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Recuperar a marca Madeira

A importância do sector turístico na ilha da Madeira ficou bem clara nas declarações feitas pelo presidente do governo regional logo no primeiro dia que se seguiu à calamidade natural que deixou o território do avesso.

Pedro Durães
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A importância do sector turístico na ilha da Madeira ficou bem clara nas declarações feitas pelo presidente do governo regional logo no primeiro dia que se seguiu à calamidade natural que deixou o território do avesso.

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A importância do sector turístico na ilha da Madeira ficou bem clara nas declarações feitas pelo presidente do governo regional logo no primeiro dia que se seguiu à calamidade natural que deixou o território do avesso.

Alberto João Jardim mostrou-se visivelmente preocupado com a imagem turística do arquipélago no estrangeiro e pediu discrição aos meios de comunicação social na forma como a intempérie era relatada. A verdade é que o turismo é um dos pilares centrais e motor da economia madeirense e uma quebra significativa da captação de turistas pode ter um impacto devastador sobre a engrenagem económica da região. Ultrapassada a prioridade de ajudar as vítimas e de repor a normalidade para o funcionamento dos serviços na ilha, a próxima etapa consiste na recuperação da imagem da Madeira enquanto marca de produto turístico, que deverá reunir todos os intervenientes do sector em torno de objectivos comuns. Nos instantes que se seguiram à catástrofe, cadeias hoteleiras e outras entidades ligadas ao turismo apressaram-se a colocar em marcha planos de gestão de crise, com comunicados regulares sobre a evolução dos trabalhos e assegurando o funcionamento normal dos seus serviços. Quatro dias depois, a secretária regional do Turismo e Transportes da Madeira, Conceição Estudante, esteve reunida com vários elementos representativos do turismo madeirense no sentido de acordar uma união de esforços para que seja passada uma imagem de recuperação e preparar um plano conjunto para minimizar o impacto negativo da catástrofe sobre um sector que, apesar de quebras de 14 por cento, gerou um volume de negócios de 255 milhões de euros em 2009, de acordo com dados do Turismo de Portugal.

Perante a possibilidade de uma concertação entre os vários operadores do sector para realizar uma campanha para recuperar a imagem da Madeira enquanto produto turístico, a secretária regional do Turismo explica, em declarações ao M&P, que “não se trata de uma campanha mas sim de várias campanhas e, sobretudo, de uma concentração de esforços”, sublinhando que “o objectivo da Secretaria Regional do Turismo e Transportes é mostrar a recuperação das zonas que foram afectadas, concretamente da cidade do Funchal, de modo a impedir mais cancelamentos ou adiamentos de viagens turísticas para a região”. Um objectivo que, segundo Conceição Estudante, “foi partilhado pelos parceiros privados presentes na reunião e que passará pela maior projecção da Madeira, quer para o território nacional, quer para o estrangeiro, contando com todos os hoteleiros e todas as agências de viagens, através de canais de comunicação directos para os sites de turismo e vice-versa”. Este esforço concertado será conduzido em duas fases, sendo que numa primeira fase o que importa é a articulação entre os players na comunicação daquilo que vai sendo feito em termos de recuperação do destino turístico. António Trindade, CEO do grupo Porto Bay, que detém cinco unidades hoteleiras no Funchal, adianta que nesta reunião foram sugeridas “acções tácticas e estratégias para diferentes timings adequados” e sublinha que nesta fase, é importante passar a mensagem da “capacidade inesperada de recuperação do destino. Temos estado 24 sobre 24 horas num trabalho notável de limpeza e recuperação”. “Esta é uma união de todo o trade que terá numa primeira fase um plano responsável e consistente de informação sobre os trabalhos de recuperação do destino junto dos canais de venda e dos próprios mercados”, explica João Welsh, delegado na Madeira da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

