Instagram dispara entre jovens portugueses como plataforma para seguir figuras públicas
O Instagram mais do que duplicou as referências entre os jovens portugueses enquanto plataforma preferida para seguir figuras públicas nas redes sociais.

Pedro Durães
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar a Liga dos Campeões
O Instagram mais do que duplicou as referências entre os jovens portugueses enquanto plataforma preferida para seguir figuras públicas nas redes sociais. Apesar de continuar a ser a rede social mais referida, com 66,6%, no espaço de dois anos o Facebook caiu de valores próximos dos 90%, enquanto o Instagram, que em 2016 não chegava aos 30% de referências, situa-se agora muito próximo do Facebook ao ser apontado por 62,3% dos jovens entre os 15 e os 24 anos. Os dados constam do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, da Marktest Consulting, segundo o qual 47,8% dos portugueses com perfil criado em redes sociais é fã ou segue figuras públicas nesses sites, um valor que sobe para os 70,6% entre os jovens da faixa etária referida. O dados mostram ainda que a referência a youtubers, vloguers e “social media personalities” foi a que mais aumentou face ao ano anterior, sendo agora mencionados por 14,2% dos inquiridos.
De acordo com o estudo, Cristiano Ronaldo é a figura púbica que mais utilizadores de redes sociais dizem seguir, surgindo destacado com 28% das referências. Cristina Ferreira ocupa a segunda posição, com 10,2%, e Rita Pereira a terceira, com 7,9%. Nuno Markl (6,5%) e Manuel Luís Goucha (6,4%) completam o top cinco das figuras públicas mais indicadas.