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As agências e produtoras mais premiadas em 2019

Final do ano no M&P é sinónimo de balanços e de fazer contas. Analisados os vencedores dos principais prémios nacionais e internacionais, mostramos as equipas que passaram o ano a dividir os dias de trabalho noite dentro na agência com as noites de festa, palcos e aplausos para receber troféus nas áreas de criatividade, design, meios, eventos, comunicação e produção. Com uma nova década à espreita, ficam também algumas pistas de como as agências se estão a preparar para 2020

Pedro Durães
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As agências e produtoras mais premiadas em 2019

Final do ano no M&P é sinónimo de balanços e de fazer contas. Analisados os vencedores dos principais prémios nacionais e internacionais, mostramos as equipas que passaram o ano a dividir os dias de trabalho noite dentro na agência com as noites de festa, palcos e aplausos para receber troféus nas áreas de criatividade, design, meios, eventos, comunicação e produção. Com uma nova década à espreita, ficam também algumas pistas de como as agências se estão a preparar para 2020

Pedro Durães
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Final do ano no M&P é sinónimo de balanços e de fazer contas. Analisados os vencedores dos principais prémios nacionais e internacionais, mostramos as equipas que passaram o ano a dividir os dias de trabalho noite dentro na agência com as noites de festa, palcos e aplausos para receber troféus nas áreas de criatividade, design, meios, eventos, comunicação e produção. Com uma nova década à espreita, ficam também algumas pistas de como as agências se estão a preparar para 2020

Criatividade

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Fullsix
FullsixO título de Agência Criativa do Ano nos Prémios Eficácia coube este ano à Fullsix.
“O final do ano de 2019, em que a Fullsix ganha, pela terceira vez, Agência Criativa do Ano dos Prémios Eficácia, é a melhor entrada que poderíamos ambicionar para o ano de 2020. Foram 29 nomeações, com nove clientes e 10 prémios, o que demonstra a nossa obsessão em gerar resultados em tudo o que fazemos”, destaca Filipa Caldeira, chamando a atenção para o facto de que “todos estes projectos ‘eficazes’ apostam em plataformas digitais, através de canais de YouTube, uso do Facebook Messenger, redes sociais, websites, entre outros”. “Para 2020, continua a ser esta a nossa missão, apostar nas ferramentas digitais para transformar a comunicação e, sobretudo, a experiência das marcas que trabalhamos, de uma forma eficaz”, aponta a CEO da Fullsix.

O Escritório
O EscritórioA agência fundada por Nuno Jerónimo e Tiago Canas Mendes encerra o ano com três Grandes Prémios: o primeiro, logo no arranque do ano, nos Prémios Marketing M&P, ao qual se seguiu o principal troféu no festival do Clube de Criativos de Portugal (CCP) e, a fechar o ano, o dos Prémios Eficácia. Nuno Jerónimo garante que “O Escritório parte para 2020 com o objectivo de continuar a trilhar o seu caminho com ideias capazes de surpreender os consumidores, gerar conversa, alterar percepções e resolver problemas reais dos seus clientes”. “Com uma equipa recentemente reforçada, coloca-se agora à agência o desafio de manter a consistência estratégica que tem revelado desde 2011 e elevar a fasquia da qualidade criativa para que, para além do reconhecimento a nível nacional, o mérito das ideias d’O Escritório e dos seus clientes possa ser consistentemente reconhecido além-fronteiras, contribuindo assim para que o mercado publicitário português seja cada vez mais respeitado, atractivo, competitivo e, por conseguinte, mais interessante”, traça o sócio-fundador da agência.

Partners

PartnersToda

A Partners voltou a ser uma das agências criativas mais dominantes nos palcos nacionais ao somar quatro títulos de Agência do Ano: Prémios Marketing M&P, Prémios Criatividade M&P, CCP e Prémios M&P.
Fazendo um balanço do ano, a par dos prémios conquistados, Tomás Froes destaca que, “com a entrada do grupo Dentsu na agência, a Partners tem aberto cada vez mais as portas da internacionalização, tendo sido responsável pela campanha de reposicionamento da marca Altice na República Dominicana e, desde o início do ano, pela comunicação da marca CR7 worldwide”. “Em Portugal assinou a campanha de lançamento do Canal 11, voltou a ganhar o concurso público para a conta do Turismo de Portugal e trouxe a Sara Sampaio para a publicidade do BPI”, salienta o CEO da agência, assegurando que “o posicionamento ‘trust risk’ tem trazido à agência e aos clientes resultados de marca e de negócio, tendo o Meo sido a marca de telecomunicações que mais cresceu em 2019, fruto das campanhas com Cristiano Ronaldo e Neymar, e a FPF ganhou o seu primeiro Premio Eficácia com a campanha de Natal desenvolvida pela agência”. “A Partners entra em 2020 com grandes perspectivas de crescimento nacional e internacional, não apenas na área criativa mas também na ‘nova’ área de media integrada com a criatividade”, antecipa Tomás Froes.

