Destaque M&P Exclusivo

Radiografia ao setor da comunicação e relações públicas

O mercado da consultoria de comunicação em Portugal terá movimentado, em 2020, cerca de 85,7 milhões de euros. Valor que representa o volume de negócios somado por 117 empresas, das quais apenas nove por cento faturam mais de dois milhões de euros. Quase metade do negócio (46 por cento) está concentrado em menos de um décimo das consultoras

Pedro Durães
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Radiografia ao setor da comunicação e relações públicas

O mercado da consultoria de comunicação em Portugal terá movimentado, em 2020, cerca de 85,7 milhões de euros. Valor que representa o volume de negócios somado por 117 empresas, das quais apenas nove por cento faturam mais de dois milhões de euros. Quase metade do negócio (46 por cento) está concentrado em menos de um décimo das consultoras

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O mercado da consultoria de comunicação em Portugal terá movimentado, em 2020, cerca de 85,7 milhões de euros. Valor que representa o volume de negócios somado por 117 empresas, das quais apenas nove por cento faturam mais de dois milhões de euros. Quase metade do negócio (46 por cento) está concentrado em menos de um décimo das consultoras

Os números, recolhidos e trabalhados pela Informa D&B para a Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas (APECOM), remontam a 2020 mas ajudam a traçar alguns dos elementos caracterizadores do setor em Portugal. Embora ainda sem dados do último ano, permitem igualmente aferir um primeiro impacto da pandemia, que veio inverter a evolução do mercado nos últimos anos. Em crescimento até 2019, o setor não foi imune à covid-19, sofrendo uma quebra na ordem dos 10% no primeiro ano de pandemia. Uma radiografia ao mercado em seis pontos.

1. Travão no crescimento
Contabilizando 117 empresas que cumprem os requisitos de atividade dos estatutos da APECOM, o estudo conduzido pela Informa D&B fixa em 85,7 milhões de euros o volume de negócios do setor da comunicação e relações públicas em 2020. A partir dos resultados registados por este conjunto de empresas desde 2017, primeiro ano com dados recolhidos, conclui-se que o mercado da comunicação apresentava uma tendência de crescimento transversal aos indicadores financeiros analisados, na ordem dos 20 por cento em volume de negócios e dos 17,8 por cento em número de empregados, até ver a sua evolução travada pela chegada da covid-19.

Com um volume de negócios de 80,2 milhões de euros em 2017, o setor atingiu os 95,7 milhões de euros no último ano pré-pandemia, recuando 10,4 por cento em 2020. A inversão da evolução sentiu-se consequentemente nos resultados líquidos das empresas do setor, que caíram 40 por cento, dos 5,1 milhões de euros em 2019 para os 3,1 milhões de euros em 2020. Apesar das quebras face a 2019, com exceção dos resultados líquidos, onde a queda foi mais acentuada, os indicadores financeiros do setor permanecem acima dos valores de 2017. A rentabilidade das empresas foi igualmente afetada, com a margem EBITDA (em percentagem do volume de negócios), que em 2017 era de 11,7%, a descer dos 9,7% em 2018 e 2019 para os 9% em 2020. O mesmo acontece com a margem líquida (resultados líquidos em percentagem do volume de negócios), a descer dos 5,5% em 2019 para os 3,6% em 2020.

2. Acelerador no negócio internacional
Numa altura em que a contração foi evidente do mercado nacional, as empresas do setor terão procurado alternativas de negócio além-fronteiras. Em 2020 há apenas um indicador financeiro com evolução positiva: Exportações. Situação que, indica a APECOM, “poderá denotar o esforço efetuado pelas empresas do setor em procurar mercados alvo alternativos e/ou parcerias com redes internacionais que permitissem potenciar a venda de serviços”. Analisando a evolução nos últimos anos, este indicador esteve sempre na casa dos 8 milhões de euros até 2019 (8 milhões em 2017, 8,9 milhões em 2018 e 8,8 milhões em 2019). Já em 2020, ano em que 64 das 117 empresas analisadas registaram negócios com o exterior, o indicador Exportações atingiu os 11,1 milhões de euros.

