Ikea mantém parceiros locais e Virtue fica com activação e posicionamento
“A Ikea identificou temas e áreas de actuação comuns a diferentes grupos de mercados”, contextualiza Helena Gouveia, country marketing manager da Ikea

Rui Oliveira Marques
Miguel Baumgartner reforça internacionalização do GCIMedia Group
Google teria de deslocar até dois mil funcionários para cumprir plano de sanções
DJ assina rebranding da Carmo Wood
Como financiar o seu casamento ou evento especial com um crédito pessoal
Frederico Morais é o novo embaixador da DCK
Tequila de George Clooney alvo de queixa-crime
Marca portuguesa veste elenco de série da Netflix
Adclick Group chega a Madrid com novos projetos em curso
Agências norte-americanas repensam Cannes devido às políticas de Trump
Audiências semanais: SIC reforça liderança
A Virtue, que ganhou a conta do Ikea em seis mercados europeus, incluindo em Portugal, será a agência responsável pela activação e posicionamento da marca em território nacional. Já a The Hotel continuará a ser a agência de publicidade para comunicação local, explicou ao M&P Helena Gouveia, country marketing manager da Ikea.“A Ikea procura, diariamente, desenvolver e implementar novas práticas de trabalho e novas formas de criar sinergias entre mercados e entre parceiros. A evolução tecnológica, digital e a introdução de novos canais e plataformas de comunicação inspirou a Ikea a reequacionar toda a forma como a marca comunica. Desta análise, a Ikea identificou temas e áreas de actuação comuns a diferentes grupos de mercados”, contextualiza a mesma responsável a propósito da entrada de uma nova agência. Foi a partir desta análise que a marca decidiu começar a trabalhar de forma transversal, com a Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca e Bélgica. “A resposta a desafios essencialmente locais será assegurada, como até agora, pela rede de agências e parceiros local, incluindo criatividade, produção e media. Neste sentido, a Ikea Portugal continuará a sua relação com a agência The Hotel para o mercado português. A Virtue será a agência de activação e posicionamento de marca Ikea para as campanhas a implementar nesse grupo de países referido”, reforça Helena Gouveia.
No ano passado a Virtue, que integra o Vice Media Group, tinha já assumido o estatuto de agência principal da Ikea na Suíça tendo trabalhado o novo posicionamento da marca naquele país. Unilever, Smirnoff, Sephora e Google são algumas das marcas trabalhadas pela agência que nasceu em 2006 e que está agora presente em 26 países.
Até ao momento a Virtue não tem escritório em Portugal. Fonte oficial da Vice Media Group adiantou ao M&P que a agência está a “neste momento a revisitar a sua estrutura”, remetendo possíveis novidades para mais tarde.