Design

Solid Dogma
Solid DogmaA agência criada por Pedro Pires e Alexandre Farto, mais conhecido pelo nome artístico Vhils, voltou a ser distinguida como Agência do Ano nos Prémios Design M&P, de onde saiu igualmente com o Grande Prémio. Somou ainda o título de Agência de Design do Ano nos Prémios M&P. Olhando para 2020, Pedro Pires resume a perspectiva da agência em cinco palavras: mudança, identidade, inquietação, equilíbrio e verdade. A primeira diz respeito à mudança de instalações, a par de um “aprofundamento de sinergias dentro do nosso grupo de empresas”, que será anunciado “a seu tempo”. Identidade porque, antecipa, “apostamos muito em que 2020 seja um ano forte para o branding e criação de novas marcas”. “A nova década pede novas marcas. O novo contexto sócio/ambiental pede novos propósitos”, afirma Pedro Pires. Inquietação, explica, está relacionado com “a procura do novo, de novas formas de relacionar marcas e cultura, de intervir multidisciplinarmente e de forma integrada nas marcas com que trabalhamos e com aquelas que queremos vir a trabalhar”. “Só estamos bem se estivermos inquietos”, resume Pedro Pires, acrescentando que o equilíbrio está ligado, por um lado, ao “foco nos projectos que nos trazem sustentabilidade económica mas também sustentabilidade ideológica e organizacional” e, por outro, à “relação com o universo da arte da cultura e da formação artística e o apoio a projectos da área cultural  que consideramos relevantes”. “A questão da sustentabilidade das equipas e da qualidade do trabalho sempre em linha com a sua sustentabilidade económica”, reforça, concluindo que “em tempos de mentira, [a verdade] vai ser um valor com cada vez mais relevância. Esta é a palavra do próximo ano e que irá marcar a nova década. As marcas e as organizações têm que entender o valor desta palavra, dos recursos humanos aos produtos, e começar a agir em conformidade.”

This is Pacifica

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O título de Agência de Design do Ano no festival do CCP ficou nas mãos da This is Pacifica.
“Tudo o que alcançámos em 2019 aconteceu porque procurámos diariamente criar um ambiente de estímulo e entrega plena a cada projecto com o compromisso interno, mas também com e de cada cliente que nos procura, de desenvolvermos permanentemente algo novo, inédito e memorável”, afirma Filipe Mesquita. “Repetimos a mesma ambição para o ano que nos espera”, assegura, tendo pelo menos uma certeza para 2020: “Não sabemos se vamos ganhar prémios (porque já estamos a trabalhar em múltiplos projectos), mas sabemos já que nos vamos divertir a tentar ganhá-los.”

Meios

Arena
ArenaA agência do grupo Havas Media arrancou o ano de 2019 a ser distinguida como Agência do Ano nos Prémios Marketing M&P.
“Em 2020 iremos dar continuidade ao processo de evolução da agência, consolidando o nosso modelo cada vez mais client centric, que tanto nos permite disponibilizar uma oferta verdadeiramente 360, integrando todas as disciplinas de comunicação num único espaço, como nos permite criar soluções taylor made, totalmente personalizadas, desenhadas e adaptadas às necessidades individuais de cada cliente, através de um elevado grau de especialização em várias áreas como em digital, e-commerce, content, estratégia e consultoria”. É desta forma que Rodrigo Albuquerque espera que a agência responda aos desafios do próximo ano, antecipando que “para o efeito, a Arena Media actuará cada vez mais como um consultor estratégico e de negócio e nesse sentido continuaremos a investir muito nos nossos talentos, nas suas competências estratégicas, mas também técnicas, assim como em tecnologia, investigação, analytics e data”. “Mais do que apenas o processo de compra e gestão de meios, a Arena está cada vez mais focada, orientada e comprometida com o negócio dos clientes e, nesse sentido, o principal desafio/objectivo das nossas equipas é o impacto do trabalho de todos, e de cada um, no negócio, na rentabilidade e na eficácia dos nossos clientes”, afirma o executive director da agência do grupo Havas.

