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Bancos digitais em alta: as razões por detrás desta tendência

Com a ascensão da tecnologia financeira, o banco digital tornou-se uma escolha cada vez mais popular entre os portugueses.

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Com a ascensão da tecnologia financeira, o banco digital tornou-se uma escolha cada vez mais popular entre os portugueses.

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Com a ascensão da tecnologia financeira, o banco digital tornou-se uma escolha cada vez mais popular entre os portugueses.

Oferecendo conveniência, inovação e soluções personalizadas, estas instituições estão a transformar a forma como as pessoas gerem as suas finanças.

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Mas o que explica o crescimento desta tendência em Portugal?

De acordo com um estudo da consultora Finder, estima-se que, até 2026, 28% dos portugueses venham a deter uma conta bancária num banco digital.

Este crescimento acelerado permitirá a Portugal situar-se no 15.º lugar do ranking mundial de adoção de serviços bancários digitais.
Os números revelam, inclusive, um crescimento superior à média europeia e global. Mas de onde vem a confiança que os consumidores portugueses depositam neste tipo de instituição financeira?

É o que procuraremos responder de imediato, começando por esclarecer o que é, de facto, um banco digital.

O que são bancos digitais e o que os diferencia dos bancos tradicionais?

Ao contrário de um banco tradicional, todos os processos de abertura de conta, contratação de produtos e comunicação com a instituição bancária digital ocorrem de forma 100% online, o que simplifica e agiliza a resolução de problemas e a subscrição de serviços financeiros.

Além desta rapidez de processos, a burocracia é menor, o que torna tudo mais célere. Os custos também tendem a ser mais reduzidos, pois as taxas de juro costumam ser mais baixas e muitas comissões simplesmente não existem.

Em grande parte, estas condições mais competitivas devem-se ao facto de os bancos digitais não possuírem balcões físicos, reduzindo assim os custos de manutenção de infraestruturas e de gestão de documentação (todo o processo acontece em ambiente digital).

Razões pelas quais os bancos digitais são uma tendência global

Uma das principais razões para que tantas pessoas em Portugal e no mundo optem por abrir uma conta num banco digital está relacionada com a forma como as ferramentas oferecidas por estas instituições estão alinhadas com os hábitos de consumo atuais.

Hoje em dia, grande parte da nossa vida passa pelo universo online, mesmo em atividades que, até há bem pouco tempo, exigiam maior burocracia e a nossa presença física para serem concretizadas.

Um exemplo claro é a contratação de um crédito pessoal ou de um cartão de crédito, que, num banco digital, ocorre de forma totalmente online através do site ou da app da instituição.

Além disso, a forte componente tecnológica permite a introdução de ferramentas que facilitam a escolha do consumidor — como os simuladores de crédito, que não só calculam o valor da prestação mensal em função do montante e do prazo de reembolso, mas também apresentam as taxas de juro associadas (TAN e TAEG), o total do empréstimo (MTIC) e a opção de realizar o pedido de adesão no próprio simulador.

Dado que a burocracia envolvida é menor, depois de efetuada a simulação, basta preencher um formulário online, anexar o Cartão de Cidadão, o comprovativo de morada, o comprovativo de rendimentos e o IBAN para submeter o pedido. Regra geral, em apenas 24 horas, é possível obter uma resposta e, poucos dias depois, o valor solicitado é depositado na conta bancária.

A experiência do consumidor é, de facto, mais simples e intuitiva num banco digital, o que também se deve a um suporte e atendimento ao cliente disponíveis 24/7, através do canal com que o consumidor se sinta mais confortável (email, mensagem, telefonema, chat, etc.).

Assim, eventuais dúvidas ou reclamações são resolvidas com maior rapidez.

Como escolher o melhor banco digital para si?

Para aceder às melhores condições contratuais, recomenda-se que comece por comparar as taxas de juro oferecidas pelos diversos bancos digitais do mercado financeiro português.

