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Ricardo Dias de saída da Goody

Ricardo Dias está de saída da editora Goody. O profissional, que tinha a seu cargo a coordenação editorial das revistas T3, Mundo da Fotografia Digital e Windows Vista Revista Oficial […]

Maria João Morais
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Ricardo Dias está de saída da editora Goody. O profissional, que tinha a seu cargo a coordenação editorial das revistas T3, Mundo da Fotografia Digital e Windows Vista Revista Oficial […]

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Ricardo Dias está de saída da editora Goody. O profissional, que tinha a seu cargo a coordenação editorial das revistas T3, Mundo da Fotografia Digital e Windows Vista Revista Oficial abandona oficialmente o cargo no próximo dia 30 de Junho. Em declarações ao M&P, Ricardo Dias aponta “motivos pessoais” e a intenção de “embarcar em novos projectos” como os motivos na base da sua saída que, assegura, decorreu de forma “totalmente pacífica”. O profissional adianta, de resto, que pretende continuar no futuro a colaborar com projectos da Goody, embora “num outro registo”. Com experiência profissional na área da fotografia, Ricardo Dias foi fundador da revista Mundo da Fotografia Digital, da qual foi director, tendo assumido as funções de coordenador editorial dos três títulos a partir de Agosto do ano passado.O cargo deixado em aberto por Ricardo Dias não terá ainda sido preenchido na Goody. O M&P procurou obter um comentário da parte da administração da empresa, mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.

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Alexandra Moura é a nova diretora da marca Paula

Depois da saída do designer Ricardo Preto, Alexandra Moura é a nova diretora criativa da marca de moda do grupo Amorim Luxury. A primeira coleção só será revelada em 2027

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Depois da saída de Ricardo Preto do grupo Amorim Luxury em março, a criadora de moda Alexandra Moura é a nova diretora criativa da Paula, a marca de moda do grupo Amorim Luxury.

Com um percurso que passa pelas Fashion Weeks de Paris, Londres e Milão, a designer “destaca-se pela forma como desafia convenções estéticas e desconstrói silhuetas clássicas”, segundo o comunicado de imprensa.

O grupo, que também detém as várias lojas Fashion Clinic e os restaurantes JNcQUOI, destaca o “novo capítulo” da história da marca de moda.

“Reconhecida pela sua abordagem vanguardista e simultaneamente ligada às raízes, Alexandra Moura traz consigo mais de 20 anos de experiência na indústria da moda, tanto em Portugal como internacionalmente”, lê-se no texto, que sublinha que a designer “promete dar à marca uma nova energia, respeitando a sua identidade e, simultaneamente, acrescentando camadas de complexidade emocional e cultural às coleções”.

Já Alexandra Moura diz que é com “grande entusiasmo” que abraça o desafio. “Identifico-me profundamente com o espírito da marca e acredito que juntos poderemos criar algo inovador, belo e profundamente conectado com o tempo e o lugar onde vivemos”, afirma no mesmo comunicado partilhado pelo grupo Amorim.

A nova direção criativa de Alexandra Moura vai revelar-se ao público com o lançamento da coleção primavera-verão de 2027.

 

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O Lado B da edição 981 do M&P

O Lado B, última página do jornal, revela as agências e as produtoras com mais trabalhos na shortlist’ do Festival CCP. A rubrica Fatal, Banal, Genial destaca uma ativação da Bottega Veneta na China, da agência LePub, com redação de Ruben Barros e direção de arte de João Araújo

Fatal, Banal, Genial

Para que serve um logótipo?

A resposta à pergunta deste título é dada pela Bottega Veneta, com a criação de uma ativação que reforça a filosofia ‘no logo’ da marca de luxo italiana, conhecida pelo couro entrançado e por priorizar o destaque ao produto, em detrimento do logótipo.

Em parceria com Yu Xiuhua, uma das poetisas contemporâneas mais lidas na China, a Bottega Veneta cria ‘Uma Conversa Poética’, instalação interativa de poesia que apresenta 19 mil livros da antologia de Yu Xiuhua, ‘In Such a Staggering World’. Para criar as letras tridimensionais da denominação da marca italiana, os livros estão empilhados e os visitantes são convidados a interagir com a instalação, levando para casa um exemplar.