MediaCom
MediaComO título de Agência de Meios do Ano nos Prémios Eficácia ficou nas mãos da agência do grupo WPP.
“Nos últimos tempos temos feito um trabalho muito grande de reforço da nossa equipa com uma forte aposta no talento e na inovação de serviços. Naturalmente os resultados têm aparecido”, salienta Ricardo Clemente, lembrando que “o ano que agora está a finalizar permitiu-nos consolidar uma posição de liderança no mercado de agências de media em Portugal, tendo como consequência o reconhecimento do mercado através da atribuição do troféu de melhor agência de meios nos Prémios Eficácia”. “Mas os prémios apenas reflectem o passado”, afirma o CEO da agência do GroupM, referindo que “para 2020 e, no sentido de reforçarmos a nossa posição no mercado, assumimos a responsabilidade de ser uma agência cada vez mais disruptiva que, pela sua forma de estar, inspira e suporta os seus clientes a realizar melhor trabalho, reforçando as suas marcas e trazendo valor para os seus negócios.”

Wavemaker
WavemakerA principal agência de meios do GroupM foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, Agência de Meios do Ano nos Prémios M&P.
Maria João Oliveira, managing partner da agência do grupo WPP, assegura que “o foco em 2020 está em consolidar o sucesso da nossa agência”. Segundo a responsável, isso será alcançado “cimentando o plano de crescimento que temos seguido e que agora, mais do que nunca, faz sentido”. “Numa era em que clientes/marcas procuram parceiros que tenham o conhecimento e as competências necessárias para fazer crescer os seus negócios, estamos convictos de que estar um passo à frente no desenvolvimento de produtos e serviços que sejam distintos fazem da Wavemaker um parceiro chave”, afirma Maria João Oliveira, salientando que “é com essa convicção e esse desafio em mente que queremos entrar em 2020, dando os passos certos para criar uma agência future-ready, que consiga inspirar tanto as nossas pessoas como os nossos clientes.”

Eventos

Desafio Global
Desafio GlobalO título de Agência de Eventos do Ano nos Prémios M&P voltou este ano a ser conquistado pela agência liderada por Pedro Rodrigues.
O próximo ano, acredita o responsável, será “‘spectacular’” e “para isso a equia tem treinado afincadamente em várias artes circenses”. “Malabares, orçamentos para ontem, homens bala, eventos para amanhã, cães amestrados e outras performances de elevado risco”, brinca Pedro Rodrigues, assegurando que “felizmente a equipa gosta destas artes e está altamente motivada para o propósito de fazer cada vez melhores eventos”. “Sempre com um sorriso e fazendo justiça aos nossos hastags #somosexperiencia e #osmaislindos”, acrescenta, fazendo votos para que “2020 seja um ano fantástico para todo o mercado e para todos os players que façam valorizar o seu sector e o seu próprio trabalho.”

Comunicação

Corpcom
CorpcomA agência liderada por José Franco fez o pleno na edição deste ano dos Prémios Comunicação M&P ao conquistar não só o Grande Prémio mas também o título de Agência do Ano.
“Queremos manter os mesmos níveis de exigência e entrega que temos assimilado numa década e estaremos cada vez mais centrados nos clientes”, traça o managing partner da Corpcom, que, olhando para o próximo ano, afirma a intenção de “participar mais no processo criativo na resolução de problemas dos clientes e no desenvolvimento de oportunidades para criar  relações mais sólidas destes com os seus stakeholders”. “Já ganhámos quase todos os prémios que em Portugal havia para ganhar no que respeita a avaliação de trabalhos concretos. Somos apologistas do More Lego, Less Ego (frase do artista Fiumani). Pouco nos interessam os prémios da notoriedade”, afirma o responsável, antecipando que “gostava para o ano de entrar em shortlist nos leões em Cannes e iremos ter oportunidades para o fazer”.

Hill+Knowlton Strategies
Hill+Knowlton StrategiesO título de Agência de Comunicação do Ano nos Prémios M&P foi este ano atribuído à agência do grupo WPP.
Nas palavras de Francisco Teixeira, CEO da Hill+Knowlton, “ser relevante para ser influente é o grande desafio que se coloca, a nosso ver, às agências de relações públicas”. “O desafio não terminará em 2020, não começou em 2019. Veio para ficar”, avisa. “Os clientes procuram quem os ajude a diagnosticar, a solucionar e a prever. O mundo já anda demasiado rápido, está cada vez mais pequeno e a informação flui à velocidade da luz. Escolher bem, sabendo excluir igualmente bem, é outro dos grandes activos das agências de relações públicas”, aponta Francisco Teixeira, deixando um conselho: “Como na origem disto tudo está o talento, acreditamos que os euros que melhor reproduzem são os investidos na qualificação permanente dos nossos consultores.”