Neste ponto, dê especial atenção à TAN (Taxa Anual Nominal) e à TAEG (Taxa Anual Efetiva Global), pois ambas influenciam os custos associados a produtos de financiamento, como o crédito pessoal ou o cartão de crédito.

Como um banco digital não oferece apenas financiamento, é também importante verificar os benefícios associados às contas e apurar se será necessário subscrever produtos ou serviços adicionais para usufruir dessas vantagens.

Além disso, procure perceber que tipo de atendimento e suporte o banco proporciona, bem como a rapidez na resposta.

Por último, avalie a acessibilidade às contas e produtos do banco, nomeadamente a existência de uma app e a forma como esta funciona, para ver se realmente se adequa às suas necessidades.

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“As marcas têm de se focar em despertar emoções nos consumidores”

Marie Stafford (na foto), diretora global de ‘intelligence’ da VML, fala ao M&P sobre o estudo ‘The Future 100’, que apresenta as cem principais tendências que irão impactar os negócios e a cultura

“As pessoas querem sentir emoções. Pode ser qualquer tipo de emoção: curiosidade, tristeza, excitação, medo ou algo do género. Uma das coisas mais importantes na base do marketing é fazer com que as pessoas sintam realmente algo, porque é isso que as faz sentir-se envolvidas”, declara ao M&P Marie Stafford, diretora global de ‘intelligence’ da VML.

A especialista em consultoria de ‘insights’ e tendências de mercado está em Portugal e para apresentar, no WPP Campus Lisboa, o mais recente relatório anual de tendências da VML, ‘The Future 100’, que apresenta as cem principais tendências que poderão impactar os negócios e as marcas nos próximos anos.

A análise, realizada com base num inquérito a 13.961 pessoas em 14 países, apresenta um paradoxo no que diz respeito àquilo que os consumidores querem das marcas: 82% das pessoas preferem publicidade humilde e que evite afirmações grandiosas, mas 81% preferem marcas divertidas e que proporcionem espetáculo.

Segundo Marie Stafford, coautora do relatório, “apesar de ser difícil equilibrar a humildade com o divertimento, a chave é conhecer a audiência e o contexto daquilo que queremos comunicar” e que “independente de adotarem uma abordagem mais discreta ou mais impactante, o importante é despertar emoções”.

O relatório refere ainda que 76% das pessoas acreditam que a inteligência artificial (IA) nunca vai substituir a criatividade humana.

No que diz respeito à forma como as marcas devem lidar com a tensão entre a inovação impulsionada pela IA, e a procura de autenticidade por parte dos consumidores, a diretora global de ‘intelligence’ da VML defende que é essencial ser transparente sobre o uso da IA, clarificar o seu uso e explicar o contexto em que está a ser utilizada.

“O que todos os especialistas com quem falámos parecem dizer é que temos de nos lembrar que se trata de uma ferramenta”, argumenta Marie Stafford.

 

Leia a conversa completa com Marie Stafford, na edição 978 do Meios&Publicidade, a 4 de abril

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Dillaz é o novo embaixador da marca G-Shock

A nova campanha, produzida por Miguel Mendes do estúdio criativo Made in Lx, e com gestão e implementação da Mohit Entertainment, reforça a presença da marca no mundo da música e da cultura urbana

A G-Shock anuncia o lançamento de uma nova campanha produzida por Miguel Mendes, do estúdio criativo Made in Lx, e com gestão e implementação da Mohit Entertainment, que tem como protagonista o rapper Dillaz.

Reconhecido pela sua autenticidade e influente presença na área da música, tendo sido o artista português mais ouvido em Portugal em 2024, Dillaz junta-se à marca de relógios para protagonizar a campanha deste ano.

Em comunicado de imprensa, Hugo Silva, responsável de marketing da G-Shock em Portugal, realça que “no seguimento da estratégia internacional da marca, esta colaboração é um reforço da nossa presença no mundo da música e da cultura urbana. O Dillaz personifica o nosso espírito e estamos muito satisfeitos com esta parceria”.