Uma campanha global

Para lá de toda a operação de gestão de crise conduzida pelos elementos do sector turístico, é preciso depois avançar para uma fase em que o objectivo deixa de ser minimizar o impacto para se focar numa forte operação de captação de turistas. “Passado esse primeiro momento, a Secretaria Regional do Turismo e Transportes, através dos seus vários departamentos oficiais e em colaboração com os agentes privados do sector, encontra-se a preparar campanhas de promoção que irão ser dirigidas aos mercados nacional e internacional, bem como organizar press trips que deverão acontecer já nas próximas semanas”, adianta Conceição Estudante. Também João Welsh avança com a indicação de que “a APAVT está também a colaborar com um plano de comunicação regular e sem prazo pré-estabelecido junto das suas congéneres internacionais e seus associados em Portugal continental que, como se sabe, é o mercado que mais turistas gera anualmente para a Madeira”. Patrícia Reimão, directora de imagem e comunicação do grupo Pestana, que possui dez hotéis no arquipélago, refere que “será revisto o plano de promoção turística da Madeira por forma a adaptá-lo às necessidades de maior apoio ao destino”. “Pretende-se que o relançamento do destino Madeira seja feito já para a Páscoa, pelo que temos que começar a pensar em desenvolver pacotes promocionais especiais para esta época, englobando actividades e visitas a zonas não afectadas pelo mau tempo”, salienta. “Num prazo que também deve ser curto foi considerado que a Festa da Flor deverá ser a data de início de uma campanha mais abrangente, como espelho directo de uma das mais-valias da Madeira enquanto destino, a sua natureza”, acrescenta António Trindade.

Do lado das agências de viagens, João Welsh refere que a associação “desenvolveu também um projecto de parceria com a imprensa nacional que consiste no lançamento de uma campanha de solidariedade e promoção da região”. O delegado da associação sublinha ainda “que os operadores associados estão também a lançar fortes campanhas da Madeira para a Páscoa, Festa da Flor e para o próximo Verão”.

Uma marca abalada

A calamidade que se abateu sobre a Madeira pode, apesar de todos os esforços dos vários operadores, fazer com que a notoriedade da região enquanto produto turístico saia enfraquecida perante as imagens devastadoras que correram mundo. O impacto negativo sobre o sector já se faz sentir, mas os operadores mostram-se optimistas relativamente à capacidade da Madeira para se reerguer.

“No imediato, e como é normal, o destino sofreu alguns cancelamentos e adiamentos de reservas. O impacto no médio e longo prazo em termos de imagem vai depender não só da rapidez com que tudo voltar à normalidade mas também do empenho da comunicação social e dos representantes do Turismo em comunicar essa recuperação”, aponta a directora de comunicação do grupo Pestana.

António Trindade admite que “é inegável que o temporal teve certamente impacto na marca Madeira enquanto produto turístico já que a tempestade foi notícia em todo o mundo”. Mas mostra-se optimista ao reforçar que “estamos claramente empenhados em que a próxima notícia seja a da sua rápida recuperação”. João Welsh vai directo ao assunto: “Há inevitavelmente um impacto imediato negativo — estimamos que dure entre 4 a 5 semanas — consubstanciado em cancelamentos e ‘no shows’, que poderá resultar numa quebra entre 10 a 15 por cento das reservas”. Mas o responsável da APAVT na Madeira mostra-se confiante e optimista para o futuro, com uma normalização progressiva do sector que “certamente será consolidado com o efeito positivo da Festa da Flor” e “numa terceira fase, já a partir do Verão, acreditamos que, com os esforços da promoção regional e de toda a solidariedade nacional e internacional, a Madeira, destino de grande tradição e com provas dadas, venha até a beneficiar de um aumento dos fluxos turísticos”. Questionada sobre o impacto desta situação de crise sobre a notoriedade da Madeira enquanto marca de produto turístico, a secretária Regional para o Turismo é peremptória ao afirmar que “a notoriedade da Madeira nunca foi posta em causa nem nunca o seria em função de uma situação como aquela que vivemos”. Para Conceição Estudante, o efeito poderá mesmo ser o oposto. O esforço de recuperação que vem sendo encetado pelos madeirenses, “vai certamente contribuir para a imagem de marca e para a notoriedade de uma região que soube ultrapassar uma situação tão difícil como esta”. Posição que é corroborada por João Welsh, que admite que “haverá uma reacção no imediato de cautela, mas a consciência de que não há no mundo nenhum destino isento de um acontecimento desta natureza, associado à capacidade ímpar de recuperação que a Madeira está a demonstrar e ainda a tradição de segurança e bom clima do nosso destino, são razões mais que suficientes para estarmos convictos de que o capital de notoriedade da Madeira não será abalado”.

