Distribuição de folhetos no retalho alimentar sobe 3,6%
O Continente, com 20% do total de folhetos lançados, é o retalhista que mais aposta no formato, seguido pelo E.Leclerc (17%) e Pingo Doce (15%). Apesar do aumento, cada folheto lançado tem um menor número de inserções

Meios & Publicidade
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
A distribuição de folhetos promocionais volta a subir em 2024, após uma quebra em 2023. Segundo a plataforma e-Foliotrack da Marktest, as principais cadeias da grande distribuição lançaram 1.044 folhetos no ano passado, menos 36 do que os 1.008 em 2023. Entre 2019 e 2024, o recorde continua a pertencer a 2022, com 1.111 folhetos.
“O valor de 2024 corresponde a um aumento de 3,6% face a 2023, mas ainda se encontra abaixo do máximo do período”, realça a Marktest em comunicado de imprensa.
O Continente, com 20% do total de folhetos lançados em 2024, é o retalhista que mais aposta no formato, seguido pelo E.Leclerc, que tem 17% dos folhetos publicados. Em terceiro lugar, surge o Pingo Doce, com 15%, à frente do Intermarché, com 13% dos folhetos, mais 29 do que em 2023, trocando de posição com o Lidl, que regista 11% de quota e encerra o top 5.
“Em termos relativos, o Intermarché foi a insígnia que mais aumentou a exposição em folheto, com mais 23% de folhetos do que em 2023”, refere o documento.
Intermarché e El Corte Inglés ganham no aumento de inserções
A nível do número de inserções, há um decréscimo de 4,5%, face a 2023. “Este dado indica-nos que as insígnias estão a aumentar o número de folhetos, mas que cada folheto lançado tem um menor número de inserções”, salienta a Marktest.
Para além do maior número de folhetos, o Continente também é o retalhista da grande distribuição com o maior número de inserções (26%), seguido de Pingo Doce (20%) e do E.Leclerc (17%), apurando a análise que mais de metade das inserções promocionais são da responsabilidade das três marcas.
“Face ao ano anterior, Intermarché e El Corte Inglés foram as insígnias com maior aumento do número de inserções, com uma subida de 15% e de 12%, respetivamente. No que respeita a promoções comunicadas em folheto, verifica-se que as inserções presentes em folheto sem promoções associadas correspondem a 25% do total, aumentando 19,5% face a 2023, quando representavam 20% do total de inserções”, refere a Marktest.
A análise, elaborada com recurso ao serviço de monitorização e-Foliotrack, contabiliza os folhetos distribuídos pelas marcas de grande distribuição Aldi, Auchan, Continente, El Corte Inglés, E.Leclerc, Intermarché Super, Lidl, Minipreço Family e Pingo Doce.