que permitiram à SIC saltar para a liderança. A SIC completou 2019 com um share de 21.7%, mais 3.1 pontos percentuais que em 2018. Por sua vez, a TVI foi o único canal FTA a registar uma variação negativa face a 2018 embora tenha sido o segundo mais visto. A estação de Queluz registou um share de 17.6%, menos 4.8 pontos percentuais face a 2018. A RTP1 também conquistou telespectadores em 2019, registando um share de 14.2%, mais 0.5 pontos percentuais versus 2018.
A transmissão dos jogos de Portugal a contar para a Liga das Nações e das partidas a da Taça de Portugal permitiram à estação de televisão pública aumentar a sua quota de share. Já os canais do universo Pay TV voltaram a registar aumentos de audiências, fechando 2019 com uma fatia de 42.7% de share de audiência, o que representa um crescimento de +1.1 pontos percentuais versus 2018. Dentro deste universo, de destacar a manutenção da liderança da CMTV com 4.6% de share, seguindo-se a Globo (3.1%) e Hollywood (2.1%), que completou o Top 3 dos mais vistos em Pay TV.
No balanço do ano, os conteúdos programáticos exibidos na televisão portuguesa mantiveram a inovação e a aposta em novos formatos de programas, tal como Jogo de Todos os Jogos, na RTP1, Quem Quer Namorar com o Agricultor?, na SIC e First Dates na TVI. Ainda assim, a transmissão de jogos de futebol manteve o destaque, nomeadamente as emissões dos jogos da Selecção Nacional. O jogo da final da Liga das Nações e a consequente consagração de Portugal, foram os programas mais vistos do ano, com uma audiência média de 2.7 milhões de telespectadores. O jogo de qualificação para o Euro 2020 entre Ucrânia e Portugal foi o segundo jogo mais visto do ano, no qual mais de 2.4 milhões de portugueses assistiram à derrota da equipa das quinas. Para além dos jogos da Selecção Nacional, também a prestação das equipas portuguesas na Liga dos Campeões, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga revelaram performances de destaque, dominando o Top 20 de programas mais vistos no acumulado do ano.
Excluindo os eventos desportivos, A Rede, suplemento do Jornal da Noite da SIC transmitido no dia 31 de Janeiro, foi o programa mais visto do ano, tendo sido acompanhado por mais de 1.7 milhões de telespectadores. Seguiu-se a telenovela Nazaré, que teve no dia 19 de Novembro o episódio mais visto. Este, conseguiu reter a atenção de mais de 1.5 milhões de portugueses a que correspondeu um share de 34.3%. Ainda no detalhe de programas, destaque para a performance da série da SIC Golpe de Sorte II que ficou no Top 3 dos mais vistos, alcançando também uma audiência média de 1.5 milhões de telespectadores.
Na análise por período horário, a SIC liderou em quase todos os momentos do dia, exceptuando as madrugadas lideradas pela TVI (10.5% de share). As manhãs da SIC (7h30-12h30), protagonizadas pelo Programa da Cristina permitiram à estação de Paço de Arcos encaixar um share de 19.2%. Já no período da tarde (14h30-18h30) foi o programa de Júlia Pinheiro a destacar-se face A Tarde É Sua, da TVI e a A Nossa Tarde, da RTP1. Neste período, A SIC registou um share de 18.9%. No prime-time (20h00-24h00) foi também a SIC quem liderou. A aposta em novas novelas e séries, permitiram à SIC verificar um share de 24% neste período.
Fonte: Initiative