
Ana Marcela
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Confiantes. Conectados. Abertos à mudança. Eis a geração Milénio. Segundo o mais recente estudo realizado pelo Pew Research Center Internet & American Life Project, Millennials – A Portrait of Generation Next, os adolescentes e jovens na casa dos vinte anos que fizeram a passagem para a vida adulta no início do milénio (18-29 anos) são a primeira geração que está sempre conectada, tratando os seus terminais móveis quase como uma parte do corpo: oito em cada dez afirmam ter ao lado da cama o seu telemóvel ligado – comparado com os 68 por cento da geração X (entre os 30 e os 45 anos) – e cerca de dois terços admite que envia mensagens escritas ao mesmo tempo que conduz. A geração Milénio também trata por tu as redes sociais, com três quartos a admitir ter criado um perfil numa rede social e um em cada cinco já colocou online um vídeo sobre si. No ambiente digital, a mesma geração que usa as tatuagens e piercings (cerca de quatro em dez e um em quatro, admite ter recorrido a estas formas de expressão), estabelece barreiras de privacidade nos seus perfis nos media sociais. Por isso não espanta que quando questionados sobre o que, do seu ponto de vista, distingue a sua geração de anteriores elejam o uso de tecnologia, com 24 por cento, o dobro da geração X (12 por cento). Televisão e internet, com 65 e 59 por cento, são os media preferidos desta geração como fonte de informação. Seguem-se jornais (24 por cento) e rádio (18 por cento). E quando questionados sobre que sites costumam consultar para obter informação, 20 por cento refere o Yahoo, 18 por cento a CNN, 10 por cento o Google e 7 por cento o MSN. Apenas 4 por cento refere o New York Times.
Ser um bom pai e ter um casamento bem sucedido são os objectivos de vida eleitos como prioridade por esta geração com 52 e 30 por cento, muito à frente de terem uma carreira muito bem paga (15 por cento) ou serem donos de uma casa (20 por cento). Contudo, esta não é uma geração que esteja a correr para o altar, com apenas um em cada cinco jovens entre os 18 e os 29 anos (21 por cento) casados, metade do número da geração dos seus pais na mesma época da vida. Apenas um terço (34 por cento) são pais.
O estudo foi realizado em Janeiro, por telefone, numa amostra nacional representativa de 2.020 adultos dos Estados Unidos.