Twitter desvaloriza 57% num ano. Nem a mudança de nome alavancou o (agora) X
Em apenas um ano, a antiga rede social dos tweets desvalorizou 57%. O empresário Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, adquiriu o Twitter por 44 mil milhões de […]

Luis Batista Gonçalves
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Em apenas um ano, a antiga rede social dos tweets desvalorizou 57%. O empresário Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, adquiriu o Twitter por 44 mil milhões de dólares americanos, cerca de 40,9 mil milhões de euros, nos últimos dias de outubro do ano passado. Atualmente o X, como o rebatizou no fim de julho, não vale mais de 19 mil milhões de dólares, um valor que ronda os 17,6 mil milhões de euros, avança a imprensa internacional.
Em março, o novo dono da rede social assumia publicamente a desvalorização, afirmando que o Twitter ainda valeria, na altura, 20 mil milhões de dólares, perto de 18,6 mil milhões de euros, menos mil milhões de euros do que vale atualmente.
“Está mais tóxico, vale menos e tornou-se menos útil”, criticou já publicamente Matt Navarra, especialista em redes sociais e comentador. “Ainda não morreu, mas temo-lo visto a degenerar, a deteriorar-se e a tornar-se mais tóxico”, considera.
Aquando da mudança, Linda Yaccarino, CEO da X Corp, empresa de Elon Musk, prometeu um serviço digital com uma “interatividade ilimitada, centrada no áudio, no vídeo, nas mensagens e nos pagamentos bancários, criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades”. Na altura, essa possibilidade entusiasmou muito poucos.
Com o passar do tempo, os anunciantes também se foram afastando. Em junho, Elon Musk assumiu quebras de faturação na publicidade na ordem dos 50% que punham em causa a liquidez da empresa.
A degradação da imagem pública do empresário, envolvido em várias polémicas nos últimos meses, também não tem ajudado. “Atualmente, estão a tentar convencer os anunciantes de que é seguro anunciar na plataforma, mas estes resistem, principalmente porque a marca X agora é sinónimo de Elon Musk”, sublinha Matt Navarra. “Há muitas empresas globais a ponderar a sua continuação nesta rede social”, garante.
Nos últimos dias, o escritor norte-americano Stephen King, um dos maiores críticos da mudança de designação, voltou a apelar publicamente ao empresário para lhe devolver o nome original. “Esta porcaria do X tem de acabar”, exige.