Google e Facebook contra pagamento pelos conteúdos proposto pelo governo australiano
O governo australiano quer quer os gigantes digitais, como o Google e o Facebook, remunerem os órgãos de comunicação social pelo uso dos seus conteúdos. Josh Frydenberg, ministro do Tesouro […]

Meios & Publicidade
TikTok, Meta e LinkedIn apresentam novos formatos publicitários no NewFronts 2025
Miguel Baumgartner reforça internacionalização do GCIMedia Group
Google teria de deslocar até dois mil funcionários para cumprir plano de sanções
DJ assina rebranding da Carmo Wood
Como financiar o seu casamento ou evento especial com um crédito pessoal
Frederico Morais é o novo embaixador da DCK
Tequila de George Clooney alvo de queixa-crime
Marca portuguesa veste elenco de série da Netflix
Adclick Group chega a Madrid com novos projetos em curso
Agências norte-americanas repensam Cannes devido às políticas de Trump
O governo australiano quer quer os gigantes digitais, como o Google e o Facebook, remunerem os órgãos de comunicação social pelo uso dos seus conteúdos. Josh Frydenberg, ministro do Tesouro da Austrália, defende que a legislação vai “criar condições para a sustentabilidade dos media conseguindo pagamentos pelos conteúdos originais”.
Como explica a Lusa, o projecto de lei australiano sobre compensações a órgãos de comunicação social foi tornada pública em Julho, sendo que a discussão pública terminou na semana passada. O Parlamento deverá aprovar a lei até ao final do ano.
“A Austrália legisla de acordo com os interesses nacionais. Nós não respondemos à coação, venha de onde vier”, disse Frydenberg, referindo-se às ameaças de boicote entretanto anunciadas.
O Google indicou considera que a medida proposta constitui “uma ameaça às liberdades individuais” e avisa que poderá restringir as buscas de vídeos no YouTube aos utilizadores australianos. Já o Facebook admite que poderá retirar links de notícias da rede social.