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A estratégia de comunicação das marcas nas feiras

Onde quer que estejam presentes, as marcas têm de assegurar a coerência da sua comunicação. A comparência em feiras, através de stands, não é excepção. Eis alguns exemplos que demonstram […]

Filipe Pacheco
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A estratégia de comunicação das marcas nas feiras

Onde quer que estejam presentes, as marcas têm de assegurar a coerência da sua comunicação. A comparência em feiras, através de stands, não é excepção. Eis alguns exemplos que demonstram […]

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Onde quer que estejam presentes, as marcas têm de assegurar a coerência da sua comunicação. A comparência em feiras, através de stands, não é excepção. Eis alguns exemplos que demonstram a preocupação das agências em traduzir os valores e a linguagem própria de cada marca.

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No final de 2008, o Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações (MOPTC) marcou presença na Feira Portugal Tecnológico, na FIL, em Lisboa, com um stand que exprimia o conceito Portugal Vivo: Viva a Experiência da Mobilidade. A ideia procurava espelhar o “que de mais tecnológico se tem vindo a desenvolver em Portugal na área da mobilidade e acessibilidade”, refere Cláudia Alves, brand strategy master da Brandia Central.

Uma ideia que acabou por “criar uma identidade visual capaz de integrar todas as entidades integradas no MOPTC e respectivos conteúdos numa só ideia”, prossegue.
Estruturado o conceito, a linha de comunicação desenvolvida pela Brandia apelava os visitantes “a viverem uma experiência concreta, a descobrirem um espaço activo e interactivo, num universo de tecnologias ao serviço da mobilidade e do acesso às comunicações”, prossegue a responsável. Segundo Cláudia Alves, a área de 432 metros quadrados, que combinava a “tecnologia com a interacção”, atraiu 25 mil visitantes ao stand . O que, em sua opinião, se ficou a dever aos atributos criados para chamar a atenção de quem passou, em Novembro, pela Feira Portugal Tecnológico. “Para além do forte impacto visual criado, a fusão entre tecnologias e conteúdos gerou uma interactividade com os visitantes da feira.

Também é de assinalar a integração eficaz de 16 entidades distintas sob um conceito único e agregador, um alinhamento perfeito de promessas e soluções tecnológicas”, explica.

Este caso ilustra a importância de definir, ao pormenor, a entrada de uma marca numa feira. “A presença de um stand numa feira é um ponto de contacto importante da marca com alguns dos seus stakeholders. Logo, a nossa estratégia é a de definir bem o público-alvo e os objectivos da presença”, explica. Mais. Um stand deve ser o reflexo da identidade da marca, logo o desafio das agências é “avaliar os pontos de contacto da marca em termos da sua identidade verbal e visual e, em seguida, tentar transpor essa identidade para o stand. A nossa preocupação é a de perceber a ideia central da marca, a sua personalidade, os valores que defende, e tentar tangibilizá-los nesse stand”, esclarece.

No Rock In Rio Madrid, a Euro RSCG Arquitectura & Design foi chamada a criar um stand “provocador” para a marca de preservativos Control. Para dar corpo à ideia, a agência desenvolveu o conceito Temple of Love, uma capela para casamentos realizados no momento e idealizado à imagem da cidade de Las Vegas. Segundo Carlos Barbosa, director criativo da agência, os resultados foram “fantásticos”, pois o “objectivo de garantir uma experiência inesquecível foi cumprido em absoluto”. De acordo com o director criativo da Euro, a decisão de uma marca avançar para uma feira ou evento deve obedecer a vários pressupostos, já que “um stand é a extensão da marca e simultaneamente a sua activação”. Uma escolha que é feita para “informar sobre as novidades e portfólio de soluções e produtos e comunicar institucionalmente uma determinada mensagem”. Carlos Barbosa caracteriza, assim, as feiras como “eventos intensos onde se encontram os clientes mais interessados e simultaneamente a concorrência”, o que o leva a defender que o desafio colocado às agências “não esteja na garantia de uma aplicação coerente de uma marca”, mas na sua “eficácia”.