Produção

Garage
GarageA produtora fundada por Miguel Varela foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, como Produtora do Ano nos Prémios M&P.
De olhos postos no próximo ano, Miguel Varela assegura que “a Garage está a preparar-se desde que nasceu em 2005”. O responsável acredita, por isso, que “2020 será um ano muito especial, reflexo de 15 anos de muito trabalho. Uns bons, outros muito bons”.

Krypton
KryptonO título de Produtora de Imagem do Ano atribuído pelo festival do Clube de Criativos de Portugal foi entregue este ano à produtora que tem como sócios João Vilela, Ricardo Estevão, Augusto Fraga e Fred Oliveira. A par destes nomes, a produtora representa realizadores como Alexandre Farto, Fernando Mamede, Gonçalo, Norton, Pedro Amorim, Pedro Pinto e Rogério Boldt.

Núcleo
Núcleo

A produtora criada por Alberto Vieira e Fred Pinto Ferreira repetiu, no seu segundo ano de vida, o título de Produtora de Som do Ano no festival do Clube de Criativos de Portugal. Os dois responsáveis sublinham que “2019 foi a continuação da missão a que nos propusemos no início da Núcleo” e antecipam que “2020 não será só a continuação do que que temos vindo a fazer mas também uma evolução”. “A maneira como nos estamos a preparar para este ano é, mais uma vez, interiorizando e lutando pelos nossos valores no mercado: a total dedicação aos projectos e à qualidade do nosso trabalho em colaboração com os nossos parceiros e clientes”, afirmam, referindo que “não seguiremos este caminho sozinhos”. É que a Núcleo realizou “uma parceira com outra produtora da área com valências diferentes das nossas para consolidar o crescimento e poder dar resposta em todas as frentes desta área do som e música. Em 2020 o Núcleo vai aparecer mais forte lado a lado com a Dizplay”, garantem os fundadores do estúdio de som.

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Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025

A Desafio Global, que conquista seis troféus, cinco Ouros e uma Prata, é a grande vencedora nacional do concurso anual que distingue empresas de organização de eventos e ativações de marcas

Portugal conquista 20 prémios no Eventex Awards 2025, evento anual que distingue empresas de organização de eventos e ativações de marcas. Na 15a edição do concurso, que recebeu 1.239 candidaturas, oriundas de 59 países, o país consegue “oito Ouros, sete Pratas e cinco Bronzes”, avança ao M&P fonte oficial da Eventex.

A Desafio Global, conquista seis prémios, vence três Ouros, nas categorias Brand Experience — Automotive, Brand Engagement Event e European Event, pelo projeto NRM@HUB – Charged to Lead, desenvolvido para a Toyota Motor Europe, tendo também recebido dois Ouros, nas categorias B2B Event e Use of AI, com um evento da Deloitte. ‘Time to ReThink’, tema das Conferências do Estoril 2024, promovidas pela Nova School of Business & Economics e pela Nova Medical School, ganhou uma Prata, na categoria Conference.

A agência GR8 Events regressa da cerimónia com quatro distinções. A XXVII ANOC General Assembly e os ANOC Awards, organizados para a Association of National Olympic Committees (ANOC), vencem Prata na categoria Association Meeting, sendo que a assembleia-geral também ganha um Bronze na categoria Conference.

O evento NTT Data Emojination, organizado pela GR8 Events para a NTT Data, arrecada um Bronze na categoria Celebration Event, enquanto que o Linha Amarela, encontro de colaboradores do Banco Montepio, é recompensado com um Bronze, na categoria de Event Concept.

O Filosofia Event Group, com delegações em Portugal e na Ucrânia, também consegue quatro galardões. Além de um Ouro na categoria B2B Event pela Cyber Beast Party, ganha uma Prata na categoria Networking Event com um evento para a Growe Partners, uma Prata na categoria Consumer Engagement Event com a Cyber Beast Party e um Bronze na categoria People’s Choice Team.

A Tox’Inn, entretanto rebatizada Bloomer, conquista dois prémios, uma Prata na categoria People’s Choice Supplier e um Bronze na categoria Staffing Company.

A Vanilla Project também é distinguida com dois. Além de um Ouro na categoria Rising Star Agency, vê também a iniciativa Lisboa – Portugal vencer Prata na categoria People’s Choice Destination.