Piscar o olho aos turistas

Face à actual situação, o sector turístico precisa não só de minimizar os cancelamentos mas também de começar a traçar planos para não perder capacidade de atrair turistas, sejam nacionais ou internacionais. No caso de turistas internacionais o esforço terá de ser consideravelmente maior já que, mesmo antes da calamidade, a Madeira registava já quebras de turistas estrangeiros na ordem dos 18 por cento. Mas serão suficientes as operações publicitárias para promover o destino ou, para contornar a situação actual, o sector vai recorrer a uma redução generalizada dos preços da oferta turística madeirense? Conceição Estudante afirma que “a promoção e a informação serão as prioridades no que respeita à estratégia promocional da Madeira, não devendo passar pela redução de preços, ainda que esta questão esteja relacionada com o funcionamento e o oscilar do próprio mercado”. Já João Welsh admite que “alguns hotéis possam optar por esse caminho, mas a APAVT tem a firme convicção de que a redução de preços não é estratégia adequada”. O responsável da associação lembra que “tais políticas teriam o efeito contrário por poderem passar uma mensagem errada de que há dificuldades na recuperação e que o destino ainda não oferece a qualidade desejável, o que não é de todo correcto”, alertando para o facto de que “o resultado seria uma imagem de fragilidade associada a uma quebra de receitas nos clientes que mantiveram as suas reservas, com a agravante de poder criar um problema estrutural nos preços do destino, dificultando muito a recuperação dos preços actuais, já muito baixos para o produto oferecido”.

Patrícia Reimão, do grupo Pestana, assegura que para já “nada nos leva a ter de chegar a uma situação de baixa sustentada de preços”. Já o CEO dos hotéis Porto Bay, António Trindade, admite que numa lógica de curto prazo é preciso ter “consciência de que têm necessariamente de existir acções para evitar o cancelamento de operações turísticas. Criar ofertas suficientemente aliciantes é fundamental para retomar a agressividade comercial do destino”, refere.

Quanto a outro tipo de medidas, para lá de pensar em reduções sustentadas de preços, João Welsh considera mais importante “um reforço significativo de verbas por parte do Governo Regional para a promoção da Madeira por forma que se possa duplicar o rácio actual de investimento para promoção por cama, que é extremamente baixo”. O responsável da APAVT aponta a necessidade de se levar a cabo “campanhas junto do consumidor final, em particular nos mercados prioritários e o público alvo de maior potencial que é o turismo sénior”, alertando para o imperativo de “evitar a diversificação das verbas escassas, concentrando os esforços de forma a maximizar os resultados da notoriedade do destino e aumentar a procura, única forma de estimular com consistência a dinâmica dos canais de distribuição e de transporte.” É preciso “começar a construir pelos pilares e não pela telha, evitando-se assim os resultados efémeros a que temos assistido em todas as regiões turísticas nacionais”, critica..

Sobre o autorPedro Durães

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Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025

A Desafio Global, que conquista seis troféus, cinco Ouros e uma Prata, é a grande vencedora nacional do concurso anual que distingue empresas de organização de eventos e ativações de marcas

Portugal conquista 20 prémios no Eventex Awards 2025, evento anual que distingue empresas de organização de eventos e ativações de marcas. Na 15a edição do concurso, que recebeu 1.239 candidaturas, oriundas de 59 países, o país consegue “oito Ouros, sete Pratas e cinco Bronzes”, avança ao M&P fonte oficial da Eventex.