“A parceria com Dillaz reforça a ligação da G-Shock com a cultura urbana e a música, refletindo a atitude resiliente que caracteriza tanto o músico quanto a marca”, refere o comunicado de imprensa.

Para Fábio Batista, sócio da Mohit, “a campanha reflete a energia do artista e a força da marca. A G-Shock sempre se destacou pela sua capacidade de inovar e de se conectar com o público de forma autêntica, e com Dillaz, conseguimos criar um conceito visual capaz de impactar o público.”

A campanha está presente ao longo do ano, de forma faseada, em ‘outdoor’, múpis, pontos de venda e digital.

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Miguel Castro Freitas na direção criativa da Mugler

“O profundo conhecimento do ADN de Mugler, a grande criatividade e enorme o talento fazem dele uma escolha natural”, justifica Danièle Lahana-Aidenbaum, presidente global de moda e fragrâncias da marca

O português Miguel Castro Freitas (na foto) é o novo diretor criativo da Mugler, substituindo o norte-americano Casey Cadwallader, que abandona o cargo ao fim de sete anos. O criador de moda, que entra em funções a 1 de abril, apresenta em setembro a coleção de primavera/verão 2026, em Paris.

“O Miguel Castro Freitas vive e respira o espírito Mugler. O profundo conhecimento do ADN de Mugler, a grande criatividade e o enorme talento fazem dele uma escolha natural. Além de uma grande experiência em matéria de design, desempenhou funções nalgumas das casas de moda de luxo mais reputadas”, salienta Danièle Lahana-Aidenbaum, presidente global de moda e fragrâncias da marca do grupo L’Oréal, citada em comunicado de imprensa.

Formado em moda feminina pela Central Saint Martins, em Londres, Miguel Castro Freitas, fez carreira internacional nos últimos 20 anos em casas como a Dior, a Givenchy ou a Saint Laurent, antes de ser contratado para assumir a direção criativa da Mugler.

Ao longo da carreira, o estilista trabalha diretamente com John Galliano na Dior, com Stefano Pilati na Yves Saint Laurent e com Alber Elbaz na Lanvin, para além de colaborar criativamente com a marca de moda feminina Sportmax.

“Tendo trabalhando com alguns dos designers mais prolíficos da indústria, Miguel Castro Freitas é portador de um talento incrível em alfaiataria, que alia a uma visão muito própria da moda. O amor e o conhecimento que tem dos códigos da alta-costura e da herança da Mugler são uma fonte inesgotável de narrativa que impulsionará a casa para o futuro”, acredita Adrian Corsin, CEO da Mugler Fashion, citado no documento.

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Campanha de Bad Bunny para Calvin Klein com impacto mediático de 8,4 milhões de dólares

A produção do cantor a exibir os icónicos boxers Calvin Klein, da autoria do fotógrafo Mario Sorrenti, acumula 56 milhões de visualizações e 3,7 milhões de ‘likes’ no Instagram e TikTok

Bad Bunny despe-se na nova campanha da Calvin Klein e as redes sociais agradecem. Em menos de 48 horas, a parceria gera um impacto mediático de 8,4 milhões de dólares (€7,3 milhões), segundo o mais recente relatório da plataforma Launchmetrics.

A campanha do cantor a exibir os icónicos boxers Calvin Klein, da autoria do fotógrafo de moda Mario Sorrenti, acumula ainda 56 milhões de visualizações e 3,7 milhões de ‘likes’ no Instagram e TikTok.

“Tem as suas Calvin vestidas?”, questiona o rapper porto-riquenho, de 31 anos, levando os fãs ao rubro. Nos vídeos promocionais, onde mostra o corpo tonificado e repleto de tatuagens, roubando protagonismo à roupa interior que está a promover, Bad Bunny veste as calças de ganga da marca norte-americana ao som de EoO, um dos temas do seu último álbum, ‘Debí Tirar Más Fotos’.
“Este projeto já está a ser trabalhado há algum tempo, e vê-lo finalmente concretizado foi muito gratificante”, destaca o artista no comunicado da campanha de Primavera.