A lista de vencedores nacionais inclui ainda a New Sheet Brand Activation, que arrecada um Ouro com o projeto Noitada Portimão, para a Câmara Municipal de Portimão, na categoria Municipal Event, bem como a Ocubo, que vê a iniciativa Serralves in Light ser recompensada com um Bronze, na categoria Cultural Event.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

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Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente

A medida tem metas ambiciosas. O Governo sublinha que o principal objetivo é “fomentar a literacia mediática e digital, combater a desinformação e promover o espírito crítico nos jovens”

Todos os jovens entre os 15 e os 18 anos, com residência em território nacional, podem subscrever gratuitamente uma assinatura digital de um jornal ou de uma revista de caráter generalista ou económico, à sua escolha, durante dois anos.

O Programa de Assinaturas Digitais é uma medida que está inserida no Plano de Ação para a Comunicação Social, apresentado pelo Governo a 8 de outubro do ano passado, e que mobiliza um investimento de €5,9 milhões.

À escolha dos jovens estão onze meios de comunicação social que aderiram ao programa: Diário de Notícias, Correio da Manhã, ECO, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Observador, Público, Sábado, Vida Económica e Visão.

A adesão pode ser feita através do portal Gov.pt, mediante autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

“A inscrição no programa, bem como a escolha do jornal, deve ser realizada diretamente pelo beneficiário, sendo permitida uma única adesão por jovem. O valor da assinatura é integralmente suportado pelo Estado”, explicam os ministérios da Juventude e Modernização, Assuntos Parlamentares e Educação, Ciência e Inovação num comunicado enviado às redações.

A medida tem metas ambiciosas. O Governo sublinha que o principal objetivo é “fomentar a literacia mediática e digital, combater a desinformação e promover o espírito crítico nos jovens”, capacitando-os para um consumo de informação mais consciente e informado.

 

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Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear

“O ator norte-americano é mais do que um embaixador, ele é parte da nossa família. Não só partilha os nossos valores, como os incorpora na vida quotidiana”, diz George Ciz, diretor de marketing da Tag Heuer

A parceria da marca suíça Tag Heuer com o ator e piloto profissional de corridas de resistência, Patrick Dempsey, que tem mais de uma década, entra agora numa nova fase.

O embaixador da marca, eleito o ‘homem mais sexy do mundo’ pela revista People em 2023, é o novo rosto da linha de óculos da marca de relógios de luxo, fundada em 1860 por Edouard Heuer, e que hoje pertence ao grupo francês LVHM.

A marca compara a escolha de Patrick Dempsey à do antigo ator norte-americano, Steve McQueen, um piloto de sucesso que também competia regularmente em corridas de automóveis, e que colaborou com a Tag Heuer ao longo da carreira.

A empresa, que está a aprofundar a colaboração com competições internacionais de corridas, tornou-se a cronometrista oficial da Fórmula 1 em janeiro de 2025, substituindo a Rolex, que cumpria a função desde 2023.

George Ciz, diretor de marketing da Tag Heuer, destaca a importância do ator norte-americano para a marca. “Patrick Dempsey é mais do que um embaixador, ele é parte da nossa família. Não só partilha os nossos valores, como os incorpora na sua vida quotidiana”, segundo o comunicado de imprensa da Tag Heur.

As imagens da campanha, além da referência aos ícones do passado, apresentam uma visão refinada do catálogo de óculos da ‘maison’. O ator é fotografado com as linhas de óculos Jack Heuer e Mini Vingt-Sept.
A coleção de óculos Tag Heuer 2025, que também inclui novas peças das famílias Shield Pro e Avant-Garde, já está disponível online e nas lojas físicas.

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Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária

Desenvolvida pela Lola Normajean, a ação passa pela criação de um ‘show apartment’ nas ruas de Lisboa, a publicação de falsos anúncios em portais imobiliários e ainda a distribuição de flyers com pedras da calçada

A Comunidade Vida e Paz lança a campanha ‘Condomínio Olho da Rua’, com o objetivo de chamar a atenção para o problema das pessoas em situação de sem-abrigo da região de Lisboa e dessa forma, incentivar a doação de 0,5% do IRS a favor da ONG portuguesa.

A Comunidade Viva e Paz transforma o drama das ruas num falso empreendimento premium, recorrendo a todos os clichés do marketing imobiliário de luxo, de forma a chamar atenção para o direito básico de ter um teto.

 

Desenvolvida pela Lola Normajean, a ação passa pela criação de um ‘show apartment’ nas ruas de Lisboa, a publicação de falsos anúncios em portais imobiliários, a colocação de placas “vende-se” em casas reais despejadas e ainda a distribuição de flyers com pedras da calçada lisboeta.

A população em situação de sem-abrigo da cidade de Lisboa, segundo o comunicado da ONG, cresceu 25% só em 2024, incluindo agora famílias, crianças e jovens trabalhadores.

