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O que a tecnologia pode fazer pela sua revista

Não, não há nada de errado com as capas da Egoísta e da GQ.

Ana Marcela
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Não, não há nada de errado com as capas da Egoísta e da GQ. Se as imagens parecem desfocadas nestas páginas é altura de ir buscar os óculos 3D. O uso das imagens tridimensionais chegou à imprensa e parece estar a ganhar terreno. Patrícia Reis, editora da Egoísta, chama à capa da última edição da revista trimestral a sua “capa Avatar”. Dedicada ao Oriente, a edição revela as fotografias do italiano Roberto Giostra, que registou directamente em 3D a sua visão sobre esta região do globo. A responsável da publicação propriedade da Estoril Sol justifica a aposta na utilização de tecnologia tridimensional com a estratégia da revista que “ao longo de 10 anos tem-se esforçado por apresentar capas originais”, com recurso ao uso de veludo, a película lenticular ou em braille e que no próximo número se irá materializar numa capa a negro que terá de ser colocada no micro-ondas, “no máximo durante um segundo”, e a seguir revela uma imagem dedicada ao tema Liberdade. Produzir uma capa em 3D não colocou problemas de maior, diz a responsável, ao nível de produção na gráfica, tendo apenas de ter sido feito uma encomenda “de óculos à China, com muita antecedência”. A capa ganhou nos prémios da revista portuguesa Papiés, mas não sendo, como diz Patrícia Reis, a Egoísta “a publicação típica”, não sabe até que ponto esta aposta no 3D poderá tornar-se mais comum no mercado editorial português. “A nossa revista não tem um interesse meramente comercial”, frisa. A verdade é que o recurso ao 3D não é caso único no mercado editorial português. Também a GQ na sua última edição dedicou uma porção considerável das suas páginas ao 3D. Para Domingos Amaral na aplicação desta tecnologia há um antes e um depois do Avatar, filme de James Cameron que colocou o 3D no foco da atenção do público e dos media. Depois do cinema, a tecnologia começou a ganhar força na televisão e chega agora à imprensa. “Mostrar inovação”, através de “ideias novas”, aumentar notoriedade da revista masculina junto do público e dos anunciantes foram os objectivos que se pretenderam atingir com esta iniciativa, frisa o director da GQ, que refere ainda a vontade de colocar o título mensal na “liderança do uso do 3D na imprensa em Portugal”. O efeito que pode ser visto na capa e nas páginas de produção de moda da revista foi obtido com o recurso a várias técnicas, descreve o responsável editorial, parte resultante de uma produção directa em 3D, realizada pelo fotógrafo Ricardo Quaresma, e outro tanto da aplicação de um programa informático que transforma as fotografias 2D em imagens tridimensionais. Mas para o efeito ser total, a revista teve ainda de encomendar à Mediapromo, empresa sedeada no Porto, os óculos que permitem aceder ao efeito tridimensional em pleno. “Não é um custo exagerado, é um adicional. Não é nada que seja incomportável”, afirma Domingos Amaral. “O custo maior tem a ver com os óculos e aí fomos à procura de parceiros. Encontrámos a Renault, que sponsarizou esta acção”, diz, sem revelar os montantes de custo e de receita com esta edição. Além da marca automóvel que patrocinou os óculos, “um grupo importante de anunciantes alinhou em transformar os anúncios 2D em 3D”. “Houve alguns [anunciantes] que foram seduzidos pela ideia”, comenta o director da GQ.

Com a evolução da própria tecnologia, o responsável da revista masculina considera que o recurso ao 3D irá tornar-se mais habitual, tanto na imprensa, como na televisão ou cinema, mas se será a resposta para aumentar as vendas das revistas ainda é prematuro dizer. “Ainda é muito cedo”, afirma, quando questionado sobre a receptividade da GQ 3D em banca, “mas acredito que será um argumento de venda que vai funcionar muito bem”.

