Campanha da marca Ikea garante-lhe o 4º lugar no ranking da Marktest
Com outdoors que suscitaram risos, críticas e aplausos, a nova campanha da marca sueca permitiu-lhe ascender, pela primeira vez, desde que está em Portugal, ao top 5 de marcas mais […]

Meios & Publicidade
Frize recorre a Ljubomir Stanisic para mudar paradigma
Kor Media ganha concessão de OOH nos autocarros de Évora e Beja
Emma Roberts é a primeira embaixadora global da Kiko Milano
O Lado B da edição 978 do M&P
Novobanco rejuvenesce marca com campanha da BBDO
Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi promovem turismo do Dubai
P28 expõe arte em painéis publicitários de grande formato
Marketing na era digital do niilismo
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Com outdoors que suscitaram risos, críticas e aplausos, a nova campanha da marca sueca permitiu-lhe ascender, pela primeira vez, desde que está em Portugal, ao top 5 de marcas mais recordadas, ocupando o 4º lugar, de acordo com os resultados do indicador de recordação de publicidade genérica trabalhado pela Marktest.
Para perceber o efeito desta campanha na notoriedade e recordação da Ikea, esclareça-se que no histórico de presença da marca em Portugal, a melhor posição jamais ocupada neste estudo ao longo de um ano inteiro foi o 17º lugar. E, em 2023, a marca ocupou o 47º lugar no ranking global de marcas mais recordadas pelos portugueses.
A criatividade que se inspirou na atualidade política lusa, assinada pela Uzina, gerou um buzz pouco antes visto nas redes sociais em Portugal, com dezenas de marcas concorrentes e não concorrentes a parodiar o claim inicial e centenas de utilizadores a comentar e discutir o assunto, originando até um aceso debate sobre a existência ou não de limites ao humor e à comunicação comercial.
Com esta campanha, a marca sueca conseguiu assim o feito de pertencer um top de notoriedade e recordação que tem sido ocupado de forma consistente pelas três principais operadoras de telecomunicações e por insígnias de distribuição alimentar como o Continente, Lidl e Pingo Doce, ou por marcas como a Worten e a Nike.