A presença em feiras, defende Rita Serrão, directora comercial da Insycro, é uma ferramenta estratégica para o marketing das empresas. Daí que, acrescenta, na “fase da concepção de um stand o nosso principal objectivo é transmitir de forma clara e objectiva a filosofia da marca e da empresa assim como a apresentação dos produtos e serviços”. Quando as agências recebem o briefing de uma marca, a responsável destaca alguns procedimentos que são tomados em consideração para que a comunicação no evento vá ao encontro da linha de comunicação global da insígnia. Conhecer o seu posicionamento, a sua imagem, a campanha que está a ser veiculada e os suportes onde a marca costuma estar presente são alguns desse eixos. E explica: “A estratégia é a mesma que foi definida para a marca em termos globais. O que importa, no entanto, no desenvolvimento do stand é “traduzir” essa estratégia e os valores da marca, para formas, materiais, ambientes e imagens”.
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Mas a tentação das marcas assegurarem a maior notoriedade possível nestes eventos também conduz, segundo a opinião do director criativo da Euro RSCG, a erros: “De uma forma geral, as marcas em Portugal estão preocupadas com uma grande exposição para os corredores que delimitam o stand. Assim, a curiosidade que poderia ser provocada para incentivar uma visita mais atenta ao stand perde-se porque tudo está à vista”, defende. Mas, acrescenta, “ultimamente temos observado um melhor compromisso entre a vontade de expor tudo e o convite a entrar”.

E com as marcas a quererem estender a sua estratégia global de comunicação, existirão elementos visuais e de design mais em voga neste momento? Carlos Barbosa responde: “Uma visita a um stand tem de resultar numa experiência de marca, quando o cliente regressar a casa tem de ter consigo uma imagem ou uma experiência inesquecível do stand”, defende, acrescentando que “toda e qualquer ferramenta para cumprir este objectivo é bem vinda. Não acreditamos em receitas ditadas por gestos, materiais ou soluções em voga se não são adequadas”.

Nesta questão, a responsável da Brandia Central sublinha a perenidade como um dos eixos que fundamentam a identidade das marcas. “A escolha dos elementos visuais e de design decorrem da identidade visual da marca. Na Brandia Central, a moda é efémera e as marcas não são criadas com esse propósito. O stand deve reflectir a marca e, aquilo que, do ponto de vista de design, é utilizado é o património visual da marca que ele representa e não qualquer tipo de voga. As marcas baseiam-se em consistência e coerência”, defende. O que não significa, porém, que as agências não façam uso de novas linguagens durante o processo criativo. A título de exemplo, Cláudia Alves relembra estar-se a assistir a uma “mudança clara de soluções estáticas para soluções interactivas”. Outra tendência, acrescenta, é reflectida na “preferência por formas orgânicas, uma vez que estas tornam as marcas mais emocionais e comunicam valores de proximidade e envolvência com os consumidores”.

Independentemente da identidade e dos valores da marca, o design é “um dos elementos essenciais para captar a atenção do visitante”, defende a directora comercial da Insycro, que evoca a utilização de panejamentos assotados, arestas boleadas, aliadas com matérias naturais, o “eco friendly”, o movimento, a inovação e tecnologia como alguns elementos que predominam na linguagem visual de alguns dos stands que se apresentam em feira. Mas ainda acrescenta que a “utilização de elementos leves, transparências, projecções e luzes de cores mutáveis são determinantes para a surpreender o público fazendo com que a empresa seja sempre recordada”.

A comunicação nas feiras e a crise

“Dar continuidade à crise, numa representação de marca em feira, seria desastroso”, defende Carlos Cardoso, quando confrontado com a postura de comunicação das marcas num contexto em que a crise está a afectar o budget disponível para acções de marketing.