Quando o vídeo chega às revistas

Se o 3D, talvez efeito do Avatar, está no centro das atenções, o mercado editorial português e os anunciantes têm vindo também a experimentar outras opções trazidas por novas tecnologias ou resultantes da aplicação de tecnologias já existentes. Em Fevereiro, a Sábado foi o veículo escolhido pela OMD e pela Renault Portugal para a sua campanha de Video in Print (VIP), uma acção levada a cabo pela Wibii Marketing Tailors. A acção era constituída por um encarte que exibia seis vídeos, com cerca de um total de 10 minutos de visualização, entre outras informações com vídeos sobre os novos modelos Mégane RS e Laguna Coupé, a nova gama Zero Emissões e making of do anúncio para o Renault Mégane Coupé e Sport Tourer, rodado em Lisboa, e com assinatura da Publicis.

A Pixel é outra das empresas que em Portugal oferece esta tecnologia. Esta, descreve Ana Santana Lopes, executive manager da Pixel, inclui a possibilidade de “programar até 90 minutos de conteúdo de áudio-vídeo em tela super fina, controle de navegação através de múltiplos clipes de vídeo, o uso secundário que permite aos consumidores baixar os seus próprios conteúdos de vídeo e vida Extended Play através de baterias recarregáveis”. Visualmente o VIP apresenta-se numa “tela fininha de LCD com resolução de 320×240, colada nas páginas da publicação, e um micro-chip de 2,7 mm de espessura contendo áudio e vídeo”. “Desta forma, esta tecnologia de impressão serve como a primeira verdadeira ponte entre a media impressa e digital. Com todos os desenvolvimentos já existentes em áudio, iluminação, dimensões e materiais esta é uma tecnologia que representa um salto quântico em termos de complexidade e sofisticação”, argumenta a responsável. O VIP pode ser aplicado à própria publicação (“ainda existem algumas limitações na produção mas estou em crer que serão ultrapassadas rapidamente”) ou surgir como encarte (“simples”), e qualquer produção audiovisual (spot, filmes de apresentações institucionais, etc) pode ser adaptada a esta tecnologia através de um software específico, explica Ana Santana Lopes. “O investimento financeiro associado a uma campanha usando esta tecnologia não é pequeno, mas depende de quantidades e da variedade de conteúdos a inserir”, afirma a responsável da Pixel. “Mas o mais importante, não é o investimento, mas sim o retorno que obtemos. A CBS e a Pepsi Max serão sempre lembradas pela sua acção inovadora de marketing que apanhou os media de surpresa em Setembro de 2009”, acrescenta.

Ana Santana Lopes mostra-se optimista quanto à evolução e expansão de utilização do VIP. “Se, até à data, apenas era possível encontrar conteúdos estáticos numa publicação ou brochura, a partir de agora a comunicação conta com um suporte que permite ir mais além no impacto da mensagem junto do público-alvo. Pode-se falar de uma nova era na publicidade”, acredita. “É possível que num futuro próximo, esta tecnologia esteja presente em locais tão diversos como embalagens de cartão, menus de restaurantes, boletins informativos, revistas, jornais, cartões de aniversário, brinquedos e outros”, refere.

Realidade versão XL

Ao VIP junta-se um novo acrónimo: RA. Ou seja, realidade aumentada. Vítor Santos, um dos fundadores do atelier Raio X Design, que desenvolveu uma acção com recurso a esta ferramenta para a Dif, dando “a oportunidade ao leitor de viajar para além do papel” explica o seu funcionamento: “O utilizador tem de ter um computador com webcam, abre uma página específica e mostra o marcador, que é um símbolo gráfico a preto-e-branco [colocado nas páginas da revista]. Quando a aplicação identifica o marcador, activa a realidade aumentada, que pode ser um vídeo, uma animação, um objecto 3D, um jogo, etc.”

O projecto, explica Trevenen Morris-Grantham, director da Publicards e editor da Dif, surgiu de um contacto realizado pela Raio X Design “que nos abordou para tentar perceber se faria sentido esta acção para marcar uma diferenciação da revista”, o que foi considerado apropriado, tendo em conta “o conceito da revista e do público” a que se dirige.