A campanha arrojada conta com Nuno Markl como embaixador e gerou 1,9 milhões em ‘earned media’. Além disso, viu as doações aumentarem 66% e o número de doares a crescer mais de 50%.

 

 

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Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes

“Vai ser uma injeção em dose industrial das melhores ideias do mundo, um privilégio. Pede-se exigência, sentido de responsabilidade e justiça na avaliação, mas conto divertir-me muito pelo caminho”, refere Nuno Riça (na foto), em declarações ao M&P

Catarina Nunes

Nuno Riça, diretor criativo da Bar Ogilvy, é jurado de seleção da ‘shortlist’ na categoria Films do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. É também o único criativo em representação de agências nacionais a integrar um júri da edição deste ano do festival, que decorre em Cannes de 16 a 20 de junho.

“Espero ver muitos exemplos de excelência daquilo a que a indústria criativa já nos habituou ser capaz, com muita frescura, ‘craft’ imaculado, relevância e impacto. Mas confesso que estou mais ansioso por ver o que nunca pensámos ser possível, o supostamente inconcebível mas que afinal bate certo, ideias que criam um novo padrão”, refere Nuno Riça em declarações ao M&P.

O diretor criativo da Bar Ogilvy, desde 2020, considera que a seleção dos trabalhos a concurso, que posteriormente serão votados para prémio por outro grupo de jurados, “vai ser uma injeção em dose industrial das melhores ideias do mundo, um privilégio. Pede-se exigência, sentido de responsabilidade e justiça na avaliação, mas conto divertir-me muito pelo caminho”.

O trabalho de Nuno Riça é reconhecido nos principais festivais de criatividade e eficácia, em Portugal e no Cannes Lions, incluindo um Leão de Ouro em 2022, ao longo do percurso profissional em que trabalha marcas como Galp, TAP, Millennium, Nestlé, Frize, Olá e Jogos Santa Casa. Nascido em Lisboa, é licenciado em relações públicas e publicidade e começa a estagiar na BBDO, em 2006, como redator. Seguem-se a Strat e a Havas Worldwide, até 2013. Posteriormente, passa cinco anos na Bar Lisboa e transita para a Bar Ogilvy.

Em relação ao desempenho das agências portuguesas, Nuno Riça defende que “precisamos de ganhar consistência em Cannes, temos potencial para isso e acredito que as agências portuguesas podem dar mais um passo nesse sentido este ano”.

O júri de seleção de ‘shorlist’ abrange especialistas globais de todas as indústrias criativas, de 79 mercados e divididos pelas várias categorias do festival, em que o Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Islândia e Mongólia estão representados este ano pela primeira vez. Marian Brannelly, diretora global de prémios do Cannes Lions, considera que “o júri de seleção de 2025 é um verdadeiro reflexo da natureza global da criatividade hoje. A adição de novos mercados como Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Islândia e Mongólia é uma prova da crescente influência criativa e das economias dessas regiões”.

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

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Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos

O jogo que pode decidir o campeão nacional está na origem dos dois anúncios da nova vaga comunicacional da operadora, protagonizados por Pote, Geovany Quenda, Fredrik Aursnes, Vangelis Pavlidis e Júlio Isidro

A segunda vaga da nova campanha da Nos, ‘Liga Tudo A Que Ligas’ (na foto), tira partido do dérbi que opõe o SL Benfica ao Sporting CP a 10 de maio, apresentando dois filmes publicitários, um para cada equipa. Com criatividade da agência O Escritório, produção de Estela Rocha e da Krypton Films, realização de Augusto Fraga e estratégia de meios da Arena Media, os filmes contam com a participação dos futebolistas Pote, Geovany Quenda, Fredrik Aursnes e Vangelis Pavlidis e do apresentador de televisão Júlio Isidro.

“Reforçando o propósito da campanha, continuamos a apostar em ligar as pessoas às suas paixões, e, se há algo que apaixona os portugueses, é o futebol. A poucos dias do dérbi que poderá decidir quem será o próximo campeão nacional, lançamos novos spots que vêm reafirmar a sua relação com o futebol e a parceria com os dois clubes”, explica a Nos em comunicado de imprensa.

Divulgados em televisão e digital desde 8 de maio, os anúncios amplificam a campanha, que terá mais momentos relacionados com a final do campeonato de futebol nacional e com a celebração do título. Os próximos anúncios são revelados antes do fim do mês. “Todos estes spots estão alinhados com o objetivo da marca se tornar mais relevante para os portugueses, mais atual e capaz de acompanhar as conversas do momento”, salienta o documento.