A parceria de Bad Bunny com a Calvin Klein é apenas a mais recente de uma longa linha de colaborações do cantor com grandes marcas, entre elas a Adidas e a Gucci. Com 47 milhões de seguidores no Instagram, o porto-riquenho Benito Antonio Martínez Ocasio tornou-se, ainda, no primeiro artista a alcançar mil milhões de ‘streams’ no Spotify.

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‘Extremamente Desagradável’ chega aos 50 milhões de ‘streams’ no Spotify

É a primeira vez que a distinção Spotify Creator Milestone Award é entregue a um ‘podcaster’, em Portugal. O podcast ‘Extremamente Desagradável’ (na foto) é o mais ouvido, segundo o Pod_Scope

O podcast ‘Extremamente Desagradável’ acaba de chegar aos 50 milhões de ‘streams’ no Spotify, conquistando a distinção Spotify Creator Milestone Award. É a primeira vez que um ‘podcaster’ atinge esta marco, em Portugal.

A rubrica humorística que Joana Marques conduz nas emissões do ‘As Três da Manhã’, programa da manhã da Renascença, lançado originalmente em 2017 na Antena 3 antes de transitar para a rádio do Grupo Renascença Multimédia em 2019, é também o podcast mais ouvido em Portugal, segundo o Pod_Scope, o primeiro ranking auditado dos podcasts mais ouvidos em Portugal, da Marktest.

O prémio internacional foi recebido nas instalações do grupo de media, como Joana Marques, Ana Galvão e Inês Lopes Gonçalves mostraram nas redes sociais da Renascença, agradecendo ao Spotify o envio do troféu.

A distinção Spotify Creator Milestone Award, programa global que distingue os criadores que atingem marcos notáveis na plataforma, pretende reconhecer as conquistas no universo dos podcasts, premiando a evolução e a trajetória de artistas e produtores de conteúdo.

 

 

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Ljubomir Stanisic protagoniza campanha dos Martians para Bacana Play

Com criatividade da Dvagar, produção da We Are Action, realização e edição dos Martians e pós-produção da Push VFX, o anúncio para o casino digital mostra o chef Ljubomir Stanisic (na foto) num universo paralelo no faroeste

Ljubomir Stanisic protagoniza a campanha do casino digital Bacana Play, que transporta o chef para o faroeste. Idealizado pela agência criativa Dvagar, o filme publicitário tem produção da We Are Action, realização dos Martians e pós-produção da Push VFX.

Com direção criativa de Pedro Motta, produção executiva de João Rito, guião de Jorge Barros, direção de fotografia de Miguel Carmenes e produção adicional da Grandma, o anúncio também é editado pelos Martians, dupla de realizadores constituída por Diogo Abrantes e João Rito. A ETC assina a graduação de cor, Andi Chu a coloração e Joe Marsden os efeitos especiais.

“Pusemos pessoas de cabeça para baixo a serem abanadas, outras a serem arrastadas contra torres de fichas de casino, uma pessoa a cair de costas de um segundo andar contra uma mesa”, explica João Rito, citado em comunicado de imprensa. “E também lançámos um dardo muito afiado contra o Ljubomir Stanisic. As únicas pessoas que não acharam graça foram uns senhores da seguradora”, refere Diogo Abrantes, citado no documento.

O filme arranca com o chef a dar os últimos retoques num empratamento, quando é interrompido por um cowboy, vindo das ‘slot machines’ do Bacana Play. Num ápice, Ljubomir Stanisic vê-se envolvido numa das típicas brigas do faroeste. No meio do caos, o cozinheiro mantém o sangue-frio, sem nunca deixar de jogar no casino digital.

“Esta campanha vem reforçar o nosso compromisso com os jogadores em Portugal. O nosso objetivo continua a ser o de crescer de forma sustentada, pensando sempre no jogo responsável. Foi isso que nos levou a desafiar os Martians para uma campanha com o Ljubomir e algumas das slots mais populares no nosso casino online”, realça Pedro Miguel Garcia, gestor nacional da Bacana Play, citado no comunicado.