Apesar de existir a tentação para diminuir os investimentos, Cláudia Alves acredita que “é precisamente em momentos de crise que é necessário às marcas uma reinvenção e afirmação”. “Não aconselhamos a adopção de uma postura mais sóbria, pelo contrário. Estimulamos os nossos clientes a inovar, a manter os seus pontos de contacto, desde que esse investimento se mostre pertinente e capitalize em acréscimo de valor para a sua marca”, reforça. Ou seja, a diminuição dos investimentos e, por isso, uma presença mais sóbria das marcas em alguns eventos podem dar sinais de fragilidade das marcas em relação às suas concorrentes. “Em termos de gestão de imagem, parece haver uma associação directa entre a presença das marcas e a sua dimensão. A diminuição de presença e de investimento pode ser interpretada como um sinal de fragilidade da empresa. Por isso, esse é um assunto que merece uma ponderação estratégica muito cuidada”, explica.

Já Rita Serrão acredita que, em período de vacas magras, a racionalização dos custos é a chave para as marcas conseguirem os seus objectivos, desde que cumpridos certos requisitos. “Há que definir prioridades e perceber quais os locais onde a marca tem obrigatoriamente que estar e aqueles de que pode prescindir. Numa altura em que temos que fazer contas à vida, significa que não podemos estar em todas, mas obviamente teremos que estar em algum lado, ou então a marca desaparecerá. Por outro lado, a crise pode ser uma oportunidade para algumas marcas”, explica.

Neste contexto, as principais preocupações dos clientes assentam sempre na eficácia do seu investimento, o que os leva, aliás, a “privilegiar soluções orientadas para resultados e sua medição”, afirma Cláudia Alves. E a responsável acredita que o investimento em feiras é um momento que pode potencializar os resultados das marcas: “As feiras são sempre momentos de contacto com um target específico, bem segmentado e, nesse sentido, o investimento é bastante eficaz, sobretudo se for rentabilizado num programa. Por outro lado, sendo mais difíceis os investimentos publicitários, as feiras são um meio alternativo bastante interessante”, defende. Daí que a Brandia, enquanto agência, defenda uma abordagem holística aos projectos que abraça. “Uma feira é um evento e, nessa perspectiva, tão importante como o stand é a sua dinamização, através de merchandising, acções, eventos e interactividade”, exemplifica.

Sobre o autorFilipe Pacheco

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Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025

A Desafio Global conquista seis troféus e é a grande vencedora nacional do concurso que distingue empresas de eventos e ativações de marcas. GR8 Events e Filosofia Event são as segundas maiores vencedoras, com quatro prémios cada uma

Portugal conquista 20 prémios no Eventex Awards 2025, evento anual que distingue empresas de organização de eventos e ativações de marcas. Na 15a edição do concurso, que recebeu 1.239 candidaturas, oriundas de 59 países, o país consegue “oito Ouros, sete Pratas e cinco Bronzes”, avança ao M&P fonte oficial da Eventex.

A Desafio Global, conquista seis prémios, vence três Ouros, nas categorias Brand Experience — Automotive, Brand Engagement Event e European Event, pelo projeto NRM@HUB – Charged to Lead, desenvolvido para a Toyota Motor Europe, tendo também recebido dois Ouros, nas categorias B2B Event e Use of AI, com um evento da Deloitte. ‘Time to ReThink’, tema das Conferências do Estoril 2024, promovidas pela Nova School of Business & Economics e pela Nova Medical School, ganhou uma Prata, na categoria Conference.

A agência GR8 Events regressa da cerimónia com quatro distinções. A XXVII ANOC General Assembly e os ANOC Awards, organizados para a Association of National Olympic Committees (ANOC), vencem Prata na categoria Association Meeting, sendo que a assembleia-geral também ganha um Bronze na categoria Conference.