Apresentada no Rowing Club, em Xangai, a ativação inclui também um poema encomendado pela Bottega Veneta, inspirado na assinatura da marca ‘When your own initials are enough’. O projeto é idealizado pela agência criativa LePub, com redação de Ruben de Barros e direção de arte de João Araújo. A direção criativa é de Sandra Bold e Marie Poumeyrol, com direção criativa executiva de Stephan Schwarz, da LePub Singapore.

milhões de dólares

É quanto a 3C Ventures está a investir para fazer o ‘takeover’ da praia de Cannes, com uma ativação estratégica durante o Cannes Lions, que implica um investimento total de cinco milhões de dólares (€4,5 milhões). Um chef com estrelas Michelin e perfumes personalizados são algumas das experiências previstas na Plage 3CV. A empresa de consultoria e investimento é criada em junho de 2024, na sequência da saída do fundador, Michael Kassan, da liderança da Media Link, consultora norte-americana de media e marketing.

O Melhor🔥

A onda de novas empresas, como a Sauce (comunicação) e a SA 365 (produtora de vídeo), de outras tantas que são vendidas (Naughty Boys/marketing de influência) ou compradas (a brasileira XCOM pela Atrevia), que investem em novas áreas de negócio (Wise Pirates em estúdio e realidade aumentada) ou expandem-se (Adclick para Madrid; espanhola theGarage para Portugal). Que o mercado tenha dimensão para todas.

O Pior💀

 

A diminuição do interesse dos portugueses nos debates com os candidatos às eleições legislativas, face aos debates de 2024, de acordo com a análise de audiências da Universal McCann. Nas eleições legislativas anteriores, quatro debates alcançam uma audiência média superior a um milhão de telespectadores, enquanto que em 2025 estão acima desta fasquia apenas dois (Luís Montenegro X Pedro Nuno Santos e André Ventura X Luís Montenegro).

 

 

 

 

 

 

 

 

A seguir

Dentsu e Uzina são as agências com mais trabalhos na ‘shortlist’ do Festival CCP

A Dentsu Creative e a Uzina são as agências com mais trabalhos (32, cada uma) candidatos a prémios no Festival CCP, que arranca oficialmente a 16 de maio, com a programação de conferências reforçada e ajustamentos no júri (ver texto na página 12 desta edição).

Outras das agências com mais inscrições a chegar à ‘shortlist’ são a Leo Lisboa (25), a Funny How (22), a O Escritório (20), a BBDO/TBWA (16), a VML (13), a Nossa (11), a Stream and Tough Guy (8) e a Fuel (6). O estúdio Poets & Painters tem 15 e a Ivity tem sete. Nas produtoras destacam-se na ‘shorlist’ a 78 Films (15), a Casper Films (10) e a Garage (9).

No total há 388 trabalhos na final, entre as 843 inscrições que o festival recebe na edição deste ano. As categorias com mais finalistas são publicidade (125; 49,8% de 251 inscrições), design (89; 46,4% % de 192 inscrições), digital (55; 41% de 134 inscrições), experiências de marca (42; 44,2% de 95 inscrições), ‘craft’ em publicidade (70; 43,8% de 160 inscrições) e integração (7; 70% de 10 inscrições). Os vencedores serão anunciados a 23 de maio, na gala de entrega de prémios.

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André Ventura vence no Instagram

Com 505 mil seguidores no Instagram e uma média de 8130 interações por publicação, André Ventura é o político nacional mais seguido e que gera mais conversas

Catarina Nunes

André Ventura é, a longa distância, o candidato às próximas eleições legislativas que tem mais envolvimento com as comunidades no Instagram, com uma média de 8130 interações por publicação. Mariana Mortágua (2602 interações) e Luís Montenegro (2112 interações), em segundo e terceiro, respetivamente, completam as três primeiras posições do ranking da Snack Content.

Com 505 mil seguidores no Instagram, André Ventura é, entre todos os políticos nacionais, o mais seguido e o que gera mais conversas. “Acumulou até agora, nestes primeiros meses do ano, mais de três milhões de interações, no total” aponta Inês Ramada Curto, sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal, que em vésperas de eleições legislativas analisa os cinco candidatos com melhor desempenho no Instagram.

A análise, porém, não abrange Paulo Raimundo, candidato da CDU, que não tem conta no Instagram e cuja campanha eleitoral é focada no perfil do Partido Comunista Português (PCP), do qual é secretário-geral. “Caso considerássemos a página do partido como a do seu perfil, ele seria o candidato com menos atividade, entre todos, com cerca de 728 interações por ‘post’”, revela Inês Ramada Curto.

Este estudo da Snack Content Portugal é feito entre 1 de janeiro e 6 de maio, através do programa de dados Tubular, considerando os comentários e gostos em publicações em formato estático, carrossel e ‘reels’.