A Desafio Global, conquista seis prémios, vence três Ouros, nas categorias Brand Experience — Automotive, Brand Engagement Event e European Event, pelo projeto NRM@HUB – Charged to Lead, desenvolvido para a Toyota Motor Europe, tendo também recebido dois Ouros, nas categorias B2B Event e Use of AI, com um evento da Deloitte. ‘Time to ReThink’, tema das Conferências do Estoril 2024, promovidas pela Nova School of Business & Economics e pela Nova Medical School, ganhou uma Prata, na categoria Conference.

A agência GR8 Events regressa da cerimónia com quatro distinções. A XXVII ANOC General Assembly e os ANOC Awards, organizados para a Association of National Olympic Committees (ANOC), vencem Prata na categoria Association Meeting, sendo que a assembleia-geral também ganha um Bronze na categoria Conference.

O evento NTT Data Emojination, organizado pela GR8 Events para a NTT Data, arrecada um Bronze na categoria Celebration Event, enquanto que o Linha Amarela, encontro de colaboradores do Banco Montepio, é recompensado com um Bronze, na categoria de Event Concept.

O Filosofia Event Group, com delegações em Portugal e na Ucrânia, também consegue quatro galardões. Além de um Ouro na categoria B2B Event pela Cyber Beast Party, ganha uma Prata na categoria Networking Event com um evento para a Growe Partners, uma Prata na categoria Consumer Engagement Event com a Cyber Beast Party e um Bronze na categoria People’s Choice Team.

A Tox’Inn, entretanto rebatizada Bloomer, conquista dois prémios, uma Prata na categoria People’s Choice Supplier e um Bronze na categoria Staffing Company.

A Vanilla Project também é distinguida com dois. Além de um Ouro na categoria Rising Star Agency, vê também a iniciativa Lisboa – Portugal vencer Prata na categoria People’s Choice Destination.

A lista de vencedores nacionais inclui ainda a New Sheet Brand Activation, que arrecada um Ouro com o projeto Noitada Portimão, para a Câmara Municipal de Portimão, na categoria Municipal Event, bem como a Ocubo, que vê a iniciativa Serralves in Light ser recompensada com um Bronze, na categoria Cultural Event.

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Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente

A medida tem metas ambiciosas. O Governo sublinha que o principal objetivo é “fomentar a literacia mediática e digital, combater a desinformação e promover o espírito crítico nos jovens”

Todos os jovens entre os 15 e os 18 anos, com residência em território nacional, podem subscrever gratuitamente uma assinatura digital de um jornal ou de uma revista de caráter generalista ou económico, à sua escolha, durante dois anos.

O Programa de Assinaturas Digitais é uma medida que está inserida no Plano de Ação para a Comunicação Social, apresentado pelo Governo a 8 de outubro do ano passado, e que mobiliza um investimento de €5,9 milhões.

À escolha dos jovens estão onze meios de comunicação social que aderiram ao programa: Diário de Notícias, Correio da Manhã, ECO, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Observador, Público, Sábado, Vida Económica e Visão.

A adesão pode ser feita através do portal Gov.pt, mediante autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

“A inscrição no programa, bem como a escolha do jornal, deve ser realizada diretamente pelo beneficiário, sendo permitida uma única adesão por jovem. O valor da assinatura é integralmente suportado pelo Estado”, explicam os ministérios da Juventude e Modernização, Assuntos Parlamentares e Educação, Ciência e Inovação num comunicado enviado às redações.

A medida tem metas ambiciosas. O Governo sublinha que o principal objetivo é “fomentar a literacia mediática e digital, combater a desinformação e promover o espírito crítico nos jovens”, capacitando-os para um consumo de informação mais consciente e informado.

 

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Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear

“O ator norte-americano é mais do que um embaixador, ele é parte da nossa família. Não só partilha os nossos valores, como os incorpora na vida quotidiana”, diz George Ciz, diretor de marketing da Tag Heuer

A parceria da marca suíça Tag Heuer com o ator e piloto profissional de corridas de resistência, Patrick Dempsey, que tem mais de uma década, entra agora numa nova fase.

O embaixador da marca, eleito o ‘homem mais sexy do mundo’ pela revista People em 2023, é o novo rosto da linha de óculos da marca de relógios de luxo, fundada em 1860 por Edouard Heuer, e que hoje pertence ao grupo francês LVHM.

