Internet portuguesa foi aos óscares
Os óscares da internet em Portugal homenagearam aqueles que mais se distinguiram pelos sites desenvolvidos em 12 categorias diferentes. E os troféus Jet Net 2001 foram para… Turismo/Viagens, E-commerce, Entretenimento, […]

Meios & Publicidade
Wise Pirates investe em estúdio e explora realidade aumentada
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
Os óscares da internet em Portugal homenagearam aqueles que mais se distinguiram pelos sites desenvolvidos em 12 categorias diferentes.
E os troféus Jet Net 2001 foram para…
Turismo/Viagens, E-commerce, Entretenimento, Moda, Empresarial, Formação/Ensino, Portal, Administração Pública, Financeiro, Cultura, Espectáculo, Media/Comunicação Social e Web Design foram as categorias premiadas na 4ª edição dos troféus Jet Net da Telepac, uma cerimónia que decorreu na passada quarta-feira, dia 20 de Março, no Tivoli Cine Teatro, em Lisboa.
Apresentada por Catarina Furtado, a gala que premeia o que de melhor se faz na internet em Portugal contou com a presença de personalidades como Edite Estrela, Rosalina Machado, Joaquim de Almeida, Luísa Castel-Branco, Helena Sacadura Cabral, Joaquim Monchique, Rita Banco, Rita Seguro, Carlos Vargas, Sérgio Figueiredo e Zé Maria, entre muitos outros, para entregar os troféus Jet Net. Uma noite que contou ainda com a animação e presença dos GNR, Da Weasel, João Portugal, Entre Aspas, Teresa Tapadas, Susana Félix, Bliss e Susana.
Na categoria de Turismo/Viagens, o site preferido pelos 15 mil cibernautas, habilitados e credibilizados pela Arthur Andersen a votar online nas cerca de 5 mil propostas a concurso, foi o totalrecall.pt, pelos serviços que oferece ao consumidor. Na área do comércio electrónico destacou-se o submarino.com como uma boa alternativa ás lojas físicas existentes. Quanto aos sites de entretenimento, o que mais agradou aos cibernautas foi o alice.pt. E numa área que constitui uma novidade a concurso nesta gala da Telepac, Formação/Ensino, salientou-se o rumos.pt. No caso dos sites de serviços estatais, avaliados na categoria de Administração Pública, foi premiado o infocid.pt. Outra das novidades apresentadas em 2001 foi a introdução da categoria Empresa, cujo prémio foi atribuído este ano á Sonae. A Moda, que constitui também novidade, premiou o portal star.pt, dirigido pela modelo Sandra Cóias. Uma das categorias mais votadas foi a de Portal, na qual coube ao Sapo arrecadar o prémio correspondente. O site 7arte.net arrecadou o troféu na área do Espectáculo. Na categoria Financeiro, foi contemplado o site bes.pt. Aquilo que de melhor se faz na internet em termos de informação sobre arte e cultura mereceu a distinção do site fotografia.em.pt. Na categoria Media/Comunicação Social, o júri distinguiu o público.pt, numa categoria onde também concorriam os sites da Rádio Comercial e da TVI.
Segundo Hugo Figueiredo, director-geral do Público.pt, este prémio é acima de tudo um tributo á equipa editorial do Público online, constituída por 35 jornalistas dirigidos por José Vítor Malheiros, e á equipa técnica que desenvolveu o projecto. «O Público afirmou-se como um meio de comunicação social de referência no mercado português, pela qualidade da informação que produz. E a credibilidade alcançada passou também para o projecto online. Se em 2000 fomos premiados pelo pioneirismo, em 2001 recebemos o prémio da consolidação», salienta.
Especialmente para a edição dos troféus Jet Net 2001, um júri constituído por José Carlos Campos, director criativo da TBWA/EPG, Helena Simas, responsável pelo departamento de publicidade da Telepac, e Pedro Monteiro, da Nova Publicidade, escolheu ainda o melhor site de entre 36 nomeados na perspectiva de Web Design, tendo como principais critérios os da navegabilidade, funcionalidade e estética. Nesta categoria especial, a escolha recaiu sobre o site do Porto 2001, desenvolvido pela Euro RSCG.