O evento NTT Data Emojination, organizado pela GR8 Events para a NTT Data, arrecada um Bronze na categoria Celebration Event, enquanto que o Linha Amarela, encontro de colaboradores do Banco Montepio, é recompensado com um Bronze, na categoria de Event Concept.

O Filosofia Event Group, com delegações em Portugal e na Ucrânia, também consegue quatro galardões. Além de um Ouro na categoria B2B Event pela Cyber Beast Party, ganha uma Prata na categoria Networking Event com um evento para a Growe Partners, uma Prata na categoria Consumer Engagement Event com a Cyber Beast Party e um Bronze na categoria People’s Choice Team.

A Tox’Inn, entretanto rebatizada Bloomer, conquista dois prémios, uma Prata na categoria People’s Choice Supplier e um Bronze na categoria Staffing Company.

A Vanilla Project também é distinguida com dois. Além de um Ouro na categoria Rising Star Agency, vê também a iniciativa Lisboa – Portugal vencer Prata na categoria People’s Choice Destination.

A lista de vencedores nacionais inclui ainda a New Sheet Brand Activation, que arrecada um Ouro com o projeto Noitada Portimão, para a Câmara Municipal de Portimão, na categoria Municipal Event, bem como a Ocubo, que vê a iniciativa Serralves in Light ser recompensada com um Bronze, na categoria Cultural Event.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente

A medida tem metas ambiciosas. O Governo sublinha que o principal objetivo é “fomentar a literacia mediática e digital, combater a desinformação e promover o espírito crítico nos jovens”

Todos os jovens entre os 15 e os 18 anos, com residência em território nacional, podem subscrever gratuitamente uma assinatura digital de um jornal ou de uma revista de caráter generalista ou económico, à sua escolha, durante dois anos.

O Programa de Assinaturas Digitais é uma medida que está inserida no Plano de Ação para a Comunicação Social, apresentado pelo Governo a 8 de outubro do ano passado, e que mobiliza um investimento de €5,9 milhões.

À escolha dos jovens estão onze meios de comunicação social que aderiram ao programa: Diário de Notícias, Correio da Manhã, ECO, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Observador, Público, Sábado, Vida Económica e Visão.

A adesão pode ser feita através do portal Gov.pt, mediante autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

“A inscrição no programa, bem como a escolha do jornal, deve ser realizada diretamente pelo beneficiário, sendo permitida uma única adesão por jovem. O valor da assinatura é integralmente suportado pelo Estado”, explicam os ministérios da Juventude e Modernização, Assuntos Parlamentares e Educação, Ciência e Inovação num comunicado enviado às redações.

A medida tem metas ambiciosas. O Governo sublinha que o principal objetivo é “fomentar a literacia mediática e digital, combater a desinformação e promover o espírito crítico nos jovens”, capacitando-os para um consumo de informação mais consciente e informado.

 

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Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear

“O ator norte-americano é mais do que um embaixador, ele é parte da nossa família. Não só partilha os nossos valores, como os incorpora na vida quotidiana”, diz George Ciz, diretor de marketing da Tag Heuer

A parceria da marca suíça Tag Heuer com o ator e piloto profissional de corridas de resistência, Patrick Dempsey, que tem mais de uma década, entra agora numa nova fase.

O embaixador da marca, eleito o ‘homem mais sexy do mundo’ pela revista People em 2023, é o novo rosto da linha de óculos da marca de relógios de luxo, fundada em 1860 por Edouard Heuer, e que hoje pertence ao grupo francês LVHM.

A marca compara a escolha de Patrick Dempsey à do antigo ator norte-americano, Steve McQueen, um piloto de sucesso que também competia regularmente em corridas de automóveis, e que colaborou com a Tag Heuer ao longo da carreira.

A empresa, que está a aprofundar a colaboração com competições internacionais de corridas, tornou-se a cronometrista oficial da Fórmula 1 em janeiro de 2025, substituindo a Rolex, que cumpria a função desde 2023.