A marca compara a escolha de Patrick Dempsey à do antigo ator norte-americano, Steve McQueen, um piloto de sucesso que também competia regularmente em corridas de automóveis, e que colaborou com a Tag Heuer ao longo da carreira.

A empresa, que está a aprofundar a colaboração com competições internacionais de corridas, tornou-se a cronometrista oficial da Fórmula 1 em janeiro de 2025, substituindo a Rolex, que cumpria a função desde 2023.

George Ciz, diretor de marketing da Tag Heuer, destaca a importância do ator norte-americano para a marca. “Patrick Dempsey é mais do que um embaixador, ele é parte da nossa família. Não só partilha os nossos valores, como os incorpora na sua vida quotidiana”, segundo o comunicado de imprensa da Tag Heur.

As imagens da campanha, além da referência aos ícones do passado, apresentam uma visão refinada do catálogo de óculos da ‘maison’. O ator é fotografado com as linhas de óculos Jack Heuer e Mini Vingt-Sept.
A coleção de óculos Tag Heuer 2025, que também inclui novas peças das famílias Shield Pro e Avant-Garde, já está disponível online e nas lojas físicas.

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Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária

Desenvolvida pela Lola Normajean, a ação passa pela criação de um ‘show apartment’ nas ruas de Lisboa, a publicação de falsos anúncios em portais imobiliários e ainda a distribuição de flyers com pedras da calçada

A Comunidade Vida e Paz lança a campanha ‘Condomínio Olho da Rua’, com o objetivo de chamar a atenção para o problema das pessoas em situação de sem-abrigo da região de Lisboa e dessa forma, incentivar a doação de 0,5% do IRS a favor da ONG portuguesa.

A Comunidade Viva e Paz transforma o drama das ruas num falso empreendimento premium, recorrendo a todos os clichés do marketing imobiliário de luxo, de forma a chamar atenção para o direito básico de ter um teto.

 

Desenvolvida pela Lola Normajean, a ação passa pela criação de um ‘show apartment’ nas ruas de Lisboa, a publicação de falsos anúncios em portais imobiliários, a colocação de placas “vende-se” em casas reais despejadas e ainda a distribuição de flyers com pedras da calçada lisboeta.

A população em situação de sem-abrigo da cidade de Lisboa, segundo o comunicado da ONG, cresceu 25% só em 2024, incluindo agora famílias, crianças e jovens trabalhadores.

A campanha arrojada conta com Nuno Markl como embaixador e gerou 1,9 milhões em ‘earned media’. Além disso, viu as doações aumentarem 66% e o número de doares a crescer mais de 50%.

 

 

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Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes

“Vai ser uma injeção em dose industrial das melhores ideias do mundo, um privilégio. Pede-se exigência, sentido de responsabilidade e justiça na avaliação, mas conto divertir-me muito pelo caminho”, refere Nuno Riça (na foto), em declarações ao M&P

Catarina Nunes

Nuno Riça, diretor criativo da Bar Ogilvy, é jurado de seleção da ‘shortlist’ na categoria Films do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. É também o único criativo em representação de agências nacionais a integrar um júri da edição deste ano do festival, que decorre em Cannes de 16 a 20 de junho.

“Espero ver muitos exemplos de excelência daquilo a que a indústria criativa já nos habituou ser capaz, com muita frescura, ‘craft’ imaculado, relevância e impacto. Mas confesso que estou mais ansioso por ver o que nunca pensámos ser possível, o supostamente inconcebível mas que afinal bate certo, ideias que criam um novo padrão”, refere Nuno Riça em declarações ao M&P.

O diretor criativo da Bar Ogilvy, desde 2020, considera que a seleção dos trabalhos a concurso, que posteriormente serão votados para prémio por outro grupo de jurados, “vai ser uma injeção em dose industrial das melhores ideias do mundo, um privilégio. Pede-se exigência, sentido de responsabilidade e justiça na avaliação, mas conto divertir-me muito pelo caminho”.