Na edição os leitores tinham acesso a diversos marcadores que, quando exibidos frente a um ecrã de um computador/webcam, davam acesso a vários vídeos produzidos por parceiros, como a produção de moda realizada com o patrocínio da Compal, da qual foi feito um vídeo com o making-of, tendo contado ainda com o contributo de vídeos produzidos pela Cabra Cega e pela Torke. “A nossa ideia foi fazer parcerias com as empresas, mostrando o que é possível com o recurso à realidade aumentada”, comenta o responsável da Dif, que classifica o investimento nesta iniciativa como “irrisório”, sendo mesmo ao nível de reforço de espaço de servidor, já que o “já tínhamos o site e não criámos propriamente conteúdos” para esta iniciativa.

“O facto de podermos incluir conteúdos multimédia ou interactivos aumenta o interesse do leitor, pois existe um factor surpresa aliado a uma quantidade maior de informação, que é mostrada de uma forma completamente diferente”, considera Vítor Santos. “Há uma maior predisposição para consultar informação online, o que torna as revistas num meio menos aliciante para o leitor. No fundo, pretendemos aliar os conteúdos em papel, com esse dinamismo da internet”, acrescenta um dos fundadores da Raio X Design, quando questionado sobre a potencial receptividade deste tipo de abordagem junto dos leitores. Em relação aos anunciantes, Vítor Santos mostra-se igualmente optimista. “Enfrentamos neste momento uma crise na publicidade a nível dos media tradicionais. Se dermos oportunidade a um anunciante de incluir outros conteúdos que sejam mais eficazes na comunicação com o cliente, irá dar um novo ânimo à publicidade. Pode ser algo surpreendente, mas também pode ser uma promoção, um passatempo ou um jogo, sendo o objectivo principal criar laços com o cliente”, comenta. Trevenen Morris-Grantham mostra-se mais cauteloso. O tempo record em que esta ideia foi pensada e implementada (“três a quatro semanas”), não deu margem suficiente para a revista trabalhar a proposta junto dos anunciantes, admite o editor da Dif. A novidade da abordagem também coloca problemas adicionais. “É difícil explicar [a um anunciante] o que não conhece. Os clientes gostam de fazer coisas diferentes, mas quando é muito diferente ficam com algum receio, sobretudo numa altura em que os budgets são muito limitados”, confidencia o director da Publicards. Além disso, considera, este tipo de acções inovadoras também levanta algumas reticências junto dos investidores já que, diz, “é difícil medir o retorno do investimento”, embora considere que a mesma “pode ter uma mais-valia para o cliente ao nível de relações públicas”.

“Esta tecnologia ainda está a dar os primeiros passos na internet, mas pensamos que irá revolucionar a comunicação”, acredita Vítor Santos. “Pensamos que no futuro todos os websites podem ser construídos com recurso a este tipo de tecnologia, que juntamente com a holografia irão facilitar a navegação num site. Também na área das aplicações em telemóveis irá dar grandes passos”, vaticina.

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Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025

A Desafio Global, que conquista seis troféus, cinco Ouros e uma Prata, é a grande vencedora nacional do concurso anual que distingue empresas de organização de eventos e ativações de marcas

Portugal conquista 20 prémios no Eventex Awards 2025, evento anual que distingue empresas de organização de eventos e ativações de marcas. Na 15a edição do concurso, que recebeu 1.239 candidaturas, oriundas de 59 países, o país consegue “oito Ouros, sete Pratas e cinco Bronzes”, avança ao M&P fonte oficial da Eventex.

A Desafio Global, conquista seis prémios, vence três Ouros, nas categorias Brand Experience — Automotive, Brand Engagement Event e European Event, pelo projeto NRM@HUB – Charged to Lead, desenvolvido para a Toyota Motor Europe, tendo também recebido dois Ouros, nas categorias B2B Event e Use of AI, com um evento da Deloitte. ‘Time to ReThink’, tema das Conferências do Estoril 2024, promovidas pela Nova School of Business & Economics e pela Nova Medical School, ganhou uma Prata, na categoria Conference.

