Espaços Mar Shopping vão ter Casa Adaptada pelo Ikea para assinalar Consciencialização do Autismo
Os espaços Mar Shopping do Algarve e de Matosinhos, juntamente com o Ikea e com o Centro de Terapia e Desenvolvimento (O2a Centro), vão lembrar o Dia da Consciencialização do […]

Sandra Xavier
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram
Doja Cat dá a cara pela Marc Jacobs
APR exige retoma de programa de aquisição de geradores para rádios locais
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas
Nuno Markl é a personalidade nacional que gera mais empatia
Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump
SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial
Agência Trema Creative com identidade renovada
Os espaços Mar Shopping do Algarve e de Matosinhos, juntamente com o Ikea e com o Centro de Terapia e Desenvolvimento (O2a Centro), vão lembrar o Dia da Consciencialização do Autismo, que se assinala a 2 de abril, com uma Casa Adaptada que vai estar exposta entre os dias 1 e 16 do próximo mês.
Na prática, no piso 0 dos centros comerciais, vão estar patentes protótipos de dois quartos adaptados às necessidades de pessoas com PEA (Perturbações do Espetro do Autismo), numa altura em que, segundo a Associação Portuguesa Voz do Autista, “os principais desafios que pessoas com PEA enfrentam estão relacionados com a falta de adaptação de espaços, necessária à sua inclusão”.
Segundo a equipa do O2a Centro, que intervém de forma integrada em mais de 100 crianças com PEA, “as adaptações de espaços públicos, locais de trabalho e casas devem ter em consideração não só a acessibilidade física e sensorial, mas também as competências socioemocionais e comunicativas de cada pessoa para serem o mais inclusivos possível. Optar por uma decoração com tons neutros, minimalista, compartimentada, com material pouco texturizado, insonorizado, sinalética visual, entre outros, pode ajudar a essa inclusão.”
Por outro lado, a Federação Portuguesa de Autismo revela que, nos últimos 30 anos, tem-se verificado um aumento do número de casos de Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) diagnosticados em todos os países onde são realizados os estudos de prevalência.
O último estudo, em Portugal, desenvolvido pelo Instituto Ricardo Jorge, estima que haja 50 mil pessoas com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), apesar de todos os estudos a nível mundial apontarem para cerca de 1,9% da população, o que equivale a uma possibilidade de haver quase 200 mil pessoas em Portugal com PEA, embora muitas não diagnosticadas
“Esta é mais uma iniciativa com que procuramos contribuir para uma maior inclusão de todas as pessoas e sensibilizar para as necessidades de grupos específicos das nossas comunidades. É claro que ainda há um caminho a percorrer, mas este pode ser um ponto de partida para questões que atualmente ainda não são muito faladas, como é o caso das necessidades específicas de pessoas com PEA, as quais, segundo os estudos apontam, continuarão a ser cada vez mais”, explica Sandra Monteiro, porta-voz da Ingka Centres Portugal, proprietária do Mar Shopping Algarve e do Mar Shopping Matosinhos.
“A casa pode e deve ser o nosso local de refúgio, conforto e segurança. Percebemos também que nos pode trazer tranquilidade e bem estar, tanto físico, como mental e emocional. Foi, por isso, um prazer pensar uma solução para pessoas que têm necessidades particulares, provando que, com os produtos regulares da nossa gama, é possível criar soluções funcionais, relevantes e sempre muito acessíveis, independentemente da condição de cada pessoa”, afirma Cátia Carvalho, home furnishing & retail design manager da Ikea.
A par da exposição da Casa Adaptada, no mesmo local, decorrerão também talks para o público em geral e para profissionais que trabalham com pessoas com PEA, bem como ações de informação e sensibilização, orientadas por psicólogos e terapeutas do O2a.