Cannes Lions elege Brasil como País Criativo do Ano
“É um país que eleva continuamente o padrão criativo e que faz história nos prémios”, justifica a organização da 72ª edição do festival internacional, que se realiza entre 16 e 20 de junho, em França

Meios & Publicidade
GirodMédias compra APS Media
Sugestões para ler e escutar da edição 979 do M&P
Maria Cerqueira Gomes é a nova embaixadora da Solverde.pt
Nos é a empresa que mais investiu em inovação em 2023
Lacoste reinventa os ícones da moda e do ténis
Centromarca defende legislação europeia eficaz contra práticas comerciais desleais
Adidas, Nike, Puma e Under Armour pedem isenção de tarifas a Trump
Wise Pirates investe em estúdio e explora realidade aumentada
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
O Brasil é o primeiro país a receber o troféu de País Criativo do Ano, a nova distinção criada pelo Cannes Lions, tendo sido escolhido pelo contributo qualitativo que tem dado ao festival internacional de criatividade ao longo dos anos.
“Quando um único país demonstra um compromisso excecional e duradouro com a criatividade, acaba por impulsionar o progresso e o crescimento. É um país que eleva continuamente o padrão criativo e que faz história nos prémios”, justifica a organização da 72ª edição do festival internacional de criatividade, que se realiza entre 16 e 20 de junho, em França, e reúne os principais nomes da publicidade, inovação e entretenimento mundial.
Como parte desse reconhecimento, o evento também contará com uma homenagem a Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira, que faleceu em 2024. Olivetto foi responsável pelo primeiro Leão de Ouro conquistado pelo país e acumulou mais de 50 prémios ao longo da sua carreira.
Recorde-se que o Brasil ganhou os primeiros Leões no Festival de 1971, conquistando dois Leões de Bronze para Cinema e um Leão de Prata para Televisão. Em 1975, trouxe para casa os primeiros Leões de Ouro e, em 1993, recebeu o seu primeiro Grand Prix com a campanha ‘A Dieta do Guaraná’, da Dm9 Publicidade, da Guaraná Antártica. Desde então, ganhou 1911 Leões, 20 dos quais foram Grands Prix.
Mantém-se, até hoje, um dos países mais premiados do festival. Em 2024, recuperou a segunda posição no ranking global, lugar que não alcançava há dez anos.