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BBDO assina nova campanha do Amoreiras

Divulgados em telas exteriores, decoração de elevadores, rede de múpis da JCDecaux, rádio e digital, os anúncios têm fotografia de Daryan Dornelles e incluem vídeos do videógrafo e músico JP Moreira

A BBDO assina a criatividade da nova campanha institucional do Amoreiras Shopping Center, que marca o início das comemorações do 40º aniversário do centro comercial lisboeta. Protagonizada pela modelo Vitória Mota, a campanha reforça a posição da superfície comercial como símbolo de irreverência e sofisticação e uma referência na moda.

Divulgados em telas exteriores, decoração de elevadores, rede de múpis da JCDecaux, rádio e digital, os anúncios têm fotografia de Daryan Dornelles e incluem vídeos do videógrafo e músico JP Moreira, também responsável pela criação da banda sonora original da campanha.

“Após o sucesso da campanha de 2024, sob o mote ‘Wow In Progress’, que refletiu a fase de preparação e planeamento das mudanças, apresentamos agora ‘Wow In Progress – Get Ready’, um conceito que simboliza um momento de concretização, transmitindo a mensagem clara de que a mudança está a acontecer”, explica o Amoreiras Shopping Center em comunicado de imprensa.

O lançamento da campanha publicitária ocorre numa altura em que prosseguem as obras de remodelação da superfície comercial, com o arranque do projeto de renovação do pavimento a influenciar a direção estética e a cenografia dos anúncios.

“Inspirando-se na modernidade das obras, a campanha foi produzida num cenário inusitado – a cave de uma grande oficina – conferindo-lhe um ambiente industrial. A presença de ferramentas, acessórios de construção e as próprias pedras escolhidas para o novo pavimento foram elementos integrados na narrativa visual e nos looks apresentados”, esclarece o documento.

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Felix apoia digressão europeia do cantor Robbie Williams

A agência criativa responsável é a AFG Europe e a campanha conta com um forte plano de comunicação, garantindo uma presença em diferentes formatos, entre março e maio

A gama de alimentos para gatos Felix é a patrocinadora principal da digressão europeia de Robbie Williams, em 2025. Como parte desta parceria, o cantor dá voz ao anúncio televisivo da marca, interpretando a canção ‘It’s Great to Be a Cat’, que compôs exclusivamente para esta campanha.

A agência criativa responsável é a AFG Europe e a campanha conta com um forte plano de comunicação, garantindo uma presença alargada e em diferentes formatos, entre março e maio deste ano.

O anúncio televisivo, protagonizado por uma versão animada de Robbie Williams, dá vida à música composta pelo cantor, em 2023. Além da televisão, ‘It’s Great to Be a Cat’ está presente nas plataformas digitais, como o YouTube, nas redes sociais e ainda numa campanha de outdoors através de múpis.

“Estou muito satisfeito que minha parceria com a Felix esteja agora a materializar-se numa digressão ao vivo. Sou um orgulhoso dono de gatos e, embora não possa levar os meus gatos para a estrada, posso trazer o Félix como principal patrocinador desta temporada de concertos”, comenta o cantor, citado em comunicado de imprensa.

É a primeira vez que uma marca de alimentação para gatos patrocina uma digressão musical de grande escala. Para João Partidário, Business Executive Officer da PURINA Portugal, “este patrocínio representa um marco estratégico para a Felix, reforçando a sua abordagem inovadora e arrojada. Estamos muito satisfeitos em acompanhar um artista como o Robbie na sua digressão mundial”.

A dupla, Robbie e Félix, vai percorrer 18 países da Europa, com início no dia 31 de maio de 2025 em Edimburgo, na Escócia. O encerramento da digressão está previsto para o final de setembro de 2025.

