Fora do Escritório com Ana André, diretora de marca, aquisição e crescimento da Leroy Merlin Portugal
Aproveita as férias para descansar, para se afastar da internet e para desligar das redes sociais mas, ainda assim, continua atenta ao que se vai passando no mercado nacional. Entre passeios e mergulhos, também vai reformulando e reorganizando a casa
Luis Batista Gonçalves
INCM abre concurso para criação da imagem do novo passaporte
Milk&Black comunica prémios Play
CES 2025: IA e a redefinição do futuro do marketing
Garnier e Mixa entregam comunicação ibérica à Pin Up Comunicación
Anteprojeto em discussão autoriza RTP a lançar e encerrar canais
EasyJet contrata FCB Lisboa para potenciar negócio
Marketers e anunciantes preparam-se para proibição do TikTok
Colaboradores do Discovery Hotel Management protagonizam campanha de recrutamento (com vídeo)
Criatividade e IA estão no centro do Boost 2025 sobre marketing de turismo
IA beneficia negócios mas leva ao esgotamento, alerta investigação
O sul da Península Ibérica é um dos destinos de eleição de Ana André, diretora de marca, aquisição e crescimento da Leroy Merlin Portugal. Além de passear na Isla Canela (na foto) e de assistir ao pôr do sol na Ria Formosa enquanto saboreia uma bebida, também aproveita os dias de férias para viver novas experiências. No Aeródromo Municipal de Portimão, entre um mergulho e outro, saltou de paraquedas, a uma altura de 14.000 pés. No regresso ao trabalho, evita ao máximo as reuniões no primeiro dia.
O que é que não faz durante as férias, que faça habitualmente quando está a trabalhar?
Quando estou a trabalhar costumo acordar às 6h30 e, três vezes por semana, faço desporto às 7h. Nas férias, priorizo o descanso, acordo um pouco mais tarde e privilegio o ‘mindfulness’ e os mimos em família. Nas férias, também sigo menos as redes sociais e passo mais tempo no exterior.
Estar de férias significa desligar ou inspirar-se para novas ideias a aplicar no trabalho?
Acredito muito que as férias são mesmo para desligar, pelo que é importante parar e criarmos espaço para o lazer e para os temas que nos fazem felizes mas que temos menos tempo durante o ano. Só assim vamos fazer efetivamente um ‘reboot’ e baixar os níveis de cortisol que acumulámos nos períodos de maior stresse.
Dito isto, tenho a sorte de trabalhar numa área de que gosto muito e, por isso, há dois temas que continuo a acompanhar, mesmo nas férias, o trabalho das marcas nas redes sociais e os movimentos do mercado. Aproveito ainda para me pôr no lugar dos nossos clientes e dedicar-me a projetos de melhoria ou de reorganização em casa. Sempre com a Leroy Merlin, claro.
Quais são os jornais, programas de televisão, podcasts, sites ou outros meios de comunicação que segue durante as férias?
O Meios & Publicidade é um deles. Confesso que, como o tempo em que ligada, reduz-se substancialmente nas férias, pelo que dou prioridade ao tempo em família e às relações sociais. Nas alturas em que isso não acontece, sigo alguns meios da área de marketing e publicidade e acompanho também alguns profissionais e grupos no LinkedIn. Quanto a podcasts, ouço os que privilegiam temas como a evolução e aplicabilidade da inteligência artificial (IA) e a sustentabilidade.
Quais são as marcas que a acompanham nas férias?
Continuo a seguir atentamente os conteúdos da Leroy Merlin. De resto, as marcas que me acompanham sempre nas férias são a Isdin nos cuidados com o sol de toda a família, a Urban Foods nos snacks que levo para a praia e a Olá para me refrescar de vez em quando.
Qual é a primeira coisa que faz quando regressa ao escritório?
Garantir que mantenho o espírito renovado por, pelo menos, mais 24 horas. Tento sempre não ter reuniões no primeiro dia de regresso para conseguir organizar a caixa de emails. É impossível lê-los todos, mas faço uma seleção.
Aproveito também esse dia para rever o planeamento e fazer, com as equipas, um apanhado dos temas prioritários. No segundo dia, garanto sempre um momento na agenda para socializar, estar com as pessoas e garantir que a equipa está estável e equilibrada. Esta vertente humana, para mim, é fundamental e reforça as relações de confiança e liderança no ambiente de trabalho.