Unilever usa IA para criar gémeos digitais de produtos
Com recurso a programas como o Real-Time 3D, o Nvidia Omniverse e o OpenUSD, a empresa obtém réplicas 3D dos produtos que distribui (na foto), recorrendo à IA para as adaptar para campanhas e redes sociais

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A Unilever está a recorrer à inteligência artificial (IA) generativa para criar gémeos digitais dos produtos que distribui, com recurso a programas informáticos como o Nvidia Omniverse, o Real-Time 3D e o OpenUSD.
As réplicas 3D obtidas, com um grau de realismo superior, são depois adaptadas e inseridas digitalmente em campanhas publicitárias, materiais promocionais e redes sociais.
“Esta técnica reduz o número de procedimentos para metade, em média, existindo casos em que essa redução chega a ser cinco vezes inferior, com uma diminuição de custos acima dos 50%. Os gémeos digitais podem ser trabalhados com a inclusão de palavras, idiomas e fundos, gerando diferentes formatos, variantes e versões. As imagens, geradas a uma velocidade sem precedentes, podem ser usadas em televisão, publicidade e comércio eletrónico, com várias finalidades”, esclarece a Unilever em comunicado de imprensa internacional.
Hellmann’s, Axe, Vaseline, Tresemmé, Nexxus, Dove e Molto são as marcas da empresa que já estão a ser promovidas com recurso a clones virtuais. Para além de assegurar a qualidade e a uniformização das imagens, a nova tecnologia também garante uma estratégica comunicacional mais consistente, uma vez que os gémeos digitais são facilmente adaptáveis para poderem ser usados nos diferentes mercados onde a Uniliver atua.
“A eficiência que conseguimos com esta técnica liberta as nossas equipas, permitindo-lhes que se concentrem nos elementos humanos das atividades criativas, ao mesmo tempo que reduz os gastos e a energia associados aos longos processos de produção técnica”, refere ainda o documento.
A análise preliminar realizada pela Unilever aponta para uma redução de custos na ordem dos 55% e para uma produção de conteúdos 65% mais célere.