A aposta de Ventura em conteúdos POV
André Ventura é também o político nacional que mais investe na quantidade de conteúdos no Instagram, com uma média de 65 publicações por mês, no período em análise.
“É de notar que há uma adaptação da linguagem política de André Ventura, para com a sua comunidade digital, e o tipo de conteúdo que tem mais comentários e gostos é o que chamamos de POV [point of view]/meme”, explica Inês Ramada Curto

Com 81,3 mil interações, o conteúdo de André Ventura com mais ‘engagement’ é um vídeo que mostra o candidato do Chega a trabalhar no seu gabinete, acompanhado pela legenda “quando estou stressado com o trabalho, mas lembro-me que tenho duas pessoas para sustentar”.

De seguida, o candidato do Chega olha para o telemóvel, que tem no visor as fotografias de Luís Montenegro e Marcelo Rebelo de Sousa. A segunda e terceira publicações com mais envolvimento não chegam às 30 mil interações (27,9 mil e 27,3 mil).

Mariana Mortágua, que tem 84,6 mil seguidores no Instagram, surge na segunda posição do ranking, com uma média de 2602 interações por publicação e um total de 500 mil interações no período em análise.

“Tem também, como o candidato do Chega, um grande volume de publicações, aproximadamente 31 por mês. Grande parte dos conteúdos são cortes e imagens da sua atividade política, agenda do partido, participações em debates, entrevistas e ações de campanha”, revela Inês Ramada Curto.

A publicação da candidata do Bloco de Esquerda com mais interações (25,7 mil) diz respeito a um corte do debate com André Ventura, em que Mariana Mortágua explica o volume das importações com blocos de Lego. As duas publicações seguintes mais populares têm 20,5 mil e 19,5 mil interações.

Luís Montenegro com linha de comunicação tradicional
Com cerca de 500 interações por publicação a menos do que Mariana Mortágua, para um total de 2112, Luís Montenegro segue uma linha de comunicação mais clássica e tradicional, em que “o conteúdo das publicações é, em grande parte, de imagens de campanhas e de grandes momentos do candidato”, salienta a sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal.

A publicação com mais interações (9,4 mil) diz respeito, curiosamente, a uma nota de pesar sobre a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, acompanhada por uma foto do antigo presidente do Futebol Clube do Porto.

Na segunda publicação com mais envolvimento (9 mil), o primeiro-ministro, líder e candidato da AD, que tem 54,1 seguidores no Instagram, incentiva e agradece à seleção nacional de andebol a participação no campeonanto do mundo, com uma foto onde Marcelo Rebelo de Sousa surge em destaque.

O terceiro melhor conteúdo tem 7,8 mil interações e mostra Luís Montenegro com o Papa Francisco. Em termos dos contéudos publicados “tem uma volumetria mais baixa em relação a André Ventura e Mariana Mortágua, com apenas uma média de 18 publicações por mês”, refere Inês Ramada Curto.

Com 41,9 mil seguidores no Instagram, Rui Tavares, por seu lado, foca os conteúdos em cortes de vídeos da sua vida política ou relacionados com a agenda do Partido Livre. Tem uma média de 2028 interações por publicação, destacando-se com mais envolvimento o vídeo da intervenção na Assembleia da República do candidato do Partido Livre, sobre o caso do cineasta David Amado, em que defende uma cultura sem fronteiras e que soma 14,3 mil interações.

“Rui Tavares tem feito publicações com o suporte de colaborações com o Partido Livre, em que os conteúdos são mostrados nos perfis de ambos, e isso tem ajudado muito na performance, demonstrando que esta ferramenta é muito útil para alcançar uma maior visibilidade das suas publicações, ampliar o alcance e fortalecer a marca”, argumenta Inês Ramada Curto. Os restantes ‘posts’ no top 3 somam 13,6 mil interações e 9,9 mil interações.

Pedro Nuno Santos ganha com o filho
Com 37,9 mil seguidores no Instagram, Pedro Nuno Santos ocupa a quinta posição do ranking da Snack Content Portugal, com 1091 interações em média por publicação, entre 1 de janeiro e 6 de maio.
O conteúdo com melhor desempenho soma 13,1 mil interações e é uma publicação referente ao Dia do Pai, que mostra uma fotografia do secretário-geral do PS e candidato a primeiro-ministro com o filho, numa esplanada de praia.

A segunda publicação com melhor desempenho surge bastante distanciada, com 5,3 mil interações, e é uma fotografia de Pinto da Costa, acompanhada por um texto de condolências. Uma fotografia de Pedro Nuno Santos com o filho, no desfile do 25 de Abril, é a terceira publicação com mais envolvimento (5,1 mil interações).