A agência GR8 Events regressa da cerimónia com quatro distinções. A XXVII ANOC General Assembly e os ANOC Awards, organizados para a Association of National Olympic Committees (ANOC), vencem Prata na categoria Association Meeting, sendo que a assembleia-geral também ganha um Bronze na categoria Conference.

O evento NTT Data Emojination, organizado pela GR8 Events para a NTT Data, arrecada um Bronze na categoria Celebration Event, enquanto que o Linha Amarela, encontro de colaboradores do Banco Montepio, é recompensado com um Bronze, na categoria de Event Concept.

O Filosofia Event Group, com delegações em Portugal e na Ucrânia, também consegue quatro galardões. Além de um Ouro na categoria B2B Event pela Cyber Beast Party, ganha uma Prata na categoria Networking Event com um evento para a Growe Partners, uma Prata na categoria Consumer Engagement Event com a Cyber Beast Party e um Bronze na categoria People’s Choice Team.

A Tox’Inn, entretanto rebatizada Bloomer, conquista dois prémios, uma Prata na categoria People’s Choice Supplier e um Bronze na categoria Staffing Company.

A Vanilla Project também é distinguida com dois. Além de um Ouro na categoria Rising Star Agency, vê também a iniciativa Lisboa – Portugal vencer Prata na categoria People’s Choice Destination.

A lista de vencedores nacionais inclui ainda a New Sheet Brand Activation, que arrecada um Ouro com o projeto Noitada Portimão, para a Câmara Municipal de Portimão, na categoria Municipal Event, bem como a Ocubo, que vê a iniciativa Serralves in Light ser recompensada com um Bronze, na categoria Cultural Event.

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Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente

A medida tem metas ambiciosas. O Governo sublinha que o principal objetivo é “fomentar a literacia mediática e digital, combater a desinformação e promover o espírito crítico nos jovens”

Todos os jovens entre os 15 e os 18 anos, com residência em território nacional, podem subscrever gratuitamente uma assinatura digital de um jornal ou de uma revista de caráter generalista ou económico, à sua escolha, durante dois anos.

O Programa de Assinaturas Digitais é uma medida que está inserida no Plano de Ação para a Comunicação Social, apresentado pelo Governo a 8 de outubro do ano passado, e que mobiliza um investimento de €5,9 milhões.

À escolha dos jovens estão onze meios de comunicação social que aderiram ao programa: Diário de Notícias, Correio da Manhã, ECO, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Observador, Público, Sábado, Vida Económica e Visão.

A adesão pode ser feita através do portal Gov.pt, mediante autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

“A inscrição no programa, bem como a escolha do jornal, deve ser realizada diretamente pelo beneficiário, sendo permitida uma única adesão por jovem. O valor da assinatura é integralmente suportado pelo Estado”, explicam os ministérios da Juventude e Modernização, Assuntos Parlamentares e Educação, Ciência e Inovação num comunicado enviado às redações.

A medida tem metas ambiciosas. O Governo sublinha que o principal objetivo é “fomentar a literacia mediática e digital, combater a desinformação e promover o espírito crítico nos jovens”, capacitando-os para um consumo de informação mais consciente e informado.

 

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Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear

“O ator norte-americano é mais do que um embaixador, ele é parte da nossa família. Não só partilha os nossos valores, como os incorpora na vida quotidiana”, diz George Ciz, diretor de marketing da Tag Heuer

A parceria da marca suíça Tag Heuer com o ator e piloto profissional de corridas de resistência, Patrick Dempsey, que tem mais de uma década, entra agora numa nova fase.

O embaixador da marca, eleito o ‘homem mais sexy do mundo’ pela revista People em 2023, é o novo rosto da linha de óculos da marca de relógios de luxo, fundada em 1860 por Edouard Heuer, e que hoje pertence ao grupo francês LVHM.

