Tarifas nos Estados Unidos desestabilizam investimentos em publicidade
“É provável que o setor veja menos marcas a investir na inovação até ter uma noção mais clara das tarifas que serão aplicadas e durante quanto tempo estarão em vigor”, alerta Wayne Levings, CEO da Kantar para o continente americano

Daniel Monteiro Rahman
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Marcas revelam estratégias para lidar com tarifas de Trump
80% dos consumidores norte-americanos estão preocupados com o impacto do aumento das tarifas impostas por Donald Trump nas respetivas finanças e despesas, de acordo com um novo estudo da Kantar. Martin Sorrell, fundador do grupo WPP e atual presidente executivo da ‘holding’ britânica de agências S4 Capital, adverte em entrevista ao Financial Times que a incerteza sobre os direitos aduaneiros dos Estados Unidos vai agravar os problemas do setor publicitário em 2025.
A Kantar conclui que os norte-americanos estão a “reduzir as despesas em geral, devido às pressões económicas da inflação e das tarifas”. A empresa indica que os norte-americanos estão à procura de promoções e a comprar sobretudo produtos alimentares, limitando as compras não essenciais, e optando por marcas próprias.
“Claramente, se as tarifas forem de 30%, 40% ou 50%, não é possível as marcas absorverem esses níveis de tributação, pelo que as tarifas serão transferidas para os consumidores”, declara Wayne Levings, CEO da Kantar para o continente americano e diretor global de clientes da Kantar, citado na Ad Age.
Wayne Levings refere que os clientes da Kantar estão a preparar-se para possíveis aumentos das tarifas e quedas nas vendas, mas que neste momento a maior preocupação é a incerteza à volta da situação. “As empresas, por si só, preferem a certeza, mesmo que essa certeza implique tarifas elevadas, porque lhes permite planear, fazer escolhas de investimento e lançar campanhas”, explica.
A imprevisibilidade está a levar algumas marcas a adiar a tomada de decisões de marketing. Ainda de acordo com Wayne Levings, “é provável que o setor veja menos marcas a investir em inovação, através do lançamento de novos produtos, até ter uma noção mais clara das tarifas que serão aplicadas e durante quanto tempo estarão em vigor”.
Por seu lado, Martin Sorrell, que funda a S4 Capital em 2018 após abandonar o WPP, declara ao Financial Times que a redução dos gastos com marketing dos clientes do setor tecnológico, que estão a investir em capacidades de inteligência artificial (IA), é a razão pela qual a S4 Capital regista um prejuízo acentuado de 306,9 milhões de libras (€367,4 milhões) em 2024. “O desempenho da S4 reflete o impacto das difíceis condições macroeconómicas mundiais, a manutenção de taxas de juro elevadas e um desempenho inferior ao dos nossos mercados-alvo”,
O presidente executivo e fundador da S4 Capital, antecipa que em 2025, a “incerteza na política económica global, em particular no que se refere às tarifas”, e questões como “as relações entre os Estados Unidos e a China, a Rússia e a Ucrânia, e o Irão”, vão continuar a ser “voláteis”, o que significa que os clientes “provavelmente vão permanecer cautelosos”.