“Quando a vida pessoal e a vida política de Pedro Nuno Santos se misturam no Instagram, há mais interações nas publicações”, destaca Inês Ramada Curto, avançando que “as publicações mais frequentes são à base de cortes das suas entrevistas e de pequenas adaptações de ‘trends’ aos seus conteúdos, quase sempre alinhados graficamente com a imagem da campanha”.

 

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Empresas reforçam aposta em IA: 86% já têm orçamento dedicado à tecnologia em 2025

A inteligência artificial está a consolidar-se como prioridade estratégica para as empresas.

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Segundo o Barómetro Internacional da Inovação 2025, elaborado pela consultora Ayming a partir de respostas de 1.200 líderes empresariais em 17 países, incluindo Portugal, 86% das empresas afirmam já ter um orçamento específico para investigação e desenvolvimento em IA.

A maioria dessas organizações aloca entre 6% e 10% do seu orçamento total de inovação à tecnologia — um sinal claro de que a IA está a ganhar espaço nas estratégias empresariais, com impacto direto em áreas como marketing, atendimento ao cliente, indústria e operações.

Daniel Alves, Head of Innovation & Research da E-goi – plataforma de automação de marketing omnichannel e inteligência artificial, vê esse movimento de perto. Para ele, a IA vem mudando como as marcas se organizam e tomam decisões: “A inteligência artificial deixou de ser uma aposta para virar ferramenta de trabalho. No marketing, vemos cada vez mais empresas usando IA para personalizar ações, automatizar tarefas e melhorar o desempenho das campanhas”, afirma Daniel.

Segundo o especialista, quem já incorpora IA nas suas estratégias de comunicação consegue ganhos visíveis em produtividade, retorno sobre investimento e eficiência operacional. “A IA ajuda a entregar a mensagem certa, pelo canal certo, na hora e dia mais adequados, para a pessoa certa — o que é essencial para que as empresas se destaquem no marketing”, complementa.

Na prática, o uso de IA no marketing digital passa pela criação de conteúdos automáticos, escolha de canais e horários ideais de envio com base em comportamento passado e até a antecipação de necessidades dos consumidores, graças a modelos preditivos. “A automação baseada em IA está transformando o marketing em algo mais estratégico, menos baseado em tentativa e erro, e mais ancorado em dados e contexto”, conclui Daniel.

Com o investimento em IA a ganhar tração e com a maioria das empresas portuguesas já a dedicar orçamento específico à tecnologia, a expectativa é que a inteligência artificial esteja cada vez mais presente nas operações do dia a dia. Para muitas marcas, o desafio deixa de ser “por onde começar” e passa a ser como escalar de forma estratégica, com impacto real na experiência do cliente e nos resultados de negócio.

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Sugestões para ler, ver e escutar da edição 980 do M&P

O livro ‘Primeiro Pense no Lucro – Transforme a Sua Empresa Numa Máquina de Fazer Dinheiro’, de Mike Michalowicz, o episódio ‘Common People’ da série ‘Black Mirror’ e o podcast ‘Marketing na Ponta da Língua’, são alguns dos destaques

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Primeiro Pense no Lucro – Transforme a Sua Empresa Numa Máquina de Fazer Dinheiro

O empreendedor Mike Michalowicz apresenta uma abordagem pouco convencional à rentabilidade empresarial, baseada na sua experiência à frente de várias ‘startups’. O autor norte-americano partilha dezenas de exemplos e conselhos para implementar o sistema ‘lucro primeiro’. Através de um método simples, mostra como negócios de diferentes dimensões podem tornar-se financeiramente sustentáveis e lucrativos.

O método é ensinado na empresa que Mike Michalowicz lançou, a Profit First, e usado por mais de um milhão de companhias em todo o mundo, que procuram estabilidade num cenário de incerteza económica. Com uma abordagem prática, ‘Primeiro Pense no Lucro’ desafia os paradigmas estabelecidos e promove uma cultura empresarial focada na eficiência e no lucro.

Autor Mike Michalowicz
Editora Lua de Papel
Lançamento Abril de 2025
Páginas 304
Preço €17,50

Inteligência Artificial – Guia para Iniciantes

Jorge Caiado, economista e professor de econometria no Instituto Superior de Economia e Gestão, apresenta o guia essencial para compreender um dos temas centrais da atualidade: a inteligência artificial (IA). Escrito para pessoas de todas as áreas, o livro revela de forma prática o impacto da IA em setores como a educação, a saúde ou as finanças.

