Ikea mantém parceiros locais e Virtue fica com activação e posicionamento
“A Ikea identificou temas e áreas de actuação comuns a diferentes grupos de mercados”, contextualiza Helena Gouveia, country marketing manager da Ikea
Rui Oliveira Marques
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A Virtue, que ganhou a conta do Ikea em seis mercados europeus, incluindo em Portugal, será a agência responsável pela activação e posicionamento da marca em território nacional. Já a The Hotel continuará a ser a agência de publicidade para comunicação local, explicou ao M&P Helena Gouveia, country marketing manager da Ikea.“A Ikea procura, diariamente, desenvolver e implementar novas práticas de trabalho e novas formas de criar sinergias entre mercados e entre parceiros. A evolução tecnológica, digital e a introdução de novos canais e plataformas de comunicação inspirou a Ikea a reequacionar toda a forma como a marca comunica. Desta análise, a Ikea identificou temas e áreas de actuação comuns a diferentes grupos de mercados”, contextualiza a mesma responsável a propósito da entrada de uma nova agência. Foi a partir desta análise que a marca decidiu começar a trabalhar de forma transversal, com a Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca e Bélgica. “A resposta a desafios essencialmente locais será assegurada, como até agora, pela rede de agências e parceiros local, incluindo criatividade, produção e media. Neste sentido, a Ikea Portugal continuará a sua relação com a agência The Hotel para o mercado português. A Virtue será a agência de activação e posicionamento de marca Ikea para as campanhas a implementar nesse grupo de países referido”, reforça Helena Gouveia.
No ano passado a Virtue, que integra o Vice Media Group, tinha já assumido o estatuto de agência principal da Ikea na Suíça tendo trabalhado o novo posicionamento da marca naquele país. Unilever, Smirnoff, Sephora e Google são algumas das marcas trabalhadas pela agência que nasceu em 2006 e que está agora presente em 26 países.
Até ao momento a Virtue não tem escritório em Portugal. Fonte oficial da Vice Media Group adiantou ao M&P que a agência está a “neste momento a revisitar a sua estrutura”, remetendo possíveis novidades para mais tarde.