George Ciz, diretor de marketing da Tag Heuer, destaca a importância do ator norte-americano para a marca. “Patrick Dempsey é mais do que um embaixador, ele é parte da nossa família. Não só partilha os nossos valores, como os incorpora na sua vida quotidiana”, segundo o comunicado de imprensa da Tag Heur.

As imagens da campanha, além da referência aos ícones do passado, apresentam uma visão refinada do catálogo de óculos da ‘maison’. O ator é fotografado com as linhas de óculos Jack Heuer e Mini Vingt-Sept.
A coleção de óculos Tag Heuer 2025, que também inclui novas peças das famílias Shield Pro e Avant-Garde, já está disponível online e nas lojas físicas.

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Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária

Desenvolvida pela Lola Normajean, a ação passa pela criação de um ‘show apartment’ nas ruas de Lisboa, a publicação de falsos anúncios em portais imobiliários e ainda a distribuição de flyers com pedras da calçada

A Comunidade Vida e Paz lança a campanha ‘Condomínio Olho da Rua’, com o objetivo de chamar a atenção para o problema das pessoas em situação de sem-abrigo da região de Lisboa e dessa forma, incentivar a doação de 0,5% do IRS a favor da ONG portuguesa.

A Comunidade Viva e Paz transforma o drama das ruas num falso empreendimento premium, recorrendo a todos os clichés do marketing imobiliário de luxo, de forma a chamar atenção para o direito básico de ter um teto.

 

Desenvolvida pela Lola Normajean, a ação passa pela criação de um ‘show apartment’ nas ruas de Lisboa, a publicação de falsos anúncios em portais imobiliários, a colocação de placas “vende-se” em casas reais despejadas e ainda a distribuição de flyers com pedras da calçada lisboeta.

A população em situação de sem-abrigo da cidade de Lisboa, segundo o comunicado da ONG, cresceu 25% só em 2024, incluindo agora famílias, crianças e jovens trabalhadores.

A campanha arrojada conta com Nuno Markl como embaixador e gerou 1,9 milhões em ‘earned media’. Além disso, viu as doações aumentarem 66% e o número de doares a crescer mais de 50%.

 

 

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Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes

“Vai ser uma injeção em dose industrial das melhores ideias do mundo, um privilégio. Pede-se exigência, sentido de responsabilidade e justiça na avaliação, mas conto divertir-me muito pelo caminho”, refere Nuno Riça (na foto), em declarações ao M&P

Catarina Nunes

Nuno Riça, diretor criativo da Bar Ogilvy, é jurado de seleção da ‘shortlist’ na categoria Films do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. É também o único criativo em representação de agências nacionais a integrar um júri da edição deste ano do festival, que decorre em Cannes de 16 a 20 de junho.

“Espero ver muitos exemplos de excelência daquilo a que a indústria criativa já nos habituou ser capaz, com muita frescura, ‘craft’ imaculado, relevância e impacto. Mas confesso que estou mais ansioso por ver o que nunca pensámos ser possível, o supostamente inconcebível mas que afinal bate certo, ideias que criam um novo padrão”, refere Nuno Riça em declarações ao M&P.

O diretor criativo da Bar Ogilvy, desde 2020, considera que a seleção dos trabalhos a concurso, que posteriormente serão votados para prémio por outro grupo de jurados, “vai ser uma injeção em dose industrial das melhores ideias do mundo, um privilégio. Pede-se exigência, sentido de responsabilidade e justiça na avaliação, mas conto divertir-me muito pelo caminho”.

O trabalho de Nuno Riça é reconhecido nos principais festivais de criatividade e eficácia, em Portugal e no Cannes Lions, incluindo um Leão de Ouro em 2022, ao longo do percurso profissional em que trabalha marcas como Galp, TAP, Millennium, Nestlé, Frize, Olá e Jogos Santa Casa. Nascido em Lisboa, é licenciado em relações públicas e publicidade e começa a estagiar na BBDO, em 2006, como redator. Seguem-se a Strat e a Havas Worldwide, até 2013. Posteriormente, passa cinco anos na Bar Lisboa e transita para a Bar Ogilvy.

