Campanha da marca Ikea garante-lhe o 4º lugar no ranking da Marktest
Com outdoors que suscitaram risos, críticas e aplausos, a nova campanha da marca sueca permitiu-lhe ascender, pela primeira vez, desde que está em Portugal, ao top 5 de marcas mais […]
Meios & Publicidade
Fora do Escritório com Mariana Lorena, diretora da Hearts & Science
Havaianas patrocina Comité Olímpico Brasileiro e calça atletas em Paris
CR7 by Cristiano Ronaldo é a marca que mais cativa os jovens nas redes sociais
Sagres brinda ao verão com campanha da McCann Lisboa (com vídeos)
Kim Kardashian protagoniza nova campanha da Balenciaga
Loba compra agência londrina We Accelerate Growth e fica com escritório fora de Portugal
Impresa com prejuízo de €4 milhões. SIC aumenta lucros para €1,3 milhões
Fora do Escritório com António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos
El Ojo de Iberoamérica anuncia calendário de inscrições
Receitas da Alphabet aumentam 14% no segundo trimestre
Com outdoors que suscitaram risos, críticas e aplausos, a nova campanha da marca sueca permitiu-lhe ascender, pela primeira vez, desde que está em Portugal, ao top 5 de marcas mais recordadas, ocupando o 4º lugar, de acordo com os resultados do indicador de recordação de publicidade genérica trabalhado pela Marktest.
Para perceber o efeito desta campanha na notoriedade e recordação da Ikea, esclareça-se que no histórico de presença da marca em Portugal, a melhor posição jamais ocupada neste estudo ao longo de um ano inteiro foi o 17º lugar. E, em 2023, a marca ocupou o 47º lugar no ranking global de marcas mais recordadas pelos portugueses.
A criatividade que se inspirou na atualidade política lusa, assinada pela Uzina, gerou um buzz pouco antes visto nas redes sociais em Portugal, com dezenas de marcas concorrentes e não concorrentes a parodiar o claim inicial e centenas de utilizadores a comentar e discutir o assunto, originando até um aceso debate sobre a existência ou não de limites ao humor e à comunicação comercial.
Com esta campanha, a marca sueca conseguiu assim o feito de pertencer um top de notoriedade e recordação que tem sido ocupado de forma consistente pelas três principais operadoras de telecomunicações e por insígnias de distribuição alimentar como o Continente, Lidl e Pingo Doce, ou por marcas como a Worten e a Nike.