Fora do Escritório com Ana André, diretora de marca, aquisição e crescimento da Leroy Merlin Portugal
Aproveita as férias para descansar, para se afastar da internet e para desligar das redes sociais mas, ainda assim, continua atenta ao que se vai passando no mercado nacional. Entre passeios e mergulhos, também vai reformulando e reorganizando a casa
Luis Batista Gonçalves
Há mais anunciantes a abandonar o X
Portugueses estão a ler mais, revela estudo da APEL
Campanha dos copos da McDonald’s está de regresso
Uma verdade com uma solução tão simples
Fora do Escritório com Pedro Ribeiro, diretor criativo da Tux&Gill
Expresso tem novo caderno ‘Ideias’ (com vídeo)
Câmara de Lisboa atribui €200 mil a 20 projetos de media e cultura
Marta Braga troca Lemon Zest por agência O Editorial
IADE e Rádio Renascença criam pós-graduação em jornalismo digital
Super Bock lança luva para refrescar cerveja com campanha da Uzina (com vídeo)
O sul da Península Ibérica é um dos destinos de eleição de Ana André, diretora de marca, aquisição e crescimento da Leroy Merlin Portugal. Além de passear na Isla Canela (na foto) e de assistir ao pôr do sol na Ria Formosa enquanto saboreia uma bebida, também aproveita os dias de férias para viver novas experiências. No Aeródromo Municipal de Portimão, entre um mergulho e outro, saltou de paraquedas, a uma altura de 14.000 pés. No regresso ao trabalho, evita ao máximo as reuniões no primeiro dia.
O que é que não faz durante as férias, que faça habitualmente quando está a trabalhar?
Quando estou a trabalhar costumo acordar às 6h30 e, três vezes por semana, faço desporto às 7h. Nas férias, priorizo o descanso, acordo um pouco mais tarde e privilegio o ‘mindfulness’ e os mimos em família. Nas férias, também sigo menos as redes sociais e passo mais tempo no exterior.
Estar de férias significa desligar ou inspirar-se para novas ideias a aplicar no trabalho?
Acredito muito que as férias são mesmo para desligar, pelo que é importante parar e criarmos espaço para o lazer e para os temas que nos fazem felizes mas que temos menos tempo durante o ano. Só assim vamos fazer efetivamente um ‘reboot’ e baixar os níveis de cortisol que acumulámos nos períodos de maior stresse.
Dito isto, tenho a sorte de trabalhar numa área de que gosto muito e, por isso, há dois temas que continuo a acompanhar, mesmo nas férias, o trabalho das marcas nas redes sociais e os movimentos do mercado. Aproveito ainda para me pôr no lugar dos nossos clientes e dedicar-me a projetos de melhoria ou de reorganização em casa. Sempre com a Leroy Merlin, claro.
Quais são os jornais, programas de televisão, podcasts, sites ou outros meios de comunicação que segue durante as férias?
O Meios & Publicidade é um deles. Confesso que, como o tempo em que ligada, reduz-se substancialmente nas férias, pelo que dou prioridade ao tempo em família e às relações sociais. Nas alturas em que isso não acontece, sigo alguns meios da área de marketing e publicidade e acompanho também alguns profissionais e grupos no LinkedIn. Quanto a podcasts, ouço os que privilegiam temas como a evolução e aplicabilidade da inteligência artificial (IA) e a sustentabilidade.
Quais são as marcas que a acompanham nas férias?
Continuo a seguir atentamente os conteúdos da Leroy Merlin. De resto, as marcas que me acompanham sempre nas férias são a Isdin nos cuidados com o sol de toda a família, a Urban Foods nos snacks que levo para a praia e a Olá para me refrescar de vez em quando.
Qual é a primeira coisa que faz quando regressa ao escritório?
Garantir que mantenho o espírito renovado por, pelo menos, mais 24 horas. Tento sempre não ter reuniões no primeiro dia de regresso para conseguir organizar a caixa de emails. É impossível lê-los todos, mas faço uma seleção.
Aproveito também esse dia para rever o planeamento e fazer, com as equipas, um apanhado dos temas prioritários. No segundo dia, garanto sempre um momento na agenda para socializar, estar com as pessoas e garantir que a equipa está estável e equilibrada. Esta vertente humana, para mim, é fundamental e reforça as relações de confiança e liderança no ambiente de trabalho.