A marca compara a escolha de Patrick Dempsey à do antigo ator norte-americano, Steve McQueen, um piloto de sucesso que também competia regularmente em corridas de automóveis, e que colaborou com a Tag Heuer ao longo da carreira.

A empresa, que está a aprofundar a colaboração com competições internacionais de corridas, tornou-se a cronometrista oficial da Fórmula 1 em janeiro de 2025, substituindo a Rolex, que cumpria a função desde 2023.

George Ciz, diretor de marketing da Tag Heuer, destaca a importância do ator norte-americano para a marca. “Patrick Dempsey é mais do que um embaixador, ele é parte da nossa família. Não só partilha os nossos valores, como os incorpora na sua vida quotidiana”, segundo o comunicado de imprensa da Tag Heur.

As imagens da campanha, além da referência aos ícones do passado, apresentam uma visão refinada do catálogo de óculos da ‘maison’. O ator é fotografado com as linhas de óculos Jack Heuer e Mini Vingt-Sept.
A coleção de óculos Tag Heuer 2025, que também inclui novas peças das famílias Shield Pro e Avant-Garde, já está disponível online e nas lojas físicas.

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Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária

Desenvolvida pela Lola Normajean, a ação passa pela criação de um ‘show apartment’ nas ruas de Lisboa, a publicação de falsos anúncios em portais imobiliários e ainda a distribuição de flyers com pedras da calçada

A Comunidade Vida e Paz lança a campanha ‘Condomínio Olho da Rua’, com o objetivo de chamar a atenção para o problema das pessoas em situação de sem-abrigo da região de Lisboa e dessa forma, incentivar a doação de 0,5% do IRS a favor da ONG portuguesa.

A Comunidade Viva e Paz transforma o drama das ruas num falso empreendimento premium, recorrendo a todos os clichés do marketing imobiliário de luxo, de forma a chamar atenção para o direito básico de ter um teto.

 

Desenvolvida pela Lola Normajean, a ação passa pela criação de um ‘show apartment’ nas ruas de Lisboa, a publicação de falsos anúncios em portais imobiliários, a colocação de placas “vende-se” em casas reais despejadas e ainda a distribuição de flyers com pedras da calçada lisboeta.

A população em situação de sem-abrigo da cidade de Lisboa, segundo o comunicado da ONG, cresceu 25% só em 2024, incluindo agora famílias, crianças e jovens trabalhadores.

A campanha arrojada conta com Nuno Markl como embaixador e gerou 1,9 milhões em ‘earned media’. Além disso, viu as doações aumentarem 66% e o número de doares a crescer mais de 50%.

 

 

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Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes

“Vai ser uma injeção em dose industrial das melhores ideias do mundo, um privilégio. Pede-se exigência, sentido de responsabilidade e justiça na avaliação, mas conto divertir-me muito pelo caminho”, refere Nuno Riça (na foto), em declarações ao M&P

Catarina Nunes

Nuno Riça, diretor criativo da Bar Ogilvy, é jurado de seleção da ‘shortlist’ na categoria Films do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. É também o único criativo em representação de agências nacionais a integrar um júri da edição deste ano do festival, que decorre em Cannes de 16 a 20 de junho.

“Espero ver muitos exemplos de excelência daquilo a que a indústria criativa já nos habituou ser capaz, com muita frescura, ‘craft’ imaculado, relevância e impacto. Mas confesso que estou mais ansioso por ver o que nunca pensámos ser possível, o supostamente inconcebível mas que afinal bate certo, ideias que criam um novo padrão”, refere Nuno Riça em declarações ao M&P.

O diretor criativo da Bar Ogilvy, desde 2020, considera que a seleção dos trabalhos a concurso, que posteriormente serão votados para prémio por outro grupo de jurados, “vai ser uma injeção em dose industrial das melhores ideias do mundo, um privilégio. Pede-se exigência, sentido de responsabilidade e justiça na avaliação, mas conto divertir-me muito pelo caminho”.

