A análise
De entre as seis campanhas em análise este mês a campanha El Corte Inglés — “Saldos”, obteve o melhor resultado quanto ao grau de percepção correcta da mensagem. Cerca de […]

Meios & Publicidade
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
De entre as seis campanhas em análise este mês a campanha El Corte Inglés — “Saldos”, obteve o melhor resultado quanto ao grau de percepção correcta da mensagem. Cerca de 95% dos entrevistados perceberam o conteúdo da mensagem, ou seja, na sua grande maioria os entrevistados associaram os saldos desta insígnia com a qualidade da mesma. Foi também a campanha (juntamente com a Moviflor — “Descontos”), que recolheu o maior índice de agrado junto dos entrevistados. Na base destes resultados poderá estar o estilo simples e claro dos filmes.
A campanha Moviflor — “Descontos” destaca-se em vários parâmetros: obtém o maior índice de agrado, o melhor ratio investimento /recordação(ROI1) não tendo havido nenhum entrevistado a percepcionar incorrectamente o filme.
A campanha MaxMen — “Novo nome” é a que obtém o maior índice de recordação total em termos absolutos. Contudo, 25% dos entrevistados percepcionam incorrectamente a mensagem, o que significa que ao nível da atenção/recordação houve uma boa assimilação do filme, mas uma certa dificuldade na descodificação/percepção da mensagem (quem sabe as imagens distrairam o espectador da mensagem?).
A campanha mais recordada em espontânea (2% dos entrevistados) é a do Jumbo — “Polegar”. Esta campanha destaca-se também pela percentagem elevada de entrevistados que recordam apenas a insígnia Jumbo (36%), bem como pela percentagem também ela significativa de entrevistados que percepcionam incorrectamente a mensagem (16%). Da análise de conteúdos realizada ás respostas dadas, resulta que algumas vezes, o símbolo do “Polegar direito” não foi descodificado como um sinal de que determinado produto é o mais barato dentro da sua categoria de produto, mas sim, como mais uma campanha de promoção a ser realizada pelo Jumbo.
O filme Pingo Doce — “Sem confusão” obtém o pior índice de recordação total (sendo mesmo uma campanha recordada basicamente em dirigido), mas obtém um bom resultado quanto ao grau de percepção correcta da mensagem, ou seja, o estilo de filme é um pouco diferente daquele a que o Pingo Doce nos tem habituado, e daí o fraco índice de recordação, sendo que ao nível da descodificação da mensagem o filme funciona.
A campanha Diário de Notícias — “Nova Imagem” é a que exibe o segundo melhor índice de percepção correcta da mensagem sendo recordada em espontâneo por 1% dos entrevistados. Contribuindo certamente para este resultado, está o facto de ser um filme jovem com uma produção “clean”.
O trabalho de campo decorreu entre 13 e 20 de Janeiro. Foram realizadas entrevistas individuais, com base em questionário estruturado, a uma amostra aleatória de cento e vinte e cinco indivíduos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos, das classes B e C1, na área da Grande Lisboa. Esta amostra assegura um nível de confiança de 95% e um intervalo de confiança de 5%. Assumiu-se uma variância máxima de 25%, com base em resultados obtidos em estudos anteriores.
As questões colocadas foram as seguintes:
– De todas as campanhas de televisão que tem visto nos últimos tempos, quais as que recorda?
– Lembra-se de alguma campanha no sector (hipermercados, móveis, supermercados, centros comerciais, jornais, revistas)?
– Lembra-se da campanha – Jumbo “Polegar direito” (Moviflor — “Móveis que desaparecem”; Pingo Doce — “Sem confusão”; el Corte Inglés — “Casal a experimentar roupa”; ‘Diário de Notícias’; ‘Maxmen’— “Modelo a saltar”?
– De que é que se lembra?
– Qual era a mensagem da campanha?
– Com base numa escala de 1 a 20, como avalia essa campanha?