O trabalho de Nuno Riça é reconhecido nos principais festivais de criatividade e eficácia, em Portugal e no Cannes Lions, incluindo um Leão de Ouro em 2022, ao longo do percurso profissional em que trabalha marcas como Galp, TAP, Millennium, Nestlé, Frize, Olá e Jogos Santa Casa. Nascido em Lisboa, é licenciado em relações públicas e publicidade e começa a estagiar na BBDO, em 2006, como redator. Seguem-se a Strat e a Havas Worldwide, até 2013. Posteriormente, passa cinco anos na Bar Lisboa e transita para a Bar Ogilvy.

Em relação ao desempenho das agências portuguesas, Nuno Riça defende que “precisamos de ganhar consistência em Cannes, temos potencial para isso e acredito que as agências portuguesas podem dar mais um passo nesse sentido este ano”.

O júri de seleção de ‘shorlist’ abrange especialistas globais de todas as indústrias criativas, de 79 mercados e divididos pelas várias categorias do festival, em que o Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Islândia e Mongólia estão representados este ano pela primeira vez. Marian Brannelly, diretora global de prémios do Cannes Lions, considera que “o júri de seleção de 2025 é um verdadeiro reflexo da natureza global da criatividade hoje. A adição de novos mercados como Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Islândia e Mongólia é uma prova da crescente influência criativa e das economias dessas regiões”.

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

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Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos

O jogo que pode decidir o campeão nacional está na origem dos dois anúncios da nova vaga comunicacional da operadora, protagonizados por Pote, Geovany Quenda, Fredrik Aursnes, Vangelis Pavlidis e Júlio Isidro

A segunda vaga da nova campanha da Nos, ‘Liga Tudo A Que Ligas’ (na foto), tira partido do dérbi que opõe o SL Benfica ao Sporting CP a 10 de maio, apresentando dois filmes publicitários, um para cada equipa. Com criatividade da agência O Escritório, produção de Estela Rocha e da Krypton Films, realização de Augusto Fraga e estratégia de meios da Arena Media, os filmes contam com a participação dos futebolistas Pote, Geovany Quenda, Fredrik Aursnes e Vangelis Pavlidis e do apresentador de televisão Júlio Isidro.

“Reforçando o propósito da campanha, continuamos a apostar em ligar as pessoas às suas paixões, e, se há algo que apaixona os portugueses, é o futebol. A poucos dias do dérbi que poderá decidir quem será o próximo campeão nacional, lançamos novos spots que vêm reafirmar a sua relação com o futebol e a parceria com os dois clubes”, explica a Nos em comunicado de imprensa.

Divulgados em televisão e digital desde 8 de maio, os anúncios amplificam a campanha, que terá mais momentos relacionados com a final do campeonato de futebol nacional e com a celebração do título. Os próximos anúncios são revelados antes do fim do mês. “Todos estes spots estão alinhados com o objetivo da marca se tornar mais relevante para os portugueses, mais atual e capaz de acompanhar as conversas do momento”, salienta o documento.

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SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV

A presença da Wine Tourism TV no SAPO representa uma plataforma estratégica para alavancar o setor do enoturismo, impulsionando o desenvolvimento regional e criando novas oportunidades de negócio