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Google e Amazon sob pressão por veicularem publicidade em sites com conteúdos ilegais

A Amazon e a Google terão emitido, em março, reembolsos pela colocação de anúncios nos sites imgbb.com e ibb.co, denunciados por alojarem conteúdos de abuso sexual de crianças, na sequência de um relatório da Adalytics

A Google e a Amazon concedem um reembolso aos anunciantes, em resposta a um relatório da Adalytics sobre anúncios colocados em sites ligados à criminalidade sexual de crianças, noticia a Ad Age. O relatório, coordenado por uma investigação levada a cabo por dois senadores dos Estados Unidos, resulta na intenção de se criarem novas normas de segurança e maior transparência sobre a difusão de anúncios digitais.

A Amazon e a Google terão emitido, no início de março, reembolsos pela colocação de anúncios nos sites imgbb.com e ibb.co, denunciados por alojarem conteúdos ilegais, segundo fontes próximas do assunto citadas na Ad Age. Os montantes devolvidos rondam cerca de 100 dólares (€92,4) por parte da Amazon e menos ainda por parte da Google, segundo a Ad Age.

Um porta-voz da Amazon Ads confirma que a empresa reembolsa todos os anunciantes cujos anúncios aparecem nos sites imgbb.com e ibb.co. “Lamentamos que isto tenha acontecido. Tomámos medidas imediatas para impedir que estes sites apresentem os nossos anúncios e medidas adicionais para garantir que isto não volta a acontecer no futuro”, declara o porta-voz, citado na Ad Age, acrescentando que “a situação afetou uma pequena parte dos investimentos publicitários de um pequeno número de anunciantes”.

Marsha Blackburn e Richard Blumenthal, senadores norte-americanos que colaboram no desenvolvimento do relatório da Adalytics, também enviam cartas de inquérito a quatro empresas e a duas entidades reguladoras do setor, incluindo a Google, a Amazon, a DoubleVerify e a Integral Ad Science (IAS), por alegadas falhas de segurança das marcas, bem como ao Media Rating Council e ao Interactive Advertising Bureau, que emitem selos de aprovação para as tecnologias publicitárias destas empresas.

Por conseguinte, a Amazon vai passar a fornecer uma maior visibilidade, há muito procurada por alguns anunciantes, sobre os endereços exatos das páginas onde os anúncios são apresentados. A DoubleVerify e a IAS também prometem facilitar a capacidade dos anunciantes de evitarem os conteúdos gerados pelos utilizadores e de fornecerem dados sobre os respetivos endereços das páginas online onde os anúncios são apresentados. Estas medidas estão, por sua vez, a aumentar a pressão sobre outros intervenientes no setor para que sigam o exemplo.

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SETOF reforça posicionamento no setor dos eventos

Para maximizar o impacto da ativação de marca, a empresa de serviços para eventos e aluguer de mobiliário aposta numa estratégia de comunicação integrada, com múpis no Porto, dirigida a eventos empresariais e conferências

A SETOF, empresa nacional especializada no aluguer de mobiliário e prestação de serviços para eventos, lança uma campanha de ativação de marca multicanal com o objetivo de reforçar a presença na indústria dos eventos. Inspirada no conceito de canivete suíço, a campanha simboliza a versatilidade da SETOF para responder às necessidades dos clientes.

“Este posicionamento diferenciador será fundamental para o crescimento da empresa e a consolidação da sua presença no mercado”, refere Liliana Castro, gestora de operações da SETOF, citada em comunicado de imprensa. “Com esta campanha, queremos mostrar que somos mais do que fornecedores de mobiliário; somos parceiros dedicados a transformar desafios em sucessos”, acrescenta.

Com o objetivo de maximizar o impacto da ativação de marca, a SETOF aposta numa estratégia de comunicação integrada, que inclui múpis localizados em pontos-chave do Porto, dirigida a eventos empresariais e conferências. Além disso, a empresa fará o envio de um canivete suíco personalizado – elemento da campanha – para agências e espaços de eventos no Porto. Para reforçar a presença digital, a SETOF terá campanhas a decorrer nas redes sociais.

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