Dos fundamentos técnicos até às aplicações mais avançadas que impactam a vida diária, o autor explica de forma clara conceitos como ‘machine learning’, redes neurais e ética algorítmica. Num momento em que a IA já influencia as decisões empresariais, as estratégias de marketing e comunicação das marcas, ‘Inteligência Artificial — Guia para Iniciantes’ oferece uma introdução sólida para compreender os fundamentos desta poderosa tecnologia.

Autor Jorge Caiado
Editora Edições Sílabo
Lançamento Fevereiro de 2025
Páginas 192
Preço €16,90

Ver

Black Mirror – Common People

‘Common People’ é o episódio de estreia da nova temporada de ‘Black Mirror’, a série da Netflix que projeta uma visão distópica da tecnologia, e em que a continuidade da vida depende de planos de subscrição. Através da plataforma Rivermind, os utilizadores prolongam a vida, mas com diferentes graus de liberdade.

Os que pagam mais vivem sem interrupções, os que pagam menos tornam-se um veículo involuntário de publicidade. O episódio questiona o custo ético de uma sociedade em que viver mais implica menos liberdade.

Formato Série de ficção científica
Realizadora Ally Pankiw
Estúdios Netflix e Zeppotron
Distribuidora Netflix
Plataforma Netflix
Lançamento Abril de 2025

Os Estagiários

‘Os Estagiários’ é uma comédia corporativa que acompanha dois vendedores recentemente desempregados que, em plena crise de meia-idade, tentam concorrer a um emprego na Google através de um estágio. O filme, de 2013, retrata uma Google vibrante, aberta à reinvenção e ao otimismo digital.


Doze anos depois, a realidade é mais complexa e contrasta com a que é retratada no filme. Atualmente, a empresa enfrenta múltiplos processos judiciais relacionados com práticas concorrenciais e questões de privacidade, num clima de crescente escrutínio sobre o poder das grandes empresas tecnológicas.

Formato Filme de comédia
Realizador Shawn Levy
Estúdio 21 Laps Entertainment
Distribuidora 20th Century Fox
Plataforma Netflix
Lançamento Junho de 2013

Escutar

Marketing na Ponta da Língua

Apresentado por Bernardo Ferreira, especialista em marketing digital, o podcast ‘Marketing na Ponta da Língua’ aborda temas como a publicidade, o comércio online, as redes sociais e o marketing de conteúdo, entre outros. Através de conversas mensais com profissionais da área, o podcast fornece uma visão aprofundada sobre a forma como as marcas e os consumidores são influenciados pelo universo do marketing contemporâneo.

Da Ideia ao Resultado

O ‘Da Ideia ao Resultado’ é um podcast conduzido por Paulo Morais, cofundador da agência Inphluent, que aborda os fundamentos do empreendedorismo, do marketing e das vendas. Com episódios semanais, o programa combina reflexões práticas e entrevistas com especialistas do setor, explorando estratégias para transformar ideias em negócios sustentáveis. Paulo Morais fornece informações sobre como estruturar propostas de valor, validar produtos e escalar projetos, com foco na aplicação prática dos conceitos discutidos.

Manipulating The Masses

Zach Philips e Kaitlin McMillan, fundadores da agência criativa McMillan & Philips, conduzem este podcast que explora como a persuasão em massa tem moldado as sociedades ao longo da história. Com uma abordagem documental, cada episódio analisa campanhas publicitárias, estratégias de influência e dinâmicas de poder utilizadas por marcas, governos e movimentos sociais. O ‘Manipulating The Masses’ reflete sobre comunicação, marketing e psicologia.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Dentsu aumenta faturação em 3,7% para €2,11 mil milhões

Apesar de uma diminuição de 16,9% dos lucros totais, o lucro operacional do Dentsu Group aumenta 75,5%, impulsionado pela redução de custos e aposta na venda de espaço publicitário em media

As receitas de faturação do Dentsu Group aumentam 3,7% nos primeiros três meses de 2025, para 345,16 mil milhões de ienes (€2,11 mil milhões), face ao período homólogo. Os lucros totais da ‘holding’ diminuem 16,9% para 9,03 mil milhões de ienes (€55,45 milhões), face ao resultado de 10,86 mil milhões de ienes (€66,71 milhões) alcançado no mesmo período em 2024.