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SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV

A presença da Wine Tourism TV no SAPO representa uma plataforma estratégica para alavancar o setor do enoturismo, impulsionando o desenvolvimento regional e criando novas oportunidades de negócio

O portal SAPO estabeleceu uma nova parceria com a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo – para integrar a Wine Tourism TV na oferta de conteúdos. A colaboração visa promover Portugal como destino de excelência para enófilos e viajantes, através do primeiro canal de televisão do mundo dedicado exclusivamente ao enoturismo.
Com esta parceria, a programação da Wine Tourism TV passa a estar disponível em exclusivo no SAPO, reforçando a presença do canal junto de milhões de utilizadores. Entrevistas, reportagens, documentários e formatos originais que exploram as regiões vitivinícolas, os produtores, as castas, as experiências enoturísticas e a cultura do vinho portuguesa, estarão agora acessíveis a uma audiência mais ampla.
“Estamos muito felizes com esta parceria. A Wine Tourism TV foi lançada em outubro do ano passado com uma programação diversificada que inclui um noticiário semanal, dois programas temáticos e inúmeros vídeos dos nossos parceiros e entidades ligadas ao vinho e ao turismo em Portugal. A nossa audiência crescia todos os dias, mas agora, com a projeção que o SAPO nos oferece, vamos chegar muito mais longe. O mundo do vinho e do enoturismo só tem a ganhar com esta união”, afirma Maria João de Almeida, presidente da APENO, em comunicado de imprensa.
Para Gil Moreira, Diretor-Geral do SAPO, “a ligação a um parceiro com a inovação e o nível de especialização da APENO através da Wine Tourism TV, permite ao SAPO disponibilizar aos seus leitores e utilizadores conteúdos diferenciadores e representativos da capacidade de desenvolvimento das marcas do país além fronteiras”.
A presença da Wine Tourism TV no SAPO representa uma plataforma estratégica para alavancar a visibilidade do setor do enoturismo no panorama mediático nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento regional e criando novas oportunidades de negócio para os profissionais do setor. A partir de agora, toda a gestão comercial da Wine Tourism TV será assegurada pelo SAPO, garantindo uma abordagem profissional, estruturada e com grande alcance no mercado digital português.
O SAPO continua a destacar-se como o portal mais visitado em Portugal. Em 2024, o site registou uma média mensal superior a três milhões de utilizadores e ultrapassou os 120 milhões de ‘pageviews’ por mês.
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Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal

“Vivemos um momento em que a reputação corporativa deixou de ser apenas um valor intangível para se tornar uma alavanca estratégica, que influencia a capacidade de exercer influência, atrair talento e garantir a sustentabilidade a longo prazo”, diz Miguel Giménez de Castro (na foto)

O L’Oréal Groupe escolhe Miguel Giménez de Castro para diretor de assuntos corporativos e ‘engagement’ para Portugal e Espanha, com início de funções a 1 de maio.

“Encaro esta nova etapa com entusiasmo e compromisso. É um privilégio poder liderar uma área que desempenha um papel essencial na articulação do posicionamento, do impacto e das relações com os grupos de interesse de uma empresa global como o L’Oréal Groupe. Vivemos um momento em que a reputação corporativa deixou de ser apenas um valor intangível para se tornar uma alavanca estratégica, que influencia a capacidade de exercer influência, atrair talento e garantir a sustentabilidade a longo prazo”, refere Miguel Giménez de
Castro, citado em comunicado de imprensa.

Miguel Giménez de Castro irá liderar as áreas de comunicação externa e interna, estratégia de assuntos públicos, gestão de crise, ‘engagement’ de colaboradores e construção da marca corporativa. “Nesta nova função, vai integrar de forma estratégica as funções de comunicação corporativa e assuntos públicos, com o objetivo de maximizar o impacto do grupo entre os seus ‘stakeholders’ chave e fortalecer o seu posicionamento como ator empresarial responsável por um ambiente regulatório e dinâmico”, avança a L’Oréal em comunicado de imprensa.

Com um percurso internacional, Miguel Giménez de Castro conta com 20 anos de experiência em comunicação corporativa, relações institucionais e gestão de ‘stakeholders’, em setores altamente regulamentados como a energia, o aço, a automação e a tecnologia. Inicia a carreira na Repsol, em 2006, onde assume funções na área de comunicação e assuntos públicos, incluindo a direção destas áreas para a Argélia e outros mercados internacionais.

