Uzina ganha criatividade local da Ikea
A Uzina vai assumir a criatividade local da Ikea, trabalhada nos últimos oito anos pela The Hotel. “Adaptação de campanhas, desenvolvimento de projectos locais de activação de marca e social media” serão as áreas a cargo da agência.

Pedro Durães
Miguel Baumgartner reforça internacionalização do GCIMedia Group
Google teria de deslocar até dois mil funcionários para cumprir plano de sanções
DJ assina rebranding da Carmo Wood
Como financiar o seu casamento ou evento especial com um crédito pessoal
Frederico Morais é o novo embaixador da DCK
Tequila de George Clooney alvo de queixa-crime
Marca portuguesa veste elenco de série da Netflix
Adclick Group chega a Madrid com novos projetos em curso
Agências norte-americanas repensam Cannes devido às políticas de Trump
Audiências semanais: SIC reforça liderança
A Uzina vai assumir a criatividade local da Ikea, trabalhada nos últimos oito anos pela The Hotel. “Adaptação de campanhas, desenvolvimento de projectos locais de activação de marca e social media” serão as áreas a cargo da agência, que foi seleccionada na sequência de um processo de consulta ao mercado lançado pela marca e coordenado pela Scopen. A Virtue, que ganhou no início do último ano a conta da Ikea em seis mercados europeus, incluindo em Portugal, continua a ser a agência responsável pela activação e posicionamento da marca em território nacional.
“O início da parceria com a Virtue, anunciada em Fevereiro de 2020, está alinhada com o propósito da Ikea em trabalhar as campanhas da marca de forma cada vez mais transversal e alinhadas entre vários mercados”, esclarece a empresa em comunicado, explicando que a Uzina irá trabalhar a marca “alinhada com esta direcção”.
No âmbito deste modelo, enquadra a marca, a contratação de uma agência criativa em cada mercado surge como “complemento” já que “foi identificada a necessidade de manter parceiros para o trabalho local, seja de adaptação do trabalho desenvolvido no cluster, seja para responder às necessidades mais diárias e de activação de marca”.
“Com a chegada da conclusão do contrato com a agência The Hotel – à qual agradecemos profundamente o apoio, trabalho e dedicação ao longo dos últimos oito anos – iniciámos um concurso local, que veio demonstrar a enorme qualidade de projectos desenvolvidos por agências criativas em Portugal e que nos confirmou a importância e a relevância de termos parceiros locais”, afirma Helena Gouveia, directora de marketing da Ikea Portugal.
O modelo seguido actualmente pela marca no mercado português, onde a comunicação é trabalhada de forma transversal com a Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca e Bélgica, resulta de uma análise em que “a Ikea identificou temas e áreas de actuação comuns a diferentes grupos de mercados”, justificava a responsável ao M&P, aquando da contratação da Virtue.
“A Ikea procura, diariamente, desenvolver e implementar novas práticas de trabalho e novas formas de criar sinergias entre mercados e entre parceiros. A evolução tecnológica, digital e a introdução de novos canais e plataformas de comunicação inspirou a Ikea a reequacionar toda a forma como a marca comunica”, contextualizava Helena Gouveia, esclarecendo ao M&P que “a resposta a desafios essencialmente locais” continuaria a ser “assegurada pela rede de agências e parceiros local, incluindo criatividade, produção e media”.