Apesar da diminuição dos lucros totais, o lucro operacional do Dentsu Group aumenta 75,5% e ascende a 25,42 mil milhões de ienes (€156,05 milhões). Este crescimento é impulsionado pelas medidas de contenção de despesas e pela aposta na atividade de venda de espaço publicitário em media, no âmbito do novo plano de gestão a médio prazo do grupo.

“Reconhecemos o aumento da incerteza económica mundial, mas continuamos focados na execução das iniciativas do nosso plano de gestão, incluindo a reconstrução da nossa estratégia e a reavaliação de áreas de baixo desempenho”, declara Hiroshi Igarashi, presidente e CEO mundial da Dentsu, citado no comunicado que revela os resultados do grupo.

Japão impulsiona aumento da faturação

O Japão continua a ser o alicerce do desempenho da Dentsu e o principal responsável pelo aumento da faturação total. A região regista um aumento de 5,5% da faturação, marcando o oitavo trimestre consecutivo de crescimento positivo. Contudo, a faturação do grupo diminui na maioria das regiões, incluindo as Américas (5,1%), a Europa, Oriente Médio e África (0,9%) e a Ásia-Pacífico (4,6%), devido a quedas acentuadas na área de gestão da experiência do cliente. Em contrapartida, os serviços de media surgem como um fator de estabilização fundamental, com a maioria dos mercados a registar um desempenho estável ou positivo.

O plano de gestão da Dentsu para 2025/2027 inclui um custo pontual de 50 mil milhões de ienes (€306 milhões) para reconstruir a base do negócio. Nos próximos três anos, o grupo planeia investir mais 45 mil milhões de ienes (€276 milhões), principalmente em inteligência artificial, dados, tecnologia e desenvolvimento de talentos.

O Dentsu Group mantém ainda a previsão de um crescimento das receitas de faturação de 1% para 2025, uma diminuição ligeira em relação a 2024, devido aos investimentos internos destinados a restaurar a competitividade. No âmbito do plano de gestão a médio prazo, a ‘holding’ tem como objetivo registar um crescimento de 4% até 2027.

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Uzina ganha Bronze no The One Show com ‘Ikea Hidden Tags’

Neste festival de criatividade, cujos prémios são entregues a 16 de maio em Nova Iorque, há mais dois projetos com intervenção nacional que são distinguidos, apesar de não terem sido inscritos por agências portuguesas

Catarina Nunes

A agência criativa Uzina ganha um Lápis de Bronze no The One Show 2025, com o projeto ‘Ikea Hidden Tags’, para a Ikea. Neste festival de criatividade, cujos prémios são entregues a 16 de maio em Nova Iorque, há mais dois projetos com intervenção nacional que são distinguidos, apesar de não terem sido inscritos por agências portuguesas.

Vencedora na categoria Creative Use of Data: Storytelling, a campanha da Uzina, com produção da Playground e som do estúdio Mute Sound Design, desmonta a crença da falta de qualidade e durabilidade dos produtos Ikea. A campanha propõem aos portugueses que procurem o ano de fabrico no código de barras das etiquetas dos produtos que têm em casa, a troco de dinheiro no cartão Ikea.

Resultado? Os portugueses têm em casa produtos Ikea com mais anos do que os que imaginavam. Curiosidade: o produto mais antigo encontrado em Portugal é de um catálogo de 1969, 35 anos antes da abertura da primeira loja no país, em 2004.

Com criatividade da Area23 (IPG Health) de Nova Iorque, para a Siemens Healthineers, o projeto ‘Magnetic Stories’ é desenvolvido com a Bro Cinema e a Sonido, e continua a somar e a seguir. Regressa do The One Show com o prémio Best of Discipline, na categoria Radio&Audio-First: Best of Radio&Audio-First, e quatro Lápis de Ouro (Pharma:Innovation/New Ideas in Pharma; Branded Entertainment: Audio; Music&Sound Craft: Custom Content; e Radio&Audio-First: Experiential Radio&Radio).

Este trabalho, que tem como base um projeto piloto do hospital da CUF, ganha também quatro Lápis de Prata nas categorias Music&Sound Craft: Experiential Music&Sound, Pharma: Experiential/Immersive/Events, Radio&Audio-First: Custom Content e Pharma: Radio&Audio.

A estes prémios somam-se ainda quatro Lápis de Bronze, em Experiential&Immersive: Experiential Audio, Radio&Audio-First: Craft/Sound Design, Branded Entertainment: Innovation/New Ideas in Branded Content e Pharma: Branded Content.

