YouTube pode acabar com publicidade dirigida a crianças em vídeos infantis
O YouTube está a estudar a possibilidade de acabar com os anúncios direccionados a crianças nos vídeos infantis. Segundo relata a Bloomberg, em causa está uma queixa apresentada pela Federal […]

Meios & Publicidade
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar a Liga dos Campeões
O YouTube está a estudar a possibilidade de acabar com os anúncios direccionados a crianças nos vídeos infantis. Segundo relata a Bloomberg, em causa está uma queixa apresentada pela Federal Trade Commission (FTC) contra o Google por eventual violação da Lei de Privacidade On-line para Crianças dos Estados Unidos (Children’s Online Privacy Protection Act). A legislação impede que as empresas usem dados de menores de 13 anos sem a autorização dos pais.
Já antes o YouTube tinha argumentado que o portal principal não era para crianças, uma vez que estas devem aceder à versão YouTube Kids, que não apresenta anúncios direccionados. No entanto, o portal principal continua a apresentar vídeos de desenhos animados ou infantis com publicidade direccionada e que são vistos por crianças.
Em Abril de 2018, vários grupos de consumidores apresentaram queixa à FTC de que o YouTube recolhia regularmente informações sobre os utilizadores menores de 13 anos para usar em publicidade direccionada. Estes grupos chegaram a propor que a agência governamental obrigasse a plataforma a transferir todos os vídeos infantis para o YouTube Kids.