O trabalho de Nuno Riça é reconhecido nos principais festivais de criatividade e eficácia, em Portugal e no Cannes Lions, incluindo um Leão de Ouro em 2022, ao longo do percurso profissional em que trabalha marcas como Galp, TAP, Millennium, Nestlé, Frize, Olá e Jogos Santa Casa. Nascido em Lisboa, é licenciado em relações públicas e publicidade e começa a estagiar na BBDO, em 2006, como redator. Seguem-se a Strat e a Havas Worldwide, até 2013. Posteriormente, passa cinco anos na Bar Lisboa e transita para a Bar Ogilvy.

Em relação ao desempenho das agências portuguesas, Nuno Riça defende que “precisamos de ganhar consistência em Cannes, temos potencial para isso e acredito que as agências portuguesas podem dar mais um passo nesse sentido este ano”.

O júri de seleção de ‘shorlist’ abrange especialistas globais de todas as indústrias criativas, de 79 mercados e divididos pelas várias categorias do festival, em que o Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Islândia e Mongólia estão representados este ano pela primeira vez. Marian Brannelly, diretora global de prémios do Cannes Lions, considera que “o júri de seleção de 2025 é um verdadeiro reflexo da natureza global da criatividade hoje. A adição de novos mercados como Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Islândia e Mongólia é uma prova da crescente influência criativa e das economias dessas regiões”.

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

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Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos

O jogo que pode decidir o campeão nacional está na origem dos dois anúncios da nova vaga comunicacional da operadora, protagonizados por Pote, Geovany Quenda, Fredrik Aursnes, Vangelis Pavlidis e Júlio Isidro

A segunda vaga da nova campanha da Nos, ‘Liga Tudo A Que Ligas’ (na foto), tira partido do dérbi que opõe o SL Benfica ao Sporting CP a 10 de maio, apresentando dois filmes publicitários, um para cada equipa. Com criatividade da agência O Escritório, produção de Estela Rocha e da Krypton Films, realização de Augusto Fraga e estratégia de meios da Arena Media, os filmes contam com a participação dos futebolistas Pote, Geovany Quenda, Fredrik Aursnes e Vangelis Pavlidis e do apresentador de televisão Júlio Isidro.

“Reforçando o propósito da campanha, continuamos a apostar em ligar as pessoas às suas paixões, e, se há algo que apaixona os portugueses, é o futebol. A poucos dias do dérbi que poderá decidir quem será o próximo campeão nacional, lançamos novos spots que vêm reafirmar a sua relação com o futebol e a parceria com os dois clubes”, explica a Nos em comunicado de imprensa.

Divulgados em televisão e digital desde 8 de maio, os anúncios amplificam a campanha, que terá mais momentos relacionados com a final do campeonato de futebol nacional e com a celebração do título. Os próximos anúncios são revelados antes do fim do mês. “Todos estes spots estão alinhados com o objetivo da marca se tornar mais relevante para os portugueses, mais atual e capaz de acompanhar as conversas do momento”, salienta o documento.

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SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV

A presença da Wine Tourism TV no SAPO representa uma plataforma estratégica para alavancar o setor do enoturismo, impulsionando o desenvolvimento regional e criando novas oportunidades de negócio