O projeto ‘Magnetic Stories’ torna as ressonâncias magnéticas menos penosas para as crianças, nomeadamente as doentes de cancro. Os sons perturbadores das ressonâncias magnéticas são transformados em histórias infantis em audiolivros, com as narrativas dos escritores portugueses Mariana Jones e João Pedro Mésseder, além dos testemunhos de crianças e pais portugueses.

O ‘Motorola Deep Connect’, da Dentsu Creative Gurugram (Índia) em conjunto com a Dentsu Creative Lisboa, vence um Lápis de Prata na categoria Creative Use of Technology: Experiential/In-person. Este projeto para a Motorola parte do problema dos 330 mil mineiros de Dhanbad, cidade ‘capital do carvão’ na Índia, que passam dez horas por dia isolados das famílias.

Como nas minas é proibido usar telemóveis, devido ao risco de explosão, a tecnologia desenvolvida pela Motorola permite conectar os mineiros com os familiares, através do sistema interno de ‘walkie-talkies’. As ondas de rádio dos ‘walkie-talkies’ são convertidas em chamadas de voz, permitindo aos mineiros manterem o contacto com as famílias, ao longo da jornada de trabalho.

O júri de Moving Image Craft&Production do The One Show 2025 contou com Steve Colmar, diretor criativo executivo do Publicis Groupe Portugal, como um dos 12 jurados desta categoria (ver artigo de opinião de Steve Colmar, na edição 981 do M&P, sobre a experiência como jurado).

O festival atribuiu 157 Lápis de Ouro, 197 Lápis de Prata, 270 Lápis de Bronze e 1026 prémios de mérito (Merits), de um total de 19.860 peças inscritas por 62 países, dos quais 55 foram premiados.

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Effie Awards arrancam com nova categoria e patrocinadores

“Como patrocinador principal do evento entrou a Dreammedia, que vai oferecer €30 mil em espaço na rede digital, para dar os parabéns à agência e anunciante vencedores”, avança ao M&P Ricardo Torres Assunção, secretário-geral da APAN

Catarina Nunes

Está dado o pontapé de saída dos Effie Awards Portugal 2025, que substituem os Prémios Eficácia e cujas inscrições estão abertas de 16 de maio até 11 de julho. Uma nova categoria e novos patrocinadores, nomeadamente a criação do estatuto de patrocinador principal, são algumas das novidades previstas para a edição deste ano.

Esta é uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e da Associação Portuguesa de Agências de Publicidade, Marketing e Comunicação (APAP), representantes oficiais da rede global Effie Worldwide em Portugal, que concede o licenciamento destes prémios que distinguem a eficácia em comunicação de marketing.

“Como patrocinador principal do evento entrou a Dreammedia, que vai oferecer €30 mil em espaço na rede digital, para dar os parabéns à agência e anunciante vencedores”, avança ao M&P Ricardo Torres Assunção, secretário-geral da APAN. A Bauer Media e a Mediaprobe entram como patrocinadores, enquanto a Adsmovil e a Playce saem.

Sofia Barros, secretária-geral da APAP, por seu lado, revela ao M&P que, face aos Prémios Eficácia, os Effie Awards Portugal “introduzem a nova categoria Sucesso Sustentado, que distingue campanhas com mais de três anos, como, por exemplo, a campanha da Dove”.

Como principais vantagens da mudança dos Prémios Eficácia para o ‘franchising’ dos Effies, Ricardo Torres Assunção aponta a apresentação dos casos a concurso numa plataforma internacional e a possibilidade de os vencedores em Portugal poderem entrar na avaliação mundial dos Effies.

Durantes dois anos, este concurso será promovido em  Portugal em cobranding, com a denominação Effie Awards Portugal with Prémios Eficácia e um logótipo adaptado localmente pela VML. “Há um período de transição para garantir ao mercado que os critérios de avaliação e a senioridade do júri se mantêm”, justifica Sofia Barros, acrescentando que “não se pode ‘matar’ a referência do mercado”.

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O que pode ler na edição 981 do M&P

O Lado B, última página do jornal, revela as agências e as produtoras com mais trabalhos na ‘shortlist’ do Festival CCP. A rubrica Fatal, Banal, Genial destaca uma ativação da Bottega Veneta na China, da agência LePub, com redação de Ruben Barros e direção de arte de João Araújo

Na edição 981, o M&P foi ouvir agências de meios, grupos de media e a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) sobre a suspensão do Playce, que representa uma perda de €12 milhões em investimento publicitário.

Num artigo de opinião, Luís Mergulhão, presidente e CEO do Omnicom Media Group, defende que “sem uma solução como o Playce, o investimento continuará a migrar para plataformas globais como Google, Meta ou Netflix, que já captam mais de 60% do investimento digital em Portugal”.