O portal SAPO estabeleceu uma nova parceria com a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo – para integrar a Wine Tourism TV na oferta de conteúdos. A colaboração visa promover Portugal como destino de excelência para enófilos e viajantes, através do primeiro canal de televisão do mundo dedicado exclusivamente ao enoturismo.
Com esta parceria, a programação da Wine Tourism TV passa a estar disponível em exclusivo no SAPO, reforçando a presença do canal junto de milhões de utilizadores. Entrevistas, reportagens, documentários e formatos originais que exploram as regiões vitivinícolas, os produtores, as castas, as experiências enoturísticas e a cultura do vinho portuguesa, estarão agora acessíveis a uma audiência mais ampla.
“Estamos muito felizes com esta parceria. A Wine Tourism TV foi lançada em outubro do ano passado com uma programação diversificada que inclui um noticiário semanal, dois programas temáticos e inúmeros vídeos dos nossos parceiros e entidades ligadas ao vinho e ao turismo em Portugal. A nossa audiência crescia todos os dias, mas agora, com a projeção que o SAPO nos oferece, vamos chegar muito mais longe. O mundo do vinho e do enoturismo só tem a ganhar com esta união”, afirma Maria João de Almeida, presidente da APENO, em comunicado de imprensa.
Para Gil Moreira, Diretor-Geral do SAPO, “a ligação a um parceiro com a inovação e o nível de especialização da APENO através da Wine Tourism TV, permite ao SAPO disponibilizar aos seus leitores e utilizadores conteúdos diferenciadores e representativos da capacidade de desenvolvimento das marcas do país além fronteiras”.
A presença da Wine Tourism TV no SAPO representa uma plataforma estratégica para alavancar a visibilidade do setor do enoturismo no panorama mediático nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento regional e criando novas oportunidades de negócio para os profissionais do setor. A partir de agora, toda a gestão comercial da Wine Tourism TV será assegurada pelo SAPO, garantindo uma abordagem profissional, estruturada e com grande alcance no mercado digital português.
O SAPO continua a destacar-se como o portal mais visitado em Portugal. Em 2024, o site registou uma média mensal superior a três milhões de utilizadores e ultrapassou os 120 milhões de ‘pageviews’ por mês.
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Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal

“Vivemos um momento em que a reputação corporativa deixou de ser apenas um valor intangível para se tornar uma alavanca estratégica, que influencia a capacidade de exercer influência, atrair talento e garantir a sustentabilidade a longo prazo”, diz Miguel Giménez de Castro (na foto)

O L’Oréal Groupe escolhe Miguel Giménez de Castro para diretor de assuntos corporativos e ‘engagement’ para Portugal e Espanha, com início de funções a 1 de maio.

“Encaro esta nova etapa com entusiasmo e compromisso. É um privilégio poder liderar uma área que desempenha um papel essencial na articulação do posicionamento, do impacto e das relações com os grupos de interesse de uma empresa global como o L’Oréal Groupe. Vivemos um momento em que a reputação corporativa deixou de ser apenas um valor intangível para se tornar uma alavanca estratégica, que influencia a capacidade de exercer influência, atrair talento e garantir a sustentabilidade a longo prazo”, refere Miguel Giménez de
Castro, citado em comunicado de imprensa.

Miguel Giménez de Castro irá liderar as áreas de comunicação externa e interna, estratégia de assuntos públicos, gestão de crise, ‘engagement’ de colaboradores e construção da marca corporativa. “Nesta nova função, vai integrar de forma estratégica as funções de comunicação corporativa e assuntos públicos, com o objetivo de maximizar o impacto do grupo entre os seus ‘stakeholders’ chave e fortalecer o seu posicionamento como ator empresarial responsável por um ambiente regulatório e dinâmico”, avança a L’Oréal em comunicado de imprensa.

Com um percurso internacional, Miguel Giménez de Castro conta com 20 anos de experiência em comunicação corporativa, relações institucionais e gestão de ‘stakeholders’, em setores altamente regulamentados como a energia, o aço, a automação e a tecnologia. Inicia a carreira na Repsol, em 2006, onde assume funções na área de comunicação e assuntos públicos, incluindo a direção destas áreas para a Argélia e outros mercados internacionais.

Posteriormente, ingressa na ArcelorMittal e na ThyssenKrupp, onde funda e lidera o departamento de comunicação e assuntos governamentais, para 72 países – como a Turquia – no Médio Oriente e África. No âmbito da automação, desempenha o cargo de diretor de comunicação, parcerias e liderança na Jannarelly Automotive, antes de se juntar à IBM, em 2021, como líder de comunicação, marca e liderança social para Espanha, Portugal, Grécia e Israel. Desde 2024 tem liderado a comunicação para a região de EMEA, englobando meios, marcas, crises, comunicação executiva e empresarial.