O portal SAPO estabeleceu uma nova parceria com a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo – para integrar a Wine Tourism TV na oferta de conteúdos. A colaboração visa promover Portugal como destino de excelência para enófilos e viajantes, através do primeiro canal de televisão do mundo dedicado exclusivamente ao enoturismo.
Com esta parceria, a programação da Wine Tourism TV passa a estar disponível em exclusivo no SAPO, reforçando a presença do canal junto de milhões de utilizadores. Entrevistas, reportagens, documentários e formatos originais que exploram as regiões vitivinícolas, os produtores, as castas, as experiências enoturísticas e a cultura do vinho portuguesa, estarão agora acessíveis a uma audiência mais ampla.
“Estamos muito felizes com esta parceria. A Wine Tourism TV foi lançada em outubro do ano passado com uma programação diversificada que inclui um noticiário semanal, dois programas temáticos e inúmeros vídeos dos nossos parceiros e entidades ligadas ao vinho e ao turismo em Portugal. A nossa audiência crescia todos os dias, mas agora, com a projeção que o SAPO nos oferece, vamos chegar muito mais longe. O mundo do vinho e do enoturismo só tem a ganhar com esta união”, afirma Maria João de Almeida, presidente da APENO, em comunicado de imprensa.
Para Gil Moreira, Diretor-Geral do SAPO, “a ligação a um parceiro com a inovação e o nível de especialização da APENO através da Wine Tourism TV, permite ao SAPO disponibilizar aos seus leitores e utilizadores conteúdos diferenciadores e representativos da capacidade de desenvolvimento das marcas do país além fronteiras”.
A presença da Wine Tourism TV no SAPO representa uma plataforma estratégica para alavancar a visibilidade do setor do enoturismo no panorama mediático nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento regional e criando novas oportunidades de negócio para os profissionais do setor. A partir de agora, toda a gestão comercial da Wine Tourism TV será assegurada pelo SAPO, garantindo uma abordagem profissional, estruturada e com grande alcance no mercado digital português.
O SAPO continua a destacar-se como o portal mais visitado em Portugal. Em 2024, o site registou uma média mensal superior a três milhões de utilizadores e ultrapassou os 120 milhões de ‘pageviews’ por mês.
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Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal

“Vivemos um momento em que a reputação corporativa deixou de ser apenas um valor intangível para se tornar uma alavanca estratégica, que influencia a capacidade de exercer influência, atrair talento e garantir a sustentabilidade a longo prazo”, diz Miguel Giménez de Castro (na foto)

O L’Oréal Groupe escolhe Miguel Giménez de Castro para diretor de assuntos corporativos e ‘engagement’ para Portugal e Espanha, com início de funções a 1 de maio.

“Encaro esta nova etapa com entusiasmo e compromisso. É um privilégio poder liderar uma área que desempenha um papel essencial na articulação do posicionamento, do impacto e das relações com os grupos de interesse de uma empresa global como o L’Oréal Groupe. Vivemos um momento em que a reputação corporativa deixou de ser apenas um valor intangível para se tornar uma alavanca estratégica, que influencia a capacidade de exercer influência, atrair talento e garantir a sustentabilidade a longo prazo”, refere Miguel Giménez de
Castro, citado em comunicado de imprensa.

Miguel Giménez de Castro irá liderar as áreas de comunicação externa e interna, estratégia de assuntos públicos, gestão de crise, ‘engagement’ de colaboradores e construção da marca corporativa. “Nesta nova função, vai integrar de forma estratégica as funções de comunicação corporativa e assuntos públicos, com o objetivo de maximizar o impacto do grupo entre os seus ‘stakeholders’ chave e fortalecer o seu posicionamento como ator empresarial responsável por um ambiente regulatório e dinâmico”, avança a L’Oréal em comunicado de imprensa.

Com um percurso internacional, Miguel Giménez de Castro conta com 20 anos de experiência em comunicação corporativa, relações institucionais e gestão de ‘stakeholders’, em setores altamente regulamentados como a energia, o aço, a automação e a tecnologia. Inicia a carreira na Repsol, em 2006, onde assume funções na área de comunicação e assuntos públicos, incluindo a direção destas áreas para a Argélia e outros mercados internacionais.

Posteriormente, ingressa na ArcelorMittal e na ThyssenKrupp, onde funda e lidera o departamento de comunicação e assuntos governamentais, para 72 países – como a Turquia – no Médio Oriente e África. No âmbito da automação, desempenha o cargo de diretor de comunicação, parcerias e liderança na Jannarelly Automotive, antes de se juntar à IBM, em 2021, como líder de comunicação, marca e liderança social para Espanha, Portugal, Grécia e Israel. Desde 2024 tem liderado a comunicação para a região de EMEA, englobando meios, marcas, crises, comunicação executiva e empresarial.

