78% dos portugueses assume que publicidade nos múpis digitais dos hospitais influencia decisões de compra
A publicidade exibida nos múpis digitais das salas de espera dos hospitais é eficaz e pode contribuir para reduzir os níveis de ansiedade dos pacientes que aguardam pelas consultas. Esta […]

Luis Batista Gonçalves
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A publicidade exibida nos múpis digitais das salas de espera dos hospitais é eficaz e pode contribuir para reduzir os níveis de ansiedade dos pacientes que aguardam pelas consultas. Esta é a principal conclusão do estudo realizado pela ConsumerChoice em parceria com a Cint e a Shinecare, junto de um painel de utentes de 23 unidades de saúde de norte a sul do país e ilhas.
“Dos 784 inquiridos, 78% afirma que a publicidade é útil porque ajuda a passar o tempo de espera, estando recetivos à informação relacionada com serviços de saúde e bem-estar no que diz respeito aos múpis digitais nos hospitais. O estudo indica também que 69% presta atenção a essa publicidade maioritariamente em função do conteúdo”, informa a Shinecare em comunicado de imprensa.
A análise às respostas revela ainda que, no que toca à influência na decisão de compra e procura de marcas, produtos e serviços exibidos nesses suportes digitais, 78% dos inquiridos afirma que a publicidade em múpis digitais nos hospitais influencia a sua decisão de compra e 56% afirma que, após ter visualizado esses anúncios, procurou informação sobre os produtos, serviços, marcas e/ou empresas divulgadas.
“Todos os suportes tradicionais, televisão, rádio, publicidade exterior, jornais, revistas, redes sociais e internet, são ultrapassados em termos de atenção por este suporte. Tal acontece pelo facto de 57% dos utentes olhar para os múpis digitais com publicidade a cada dois a cinco minutos”, defendem os autores do estudo, que avança ainda que “89% dos inquiridos afirma que a publicidade em múpis digitais nos hospitais não causa qualquer desconforto, pelo contrário ajuda a distrair”.
“Entre as várias vantagens, importa destacar redução da noção do tempo de espera, apontada por 30%”, refere a análise. Dos que 78% que valorizam estes suportes publicitários, 24% vê-os para se manter informado sobre produtos e serviços, 22% por considerar que tornam o ambiente hospitalar mais agradável e acolhedor, 14% para reduzir o nível de ansiedade e 8% para os ajudar a relaxar enquanto aguardam pelo médico ou pelos exames.
“O inquérito permitiu saber que 88% dos inquiridos aguarda pela sua consulta menos de uma hora e 49% apenas cerca de 30 minutos”, revela o comunicado da Shinecare, empresa de media digital out-of-home especializada em meio hospitalar que detém uma rede de 119 equipamentos em 26 unidades de saúde, públicas e privadas, em Lisboa, Porto, Braga, Faro, Albufeira, Portimão, Funchal e Ponta Delgada.