Em vésperas de eleições legislativas, o ranking da Snack Content Portugal, em exclusivo para o M&P, indica que
André Ventura é o candidato que vence no Instagram, com uma média de 8130 interações (gostos e comentários) por publicação, seguido a longa distância por Mariana Mortágua, com 2602 interações.

Susana Albuquerque, presidente do Festival CCP, revela o melhor do que se pode esperar da edição deste ano do festival do Clube da Criatividade de Portugal, que arranca a 16 de maio, e os ajustamentos feitos no júri e na programação de conferências.

A rubrica De Portugal Para O Mundo, dedicada a profissionais expatriados, é protagonizada por Xavier Nunes, diretor global de expansão e ativação de marca da Marathon Des Sables, que trabalha a partir de Madrid para os vários países onde a maratona tem provas.

O dossier especial é dedicado ao branding, que continua a ser o diferenciador entre as marcas esquecidas e as
com futuro. Entre a herança e a inovação, seis especialistas revelam ao M&P o que realmente importa.

Na opinião, Pedro Simões Dias, fundador da Comporta Perfumes e advogado de proteção de direitos de marcas, argumenta que Hélder Pombinho, diretor criativo de design de marca da VML Branding, é um ‘conceituador’, ao
criar uma nova categoria de marcas.

Na crónica Costela de Adão? Não, Paula Cosme Pinto, comunicadora pela igualdade de género e temas sociais,
questiona as marcas e as agências sobre a invisibilidade das pessoas deficientes – que também são consumidoras de produtos e serviços – em campanhas publicitárias.

Steve Colmar, diretor criativo executivo do Publicis Groupe Portugal, partilha a experiência enquanto jurado nos prémios One Show e as cinco reflexões sobre criatividade que traz na bagagem.

O Lado B, última página do jornal, revela as agências e as produtoras com mais trabalhos na ‘shortlist’ do Festival CCP (Dentsu, Uzina, Leo Lisboa; 78 Films, Casper Films, Garage, entre outras). A rubrica Fatal, Banal, Genial destaca uma ativação da Bottega Veneta na China, da agência LePub, com redação de Ruben Barros e direção de arte de João Araújo.

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TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em abril

O futebol lidera a lista dos programas mais vistos. Nas gravações diárias, o ‘reality show’ da SIC ‘Casados à Primeira Vista’ conquista a primeira posição. A TVI ganha novamente nas menções nas redes sociais com os programas ‘Big Brother’ e ‘Dois às 10’

Em abril, o futebol, à semelhança dos meses anteriores, lidera o top de programas, com o jogo a contar para a Taça de Portugal que opõe o Tirsense ao Benfica a ser o programa mais visto. Transmitido na RTP1 a 9 de abril, com uma audiência média de 1,125,400 espectadores, segundo a análise da Marktest com base nos dados da Mediamonitor.

Na segunda posição encontra-se o encontro entre o Rio Ave e o Sporting, igualmente a contar para a Taça de Portugal, exibido a 22 de abril na RTP1, com uma audiência média de 1,096,000 espectadores. A fechar as três primeiras posições está o ‘Jornal da Noite’, transmitido a 24 de abril, na SIC.

Nos programas gravados e visionados no próprio dia, a liderança cabe a um episódio do programa ‘Casados à Primeira Vista’, transmitido na SIC a 10 de abril, que regista 226,600 espectadores em termos de audiência média. Nas gravações de sete dias, é a emissão especial do mesmo programa, ‘Casados à Primeira Vista – A Decisão’, na SIC a 27 de abril, que ocupa o primeiro lugar.

Nas redes sociais, o ‘reality show’ da  TVI ‘Big Brother’ e o programa da manhã ‘Dois às 10’, encontram-se em destaque nas primeiras e segundas posições da tabela, respetivamente.

Na terceira posição surge o ‘reality show’ da SIC ‘Casados à Primeira Vista’, à frente do programa da tarde da TVI ‘Goucha’, que ocupa a quarta posição. Os lugares seguintes são ocupados pelas novelas da TVI e da SIC. Em quinto lugar, ‘A Fazenda’, em sexto, ‘A Protegida’, em sétimo, a ‘A Herança’ e, na oitava posição, ‘Senhora do Mar’.

O top 10 dos programas com mais menções nas redes sociais é completado pela a série juvenil da TVI ‘Morangos Com Açúcar’, na nona posição, seguida do programa ‘Funtástico’, em décimo.

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