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SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais

Os ex-futebolistas Gerard Piqué (na foto, à esq.) e Iker Casillas (à dta.) retomam picardias antigas, num projeto que “requereu muita coordenação e resiliência”, revela ao M&P João Ribeiro, sócio-gerente da agência Stream and Tough Guy

O jogo do campeonato espanhol que opõe o FC Barcelona ao Real Madrid CF, no próximo dia 11, está na origem da nova fase da campanha que a Stream and Tough Guy (SaTG) desenvolveu para a Uber Eats.

Entre os dias 9 e 11, a plataforma digital de restauração recupera a rivalidade entre os dois clubes através de três anúncios que mostram os ex-futebolistas Gerard Piqué e Iker Casillas a retomar picardias antigas para promover as bolachas Manitas de Piqué e os palmiers Orejonas de Casillas.

“O maior desafio neste projeto foi conseguir ‘cozinhar’ a opinião de todos os intervenientes nesta receita (SaTG, Uber Eats, La Liga, Gerard Piqué e Iker Casillas) acerca de todos os ingredientes da campanha, a tempo de sair do forno antes do jogo, que é já no próximo domingo. Foi um projeto que requereu muita coordenação e resiliência”, assume ao M&P João Ribeiro, cofundador e sócio-gerente da agência.

As Manitas de Piqué e as Orejonas de Casillas, as duas especialidades gastronómicas comercializadas nos dois restaurantes virtuais que os ex-futebolistas anunciam nos filmes publicitários, criados para televisão e digital, são comercializadas pela Uber Eats em exclusivo, em Madrid e Barcelona.

“Isto reforça a nossa estratégia de querer fazer trabalho a partir de Portugal para qualquer parte do mundo. Além de Espanha, já fizemos trabalhos para países como o Paquistão e os Estados Unidos, entre outros. Temos mais ideias no forno à espera de saírem para outros mercados muito em breve”, desvenda João Ribeiro.

Depois de reacenderem as picardias futebolísticas na última campanha publicitária conjunta, na qual o antigo defesa catalão e o ex-guarda-redes madrileno trocavam piadas sobre ‘manitas’ e ‘orejonas’, a Uber Eats transforma esses símbolos do futebol em produtos reais que os adeptos poderão encomendar em exclusivo, para saborearem nos dias que antecedem o clássico.

“As Manitas de Piqué são bolachas em forma de mão, inspiradas no mítico gesto do catalão após a vitória por 5-0 do FC Barcelona frente ao Real Madrid CF, em 2010. Já as Orejonas de Casillas são comercializadas numa caixa com 15 palmiers, um por cada troféu da Liga dos Campeões conquistado pelo Real Madrid CF”, explica a SaTG em comunicado de imprensa.

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8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões

O centro comercial, gerido e comercializado pela CBRE, junta-se ao conhecido criador de conteúdos nas redes sociais para consolidar a estratégia digital e de fidelização

O 8ª Avenida, centro comercial gerido e comercializado pela CBRE, dá mais um passo na consolidação da estratégia digital e de fidelização com o lançamento de um sistema de recompensas, a ‘Liga dos Pontos’.

Para dar a conhecer esta novidade, o 8ª Avenida junta-se ao conhecido criador de conteúdos nas redes sociais, Camaleaooo, para uma recriação da Liga dos Campeões.

A campanha do 8ª Avenida pretende transformar o clube de fidelização numa autêntica liga em que cada compra e cada visita ao centro comercial se tornam jogadas decisivas para acumular pontos e chegar ao topo das vantagens.

Esta nova funcionalidade é a materialização da estratégia global da Castellana Properties, que aposta numa transformação digital centrada na experiência do cliente e na criação de valor a longo prazo.

Este novo sistema vem reforçar a ligação entre o 8ª Avenida e os clientes, premiando a interação com benefícios reais e personalizados, através de uma experiência ‘gamificada’ que torna o processo de fidelização mais interativo. Através da APP, os utilizadores podem acumular pontos com ações simples do dia-a-dia — dentro ou fora do centro — e trocá-los por prémios, descontos, vantagens exclusivas ou participação em passatempos.

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