Tumblr: Mais uma rede social a que deve estar atento
Chama-se Tumblr, é usado por um público urbano, está em rápida ascensão. Até Barack Obama já usa a pensar na campanha eleitoral

Rui Oliveira Marques
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Há uma nova plataforma de publicação que poderá revelar-se incontornável. Trata-se do Tumblr, que já conseguiu ultrapassar o WordPress em número de utilizadores. À frente só está o Blogger. No início de Janeiro, o Tumblr tinha chegado aos 39 milhões de blogues registados. Porquê este rápido sucesso? Segundo os seus adeptos, deve-se à facilidade de utilização. Ao contrário de outras plataformas de blogging, como os conteúdos são disponibilizados com tags, são mais facilmente encontrados e difundidos na comunidade de utilizadores. Tal como nas redes sociais, é possível seguir outros utilizadores e “reblogar”, isto é, partilhar os posts preferidos com a rede de contactos. “Se quer um produto limpo, simples e fácil de criar e de manter durante a sua pausa para o almoço, o Tumblr é para si”, aponta a Mashable. A avaliar pelos estudos divulgados nos Estados Unidos, a audiência é maioritariamente jovem, já que 56 por cento dos utilizadores têm menos de 34 anos. Além disso, é equilibrado quanto ao género (52 por cento são homens).
Mark Coatney, ex-editor na Newsweek responsável pela presença da revista nas redes sociais, é agora “media evangelist” no Tumblr. Em declarações ao New York Times sustenta que se está perante “uma nova forma de falar com a audiência”, em oposição aos “gosto” do Facebook ou aos retweets do Twitter. Coatney acredita que o Tumblr irá ocupar uma posição entre o Twitter e o Facebook, já que permite conciliar imagens, vídeos, clipes de som e texto. Ao contrário de outras redes sociais, no Tumblr não é visível o número de seguidores de determinado utilizador. “Não é tão importante quem o está a seguir. Não se trata de ter 10 mil seguidores. Tem a ver menos com a audiência e mais com a comunicação com uma comunidade”, considera o mesmo responsável. Várias marcas começaram a testar a plataforma. The Atlantic, Rolling Stone, The Huffington Post e o próprio The New York Times estão entre os projectos de media que já aderiram. Os títulos estão ainda a experimentar a forma mais indicada para que partilhar notícias no Tumblr. Recentemente a Newsweek (newsweek.tumblr.com) divulgou em primeira mão uma crítica de Madonna, durante uma entrevista à revista, às “semelhanças” que considera existirem entre a música de Lady Gaga e a sua. Só uma semana depois é que foram divulgados nos restantes suportes da revista os detalhes sobre esta acusação de plágio encoberto. A equipa da TVI24, aquando da reformulação do canal, aproveitou para entrar nesta plataforma (Breakingthenewstvi24.tumblr.com).
O presidente dos Estados Unidos (BarackObama.tumblr.com) estreou no fim de Outubro a sua página, já a pensar nas campanhas presidenciais. Aí é possível encontrar desde a receita de chili da família Obama até ao gráfico com a evolução da taxa de desemprego. Nos Estados Unidos, o Tumblr é já a terceira plataforma de partilha de conteúdos. O Facebook tem uma quota de 52 por cento, que o torna em líder sem par. Logo a seguir surgem o Twitter e o Tumblr, que consegue ficar à frente do Google+.
Saiba mais sobre outras redes sociais do momento: Instagram e Pinterest