As sugestões de Natal de… João Gomes de Almeida, fundador da GDA&A
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três […]

Luis Batista Gonçalves
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram
Doja Cat dá a cara pela Marc Jacobs
APR exige retoma de programa de aquisição de geradores para rádios locais
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas
Nuno Markl é a personalidade nacional que gera mais empatia
Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump
SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial
Agência Trema Creative com identidade renovada
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três podcasts que recomendam e três livros que aconselham a (re)ler, também revelam um dos presentes que mais gostariam de poder receber este Natal. Estas são as sugestões de João Gomes de Almeida, fundador da Gomes de Almeida & Associados (GDA&A).
3 campanhas natalícias
As da cadeia de lojas britânica John Lewis são as que mais elogia. “Há marcas que são especiais na sua relação com a época natalícia. Para mim, esta é a que tem e sempre teve os anúncios mais icónicos”, confidencia. “Monty the penguin”, de 2014, é um dos de que mais gosta.
“Mas o meu favorito é o de 2018, com o Elton John”, revela, contudo. “Do storytelling ao audiocraft, passando pelo insight criativo, até à assinatura final, é, a vários níveis, soberbo”, considera. “Some gifts are more than just a gift”, a mensagem subjacente a “The boy and the piano”, também lhe agrada muito.
“The perfect tree”, a proposta de 2023, é a terceira sugestão de João Gomes de Almeida. “O filme deste ano, não sendo dos melhores, também é digno de boa nota”, afirma, no entanto, o dirigente da consultora de comunicação.
3 podcasts
Fã do Podcast Plus do Observador, não se cansa de elogiar o projeto. “Gostei de todos, principalmente do Piratinha do Ar e do podcast sobre o Pedro Caldeira”, confessa. “Na economia, sugiro o Mistério das Finanças do António Costa e do Pedro Santos Guerreiro e para quem, como eu, é um political junkie, uma expressão do Vítor Matos, recomendo o Comissão Política do Expresso. Não passo sem ele”, assume.
“Sei que eram só três mas permitam-me voltar ao Observador e destacar o E o Resto é História do João Miguel Tavares e do Rui Ramos e O Poema Ensina A Cair da Raquel Marinho, que devia passar aos domingos no prime time da RTP. Isso, sim, seria verdadeiro serviço público”, considera.
3 livros
“O nome que a cidade esqueceu” de João Tordo (Companhia das Letras). “É um dos autores portugueses de que mais gosto e, por isso, não podia deixar de estar já a ler o seu mais recente romance, que marca também o seu regresso a Nova Iorque”, desvenda.
“As três mortes de Lucas Andrade” de Henrique Raposo (Quetzal Editores). “Ainda não o li, mas estou com muita curiosidade para ler o primeiro romance daquele que é um dos melhores cronistas nacionais”, confidencia.
“Dobra” de Adília Lopes (Assírio & Alvim), um livro que reúne todas as obras da poetisa num só volume. “Como o Natal é uma época onde temos mais tempo, sugiro a poesia desta autora. Leiam tudo o que poderem dela, tudo o que escreve é mágico”, enaltece.
1 presente que gostaria de receber este Natal
Sonha com um Natal branco, como o da canção. “Com a idade e com os filhos, isto parece conversa de velho, o que mais aprecio no Natal, que é a época de que mais gosto do ano, é de estar com a minha família. Beber bons vinhos trazidos pelo meu pai, comer as rabanadas de ovos-moles e o cabrito feito pela minha mãe, comer o bacalhau feito pela minha sogra e ver os miúdos à mesa a destruírem as incríveis decorações de Natal da minha mulher”, começa por desabafar.
“Mas, se tivesse de escolher mesmo um presente, seria neve. Queria muito estar na Consoada e ver nevar lá fora”, assume o presidente do conselho de administração da consultora de comunicação lisboeta.