Página da EDP no Facebook inundada de comentários negativos
O Código de Conduta da EDP no Facebook, disponível na página da empresa, refere que “é um direito da EDP eliminar, sem qualquer pré-aviso, conteúdos considerados ilícitos”
Rui Oliveira Marques
Nova Expressão renova conta de media de €1,2 milhões com a Opticalia
Filipa Alves é a nova diretora criativa da Happy Brands
Receitas publicitárias da Meta crescem 26,8%
Concurso europeu apoia novas tecnologias aplicadas aos media em Portugal
Filomena Spranger Jorge assume direção de marketing do Burger King Portugal
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
A página da EDP no Facebook está a ser inundada com centenas de comentários negativos sobre a empresa. A onda de contestação também chegou ao Twitter, onde está a ser usada a hashtag #edp.
Tudo começou no domingo à tarde, quando Joana Couve Vieira colocou no mural da marca a mensagem “Eu não pedi um Plano Nacional de Barragens” com o link para o grupo no Facebook que pretende combater os projectos de expansão das barragens.
A marca explicou então no mural, 14 minutos depois, que iria apagar o post por não respeitar o Código de Conduta, pedindo à utilizadora que participasse na “nossa comunidade com as suas críticas construtivas”. O Código de Conduta da EDP no Facebook, disponível na página da empresa, refere que “é um direito da EDP eliminar, sem qualquer pré-aviso, conteúdos considerados ilícitos e denunciar tais situações à entidade Facebook”. O Código inclui nesses conteúdos “difamação, injúrias, ameaças e/ou abuso do nome e/ou imagem dos utilizadores da página e/ou da notoriedade e prestigio da marca” e “conteúdos que procuram o recrutamento para outras iniciativas que não as promovidas pela EDP”.
Ao longo do dia de domingo, mas principalmente durante a manhã desta segunda-feira, têm-se sucedido mensagens e imagens negativas colocadas no mural da empresa, sobre as remunerações dos administradores da empresa, a política ambiental adoptada e o preço da electricidade em Portugal.
Por volta do meio dia desta segunda-feira, a EDP colocou uma mensagem no Facebook em que dizia que estava a seguir “com atenção os posts publicados no mural da nossa página e estamos empenhados em continuar a dialogar com a nossa comunidade, de forma a criar um ambiente construtivo onde todos podem participar”. A marca sublinhou também que o Código de Conduta da página da EDP no Facebook e o Código de Conduta do Facebook permitem “definir os princípios para o bom funcionamento da mesma e deve ser tido em conta por todos os membros da comunidade”. No entanto, ao longo do dia continuaram a ser colocados centenas de comentários na página da marca, sem que a EDP as apagasse.