3. Dimensão das empresas e concentração do mercado
Um mercado sobretudo composto por empresas de pequenas dimensões e micro-empresas, onde as poucas que dispõem de estruturas mais alargadas ficam com quase metade do negócio. De forma simplista, é desta forma que se caracteriza o panorama empresarial do setor português da comunicação e relações públicas. “Ainda que apenas 9% das empresas tenham uma faturação entre os dois e os 10 milhões de euros (segmento pequenas empresas), estas representam 46% do volume de negócios do setor e são responsáveis por 37% do número de colaboradores, refletindo uma expetável concentração do mercado nos players de maior dimensão”, descreve a APECOM. A grande maioria (60%) das empresas analisadas são micro-empresas com uma faturação entre os 50 mil e os 500 mil euros, seguindo-se 23% das empresas com faturações entre os 500 mil e os 2 milhões de euros. Há ainda uma fatia de 8% das empresas que ficam abaixo da fasquia dos 50 mil euros faturados.

Também no que diz respeito ao número de colaboradores, conclui o estudo, “mais de um quarto do mercado é composto por empresas com mais de 10 colaboradores, sendo o nicho de 3% com mais de 50 colaboradores o responsável por 19% do volume de negócios do setor”. Metade do volume de negócios do setor está concentrado nas empresas que apresentam estruturas entre os 10 e os 50 colaboradores. Desta forma, estas empresas, em conjunto com aquelas que contam com mais de 50 profissionais, são responsáveis por mais de dois terços do volume de negócios do setor (69%), enquanto as empresas até nove colaboradores, situação da larga maioria das 117 empresas analisadas (73%), representam apenas 31% do volume de negócios.

4. Impacto da pandemia no número de empresas e na força de trabalho do setor
As 117 empresas contabilizadas em 2020 pela análise da Informa D&B para a APECOM representam uma diminuição de quatro empresas face às 121 que o mesmo estudo registava no último pré-pandemia, regressando aos números de 2017. Uma diminuição que foi acompanhada igualmente por um recuo no número de trabalhadores. Com uma força de trabalho de 1.117 profissionais distribuídos por estas 117 empresas, o setor contabilizava em 2020 menos 52 colaboradores face aos 1.169 do ano anterior mas, ainda assim, acima dos 992 registados em 2017, o primeiro ano analisado. Ainda que a pandemia tenha tido reflexos negativos nos indicadores Volume de Negócios (-9,6%) e Resultados Líquidos (-40%), ambos em linha com o tecido empresarial, a quebra em termos de colaboradores ficou abaixo desta variação (-2,5%), o que revela que ainda assim se procurou minimizar o impactos em termos de recursos humanos”, sublinha a APECOM.

5. Maturidade das empresas e remunerações médias
“Este é um setor maduro, em que dois terços das empresas tem entre 6-19 anos e uma idade média de 14 anos (aproximadamente +1 ano do que o benckmark do tecido empresarial)”, indica a APECOM. Para além destas, 23% das empresas no mercado somam mais de duas décadas, enquanto apenas 13% correspondem a novas empresas no mercado, com menos de cinco anos de atividade. Analisando o volume médio de negócios das empresas do setor, este situa-se nos 732 mil euros (vs 909 mil euros do benchmark), enquanto o número médio de empregados é de 9,5 (vs 7,9 da média do tecido empresarial), situação que, refere a associação, permite “concluir que este é um setor cujo principal ‘asset’ e foco de maior investimento são as pessoas (recursos humanos). O estudo mostra ainda que as remunerações dos 1.117 colaboradores so setor representam “sensivelmente 25% do volume de negócios, inferindo-se, daqui, uma remuneração média anual de 19.337 euros”.

6. Igualdade? Elas são mais mas eles é que lideram
As mulheres representam mais de dois terços dos 1.117 profissionais contabilizados nas empresas do setor da comunicação e relações públicas mas esse domínio está ainda longe de ter representação equivalente quando estão em causa posições de direção. “Se no indicador emprego predominam as mulheres (68%), nos cargos de liderança e gestão o género masculino é predominante”, refere o estudo, onde se conclui que as mulheres não vão além dos 38% destes cargos. Ainda assim, a APECOM salienta que “este split é mais equilibrado do que o verificado no tecido empresarial, com uma proporção de cerca de 40% mulheres para 60% de homens”.