Posteriormente, ingressa na ArcelorMittal e na ThyssenKrupp, onde funda e lidera o departamento de comunicação e assuntos governamentais, para 72 países – como a Turquia – no Médio Oriente e África. No âmbito da automação, desempenha o cargo de diretor de comunicação, parcerias e liderança na Jannarelly Automotive, antes de se juntar à IBM, em 2021, como líder de comunicação, marca e liderança social para Espanha, Portugal, Grécia e Israel. Desde 2024 tem liderado a comunicação para a região de EMEA, englobando meios, marcas, crises, comunicação executiva e empresarial.

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SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais

Os ex-futebolistas Gerard Piqué (na foto, à esq.) e Iker Casillas (à dta.) retomam picardias antigas, num projeto que “requereu muita coordenação e resiliência”, revela ao M&P João Ribeiro, sócio-gerente da agência Stream and Tough Guy

O jogo do campeonato espanhol que opõe o FC Barcelona ao Real Madrid CF, no próximo dia 11, está na origem da nova fase da campanha que a Stream and Tough Guy (SaTG) desenvolveu para a Uber Eats.

Entre os dias 9 e 11, a plataforma digital de restauração recupera a rivalidade entre os dois clubes através de três anúncios que mostram os ex-futebolistas Gerard Piqué e Iker Casillas a retomar picardias antigas para promover as bolachas Manitas de Piqué e os palmiers Orejonas de Casillas.

“O maior desafio neste projeto foi conseguir ‘cozinhar’ a opinião de todos os intervenientes nesta receita (SaTG, Uber Eats, La Liga, Gerard Piqué e Iker Casillas) acerca de todos os ingredientes da campanha, a tempo de sair do forno antes do jogo, que é já no próximo domingo. Foi um projeto que requereu muita coordenação e resiliência”, assume ao M&P João Ribeiro, cofundador e sócio-gerente da agência.

As Manitas de Piqué e as Orejonas de Casillas, as duas especialidades gastronómicas comercializadas nos dois restaurantes virtuais que os ex-futebolistas anunciam nos filmes publicitários, criados para televisão e digital, são comercializadas pela Uber Eats em exclusivo, em Madrid e Barcelona.

“Isto reforça a nossa estratégia de querer fazer trabalho a partir de Portugal para qualquer parte do mundo. Além de Espanha, já fizemos trabalhos para países como o Paquistão e os Estados Unidos, entre outros. Temos mais ideias no forno à espera de saírem para outros mercados muito em breve”, desvenda João Ribeiro.

Depois de reacenderem as picardias futebolísticas na última campanha publicitária conjunta, na qual o antigo defesa catalão e o ex-guarda-redes madrileno trocavam piadas sobre ‘manitas’ e ‘orejonas’, a Uber Eats transforma esses símbolos do futebol em produtos reais que os adeptos poderão encomendar em exclusivo, para saborearem nos dias que antecedem o clássico.

“As Manitas de Piqué são bolachas em forma de mão, inspiradas no mítico gesto do catalão após a vitória por 5-0 do FC Barcelona frente ao Real Madrid CF, em 2010. Já as Orejonas de Casillas são comercializadas numa caixa com 15 palmiers, um por cada troféu da Liga dos Campeões conquistado pelo Real Madrid CF”, explica a SaTG em comunicado de imprensa.

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8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões

O centro comercial, gerido e comercializado pela CBRE, junta-se ao conhecido criador de conteúdos nas redes sociais para consolidar a estratégia digital e de fidelização

O 8ª Avenida, centro comercial gerido e comercializado pela CBRE, dá mais um passo na consolidação da estratégia digital e de fidelização com o lançamento de um sistema de recompensas, a ‘Liga dos Pontos’.

Para dar a conhecer esta novidade, o 8ª Avenida junta-se ao conhecido criador de conteúdos nas redes sociais, Camaleaooo, para uma recriação da Liga dos Campeões.

A campanha do 8ª Avenida pretende transformar o clube de fidelização numa autêntica liga em que cada compra e cada visita ao centro comercial se tornam jogadas decisivas para acumular pontos e chegar ao topo das vantagens.

Esta nova funcionalidade é a materialização da estratégia global da Castellana Properties, que aposta numa transformação digital centrada na experiência do cliente e na criação de valor a longo prazo.

Este novo sistema vem reforçar a ligação entre o 8ª Avenida e os clientes, premiando a interação com benefícios reais e personalizados, através de uma experiência ‘gamificada’ que torna o processo de fidelização mais interativo. Através da APP, os utilizadores podem acumular pontos com ações simples do dia-a-dia — dentro ou fora do centro — e trocá-los por prémios, descontos, vantagens exclusivas ou participação em passatempos.

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