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SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais

Os ex-futebolistas Gerard Piqué (na foto, à esq.) e Iker Casillas (à dta.) retomam picardias antigas, num projeto que “requereu muita coordenação e resiliência”, revela ao M&P João Ribeiro, sócio-gerente da agência Stream and Tough Guy

O jogo do campeonato espanhol que opõe o FC Barcelona ao Real Madrid CF, no próximo dia 11, está na origem da nova fase da campanha que a Stream and Tough Guy (SaTG) desenvolveu para a Uber Eats.

Entre os dias 9 e 11, a plataforma digital de restauração recupera a rivalidade entre os dois clubes através de três anúncios que mostram os ex-futebolistas Gerard Piqué e Iker Casillas a retomar picardias antigas para promover as bolachas Manitas de Piqué e os palmiers Orejonas de Casillas.

“O maior desafio neste projeto foi conseguir ‘cozinhar’ a opinião de todos os intervenientes nesta receita (SaTG, Uber Eats, La Liga, Gerard Piqué e Iker Casillas) acerca de todos os ingredientes da campanha, a tempo de sair do forno antes do jogo, que é já no próximo domingo. Foi um projeto que requereu muita coordenação e resiliência”, assume ao M&P João Ribeiro, cofundador e sócio-gerente da agência.

As Manitas de Piqué e as Orejonas de Casillas, as duas especialidades gastronómicas comercializadas nos dois restaurantes virtuais que os ex-futebolistas anunciam nos filmes publicitários, criados para televisão e digital, são comercializadas pela Uber Eats em exclusivo, em Madrid e Barcelona.

“Isto reforça a nossa estratégia de querer fazer trabalho a partir de Portugal para qualquer parte do mundo. Além de Espanha, já fizemos trabalhos para países como o Paquistão e os Estados Unidos, entre outros. Temos mais ideias no forno à espera de saírem para outros mercados muito em breve”, desvenda João Ribeiro.

Depois de reacenderem as picardias futebolísticas na última campanha publicitária conjunta, na qual o antigo defesa catalão e o ex-guarda-redes madrileno trocavam piadas sobre ‘manitas’ e ‘orejonas’, a Uber Eats transforma esses símbolos do futebol em produtos reais que os adeptos poderão encomendar em exclusivo, para saborearem nos dias que antecedem o clássico.

“As Manitas de Piqué são bolachas em forma de mão, inspiradas no mítico gesto do catalão após a vitória por 5-0 do FC Barcelona frente ao Real Madrid CF, em 2010. Já as Orejonas de Casillas são comercializadas numa caixa com 15 palmiers, um por cada troféu da Liga dos Campeões conquistado pelo Real Madrid CF”, explica a SaTG em comunicado de imprensa.

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8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões

O centro comercial, gerido e comercializado pela CBRE, junta-se ao conhecido criador de conteúdos nas redes sociais para consolidar a estratégia digital e de fidelização

O 8ª Avenida, centro comercial gerido e comercializado pela CBRE, dá mais um passo na consolidação da estratégia digital e de fidelização com o lançamento de um sistema de recompensas, a ‘Liga dos Pontos’.

Para dar a conhecer esta novidade, o 8ª Avenida junta-se ao conhecido criador de conteúdos nas redes sociais, Camaleaooo, para uma recriação da Liga dos Campeões.

A campanha do 8ª Avenida pretende transformar o clube de fidelização numa autêntica liga em que cada compra e cada visita ao centro comercial se tornam jogadas decisivas para acumular pontos e chegar ao topo das vantagens.

Esta nova funcionalidade é a materialização da estratégia global da Castellana Properties, que aposta numa transformação digital centrada na experiência do cliente e na criação de valor a longo prazo.

Este novo sistema vem reforçar a ligação entre o 8ª Avenida e os clientes, premiando a interação com benefícios reais e personalizados, através de uma experiência ‘gamificada’ que torna o processo de fidelização mais interativo. Através da APP, os utilizadores podem acumular pontos com ações simples do dia-a-dia — dentro ou fora do centro — e trocá-los por prémios, descontos, vantagens exclusivas ou participação em passatempos.

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