Em relação ao desempenho das agências portuguesas, Nuno Riça defende que “precisamos de ganhar consistência em Cannes, temos potencial para isso e acredito que as agências portuguesas podem dar mais um passo nesse sentido este ano”.

O júri de seleção de ‘shorlist’ abrange especialistas globais de todas as indústrias criativas, de 79 mercados e divididos pelas várias categorias do festival, em que o Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Islândia e Mongólia estão representados este ano pela primeira vez. Marian Brannelly, diretora global de prémios do Cannes Lions, considera que “o júri de seleção de 2025 é um verdadeiro reflexo da natureza global da criatividade hoje. A adição de novos mercados como Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Islândia e Mongólia é uma prova da crescente influência criativa e das economias dessas regiões”.

Sobre o autorCatarina Nunes

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Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos

O jogo que pode decidir o campeão nacional está na origem dos dois anúncios da nova vaga comunicacional da operadora, protagonizados por Pote, Geovany Quenda, Fredrik Aursnes, Vangelis Pavlidis e Júlio Isidro

A segunda vaga da nova campanha da Nos, ‘Liga Tudo A Que Ligas’ (na foto), tira partido do dérbi que opõe o SL Benfica ao Sporting CP a 10 de maio, apresentando dois filmes publicitários, um para cada equipa. Com criatividade da agência O Escritório, produção de Estela Rocha e da Krypton Films, realização de Augusto Fraga e estratégia de meios da Arena Media, os filmes contam com a participação dos futebolistas Pote, Geovany Quenda, Fredrik Aursnes e Vangelis Pavlidis e do apresentador de televisão Júlio Isidro.

“Reforçando o propósito da campanha, continuamos a apostar em ligar as pessoas às suas paixões, e, se há algo que apaixona os portugueses, é o futebol. A poucos dias do dérbi que poderá decidir quem será o próximo campeão nacional, lançamos novos spots que vêm reafirmar a sua relação com o futebol e a parceria com os dois clubes”, explica a Nos em comunicado de imprensa.

Divulgados em televisão e digital desde 8 de maio, os anúncios amplificam a campanha, que terá mais momentos relacionados com a final do campeonato de futebol nacional e com a celebração do título. Os próximos anúncios são revelados antes do fim do mês. “Todos estes spots estão alinhados com o objetivo da marca se tornar mais relevante para os portugueses, mais atual e capaz de acompanhar as conversas do momento”, salienta o documento.

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SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV

A presença da Wine Tourism TV no SAPO representa uma plataforma estratégica para alavancar o setor do enoturismo, impulsionando o desenvolvimento regional e criando novas oportunidades de negócio

O portal SAPO estabeleceu uma nova parceria com a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo – para integrar a Wine Tourism TV na oferta de conteúdos. A colaboração visa promover Portugal como destino de excelência para enófilos e viajantes, através do primeiro canal de televisão do mundo dedicado exclusivamente ao enoturismo.
Com esta parceria, a programação da Wine Tourism TV passa a estar disponível em exclusivo no SAPO, reforçando a presença do canal junto de milhões de utilizadores. Entrevistas, reportagens, documentários e formatos originais que exploram as regiões vitivinícolas, os produtores, as castas, as experiências enoturísticas e a cultura do vinho portuguesa, estarão agora acessíveis a uma audiência mais ampla.
“Estamos muito felizes com esta parceria. A Wine Tourism TV foi lançada em outubro do ano passado com uma programação diversificada que inclui um noticiário semanal, dois programas temáticos e inúmeros vídeos dos nossos parceiros e entidades ligadas ao vinho e ao turismo em Portugal. A nossa audiência crescia todos os dias, mas agora, com a projeção que o SAPO nos oferece, vamos chegar muito mais longe. O mundo do vinho e do enoturismo só tem a ganhar com esta união”, afirma Maria João de Almeida, presidente da APENO, em comunicado de imprensa.
Para Gil Moreira, Diretor-Geral do SAPO, “a ligação a um parceiro com a inovação e o nível de especialização da APENO através da Wine Tourism TV, permite ao SAPO disponibilizar aos seus leitores e utilizadores conteúdos diferenciadores e representativos da capacidade de desenvolvimento das marcas do país além fronteiras”.
A presença da Wine Tourism TV no SAPO representa uma plataforma estratégica para alavancar a visibilidade do setor do enoturismo no panorama mediático nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento regional e criando novas oportunidades de negócio para os profissionais do setor. A partir de agora, toda a gestão comercial da Wine Tourism TV será assegurada pelo SAPO, garantindo uma abordagem profissional, estruturada e com grande alcance no mercado digital português.
O SAPO continua a destacar-se como o portal mais visitado em Portugal. Em 2024, o site registou uma média mensal superior a três milhões de utilizadores e ultrapassou os 120 milhões de ‘pageviews’ por mês.
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Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal

“Vivemos um momento em que a reputação corporativa deixou de ser apenas um valor intangível para se tornar uma alavanca estratégica, que influencia a capacidade de exercer influência, atrair talento e garantir a sustentabilidade a longo prazo”, diz Miguel Giménez de Castro (na foto)

O L’Oréal Groupe escolhe Miguel Giménez de Castro para diretor de assuntos corporativos e ‘engagement’ para Portugal e Espanha, com início de funções a 1 de maio.

“Encaro esta nova etapa com entusiasmo e compromisso. É um privilégio poder liderar uma área que desempenha um papel essencial na articulação do posicionamento, do impacto e das relações com os grupos de interesse de uma empresa global como o L’Oréal Groupe. Vivemos um momento em que a reputação corporativa deixou de ser apenas um valor intangível para se tornar uma alavanca estratégica, que influencia a capacidade de exercer influência, atrair talento e garantir a sustentabilidade a longo prazo”, refere Miguel Giménez de
Castro, citado em comunicado de imprensa.

Miguel Giménez de Castro irá liderar as áreas de comunicação externa e interna, estratégia de assuntos públicos, gestão de crise, ‘engagement’ de colaboradores e construção da marca corporativa. “Nesta nova função, vai integrar de forma estratégica as funções de comunicação corporativa e assuntos públicos, com o objetivo de maximizar o impacto do grupo entre os seus ‘stakeholders’ chave e fortalecer o seu posicionamento como ator empresarial responsável por um ambiente regulatório e dinâmico”, avança a L’Oréal em comunicado de imprensa.

Com um percurso internacional, Miguel Giménez de Castro conta com 20 anos de experiência em comunicação corporativa, relações institucionais e gestão de ‘stakeholders’, em setores altamente regulamentados como a energia, o aço, a automação e a tecnologia. Inicia a carreira na Repsol, em 2006, onde assume funções na área de comunicação e assuntos públicos, incluindo a direção destas áreas para a Argélia e outros mercados internacionais.

Posteriormente, ingressa na ArcelorMittal e na ThyssenKrupp, onde funda e lidera o departamento de comunicação e assuntos governamentais, para 72 países – como a Turquia – no Médio Oriente e África. No âmbito da automação, desempenha o cargo de diretor de comunicação, parcerias e liderança na Jannarelly Automotive, antes de se juntar à IBM, em 2021, como líder de comunicação, marca e liderança social para Espanha, Portugal, Grécia e Israel. Desde 2024 tem liderado a comunicação para a região de EMEA, englobando meios, marcas, crises, comunicação executiva e empresarial.

