Super Bock, Olá, Sagres e Sumol são as marcas portuguesas mais associadas ao verão
Estudo da ConsumerChoice avalia as tendências de consumo nacionais na época estival. Em comparação com o ano passado, quase metade dos inquiridos notaram um aumento nas despesas pessoais. Só 10% é que afirma que os gastos diminuíram
Meios & Publicidade
Fora do Escritório com André Gerson, CEO do GCIMedia Group
Bernardo Azevedo é o novo diretor de vendas e parcerias do A Bola
Apple condenada a pagar €13 mil milhões, um dia após lançar novo iPhone 16 (com vídeos)
World Opportunity Fund exige €2,8 milhões à Printer Portuguesa
Políticas de minimização de dados reduzem variedade e eficácia dos anúncios
Inteligência Artificial na Black Friday: Guia Grátis da E-goi Reúne Especialistas e Dicas Exclusivas
Luísa Oliveira nomeada diretora-geral da Henkel Consumer Brands na Henkel Ibérica
Geração Z prefere YouTube ao TikTok
Google vai excluir automaticamente novos anunciantes dos domínios ‘estacionados’
Audiências semanais: TVI recupera liderança
A Super Bock, a Olá, a Sagres e a Sumol são as marcas portuguesas mais associadas ao verão pelos portugueses, avança um estudo, realizado pela ConsumerChoice, que avalia as tendências de consumo dos cidadãos nacionais no período de maior calor. O inquérito revela ainda que a Coca-Cola, a Havaianas, a Heineken e a Ryanair são as marcas estrangeiras que os portugueses mais associam à época estival.
Segundo o estudo, elaborado a partir de inquéritos a 956 residentes com idades entre os 18 e 64 anos, mais de 50% afirmam registar um aumento considerável nos gastos, durante os meses de verão, sobretudo nas categorias de alimentação e bebidas (26%), lazer e entretenimento (25%) e viagens e alojamento (24%). Tecnologia e ‘gadgets’ (2%) é o segmento em que os portugueses menos gastam.
Apenas cerca de 4% dos inquiridos afirmam não sentir alterações no orçamento mensal durante este período. Relativamente ao orçamento para as férias, os resultados do estudo apresentam uma tendência de estabilidade, com 51% dos consumidores a revelar que a verba alocada ao período de descanso se manteve igual, em comparação com o ano anterior. Só 21% afirma que o orçamento para o lazer aumentou.
Em contrapartida, para 20% diminuiu, com 3% dos inquiridos a mencionarem uma redução significativa. Em comparação ao ano passado, cerca de 50% dos inquiridos notaram um aumento nas suas despesas de verão, enquanto 41% indicaram que os gastos mantiveram-se iguais. Apenas 10% referiram que diminuíram.
A maioria dos entrevistados refere que vai, neste período do ano, mais a restaurantes e cafés. 51% afirmam que vão uma ou duas vezes por semana, 20% vão três a quatro vezes por semana e só 8% revelam que vão cinco ou mais vezes por semana. Apenas 21% dos entrevistados declara que a sua frequência nestes estabelecimentos não aumenta durante estes meses.
Quanto aos festivais de verão mais procurados, de acordo com o estudo, o Nos Alive e o Rock in Rio são os mais populares entre os inquiridos, seguidos pelo Sudoeste, pelo Vodafone Paredes de Coura, pelo Meo Marés Vivas e pelo Super Bock Super Rock. Os portugueses, de forma geral, não têm o hábito de frequentar estes eventos fora de Portugal (86%), embora 9% manifeste o desejo de fazê-lo.