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SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais

Os ex-futebolistas Gerard Piqué (na foto, à esq.) e Iker Casillas (à dta.) retomam picardias antigas, num projeto que “requereu muita coordenação e resiliência”, revela ao M&P João Ribeiro, sócio-gerente da agência Stream and Tough Guy

O jogo do campeonato espanhol que opõe o FC Barcelona ao Real Madrid CF, no próximo dia 11, está na origem da nova fase da campanha que a Stream and Tough Guy (SaTG) desenvolveu para a Uber Eats.

Entre os dias 9 e 11, a plataforma digital de restauração recupera a rivalidade entre os dois clubes através de três anúncios que mostram os ex-futebolistas Gerard Piqué e Iker Casillas a retomar picardias antigas para promover as bolachas Manitas de Piqué e os palmiers Orejonas de Casillas.

“O maior desafio neste projeto foi conseguir ‘cozinhar’ a opinião de todos os intervenientes nesta receita (SaTG, Uber Eats, La Liga, Gerard Piqué e Iker Casillas) acerca de todos os ingredientes da campanha, a tempo de sair do forno antes do jogo, que é já no próximo domingo. Foi um projeto que requereu muita coordenação e resiliência”, assume ao M&P João Ribeiro, cofundador e sócio-gerente da agência.

As Manitas de Piqué e as Orejonas de Casillas, as duas especialidades gastronómicas comercializadas nos dois restaurantes virtuais que os ex-futebolistas anunciam nos filmes publicitários, criados para televisão e digital, são comercializadas pela Uber Eats em exclusivo, em Madrid e Barcelona.

“Isto reforça a nossa estratégia de querer fazer trabalho a partir de Portugal para qualquer parte do mundo. Além de Espanha, já fizemos trabalhos para países como o Paquistão e os Estados Unidos, entre outros. Temos mais ideias no forno à espera de saírem para outros mercados muito em breve”, desvenda João Ribeiro.

Depois de reacenderem as picardias futebolísticas na última campanha publicitária conjunta, na qual o antigo defesa catalão e o ex-guarda-redes madrileno trocavam piadas sobre ‘manitas’ e ‘orejonas’, a Uber Eats transforma esses símbolos do futebol em produtos reais que os adeptos poderão encomendar em exclusivo, para saborearem nos dias que antecedem o clássico.

“As Manitas de Piqué são bolachas em forma de mão, inspiradas no mítico gesto do catalão após a vitória por 5-0 do FC Barcelona frente ao Real Madrid CF, em 2010. Já as Orejonas de Casillas são comercializadas numa caixa com 15 palmiers, um por cada troféu da Liga dos Campeões conquistado pelo Real Madrid CF”, explica a SaTG em comunicado de imprensa.

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8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões

O centro comercial, gerido e comercializado pela CBRE, junta-se ao conhecido criador de conteúdos nas redes sociais para consolidar a estratégia digital e de fidelização

O 8ª Avenida, centro comercial gerido e comercializado pela CBRE, dá mais um passo na consolidação da estratégia digital e de fidelização com o lançamento de um sistema de recompensas, a ‘Liga dos Pontos’.

Para dar a conhecer esta novidade, o 8ª Avenida junta-se ao conhecido criador de conteúdos nas redes sociais, Camaleaooo, para uma recriação da Liga dos Campeões.

A campanha do 8ª Avenida pretende transformar o clube de fidelização numa autêntica liga em que cada compra e cada visita ao centro comercial se tornam jogadas decisivas para acumular pontos e chegar ao topo das vantagens.

Esta nova funcionalidade é a materialização da estratégia global da Castellana Properties, que aposta numa transformação digital centrada na experiência do cliente e na criação de valor a longo prazo.

Este novo sistema vem reforçar a ligação entre o 8ª Avenida e os clientes, premiando a interação com benefícios reais e personalizados, através de uma experiência ‘gamificada’ que torna o processo de fidelização mais interativo. Através da APP, os utilizadores podem acumular pontos com ações simples do dia-a-dia — dentro ou fora do centro — e trocá-los por prémios, descontos, vantagens exclusivas ou participação em passatempos.

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