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Há duas campanhas portuguesas no ACT Good Report 2025

‘Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei’ (na foto), criada pela Dentsu para a Associação Salvador, ocupa o 26º lugar no ranking. ‘Uma Vida Salva Quatro”, da Mantra para o Governo de Cabo Verde, surge no 40º

Luis Batista Gonçalves

Há duas campanhas portuguesas no ranking ACT Good Report 2025, que distingue campanhas que promovem o bem-estar social e a responsabilidade ambiental.
‘Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei’, criada pela Dentsu Creative Portugal para a Associação Salvador e rebatizada ‘Impossibilities’ para o mercado internacional, ocupa o 26º lugar da tabela. A campanha alerta para as dificuldades na integração laboral de pessoas com deficiência por falta de estratégias de mobilidade inclusivas.

Na 40ª posição do ranking de campanhas, elaborado pela ACT Responsible em parceria com o World Advertising Research Center (WARC), surge a campanha ‘Uma Vida Salva Quatro’, concebida pela agência criativa Mantra para o Governo de Cabo Verde.
‘One Saves Four’, como é conhecida internacionalmente, apela à doação de sangue e, além de motivar os potenciais dadores, também explica os benefícios das transfusões sanguíneas.

O ranking de campanhas do ACT Good Report 2025 é liderado por ‘Assume That I Can’, campanha publicitária criada pela agência norte-americana Small para a CoorDown, associação que promove os direitos dos portadores de síndrome de Down, à frente de ‘Dreamcaster for AB InBev’, da FCB New York para a Michelob Ultra.

 

Em termos de agências, o ACT Good Report 2025 coloca a Publicis Conseil na primeira posição, a Small na segunda e a Ogilvy London na terceira. O WML lidera o ranking referente às redes de agências publicitárias, seguido do grupo Havas e da Publicis Worldwide.
Os Estados Unidos, a França e o Reino Unido ocupam os primeiros lugares do ‘ranking’ de países com os melhores anúncios que promovem o bem-estar social e a responsabilidade ambiental.

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Suíça é o primeiro país a exibir campanha global da Super Bock

A agência Caldas Naya assina ‘What Is Authentic Has More Taste’ (na foto), campanha internacional, com versões em francês e alemão, divulgada em televisão, digital e redes sociais, entre abril e agosto

Inspirada na autenticidade de Portugal, a nova campanha global da Super Bock já está presente no mercado suíço, com versões em francês e alemão. Concebida pela agência criativa Caldas Naya e produzida pela More Maria, com consultoria de produção de Pedro Gaspar, a primeira campanha internacional de comunicação em ‘mass media’ da cervejeira dá início a um novo posicionamento da marca nos mercados externos.

Divulgado em televisão, digital e redes sociais, o filme publicitário, com a assinatura ‘What is authentic has more taste’, convida o público internacional a descobrir um país “onde os sabores são reais, os abraços calorosos e os momentos partilhados em bares e esplanadas fazem parte da identidade cultural”, explica a marca em comunicado de imprensa.

O planeamento de media foi definido por uma agência de meios local, à semelhança do que está previsto para os restantes mercados onde a campanha será exibida, apurou o M&P.

A escolha da Suíça para a estreia da nova campanha internacional da Super Bock acontece numa altura em que a marca promove a Super Bock Unfiltered, uma nova cerveja criada exclusivamente para o mercado suíço.
“Produzida localmente, no estilo international pale lager, este lançamento representa um momento inédito para a marca, que aposta em inovação pensada especificamente para este mercado”, refere o documento.

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Frize recorre a Ljubomir Stanisic para mudar paradigma

A campanha, protagonizada pelo chef jugoslavo (na foto), pretende romper com a ideia pré-concebida de que a água com gás está associada à má disposição. O anúncio tem estratégia e criatividade da Bar Ogilvy

A Frize aposta no chef jugoslavo Ljubomir Stanisic para acabar com a ideia pré-concebida de que a água com gás está associada à má disposição, posicionando-se como uma marca “só para bem-dispostos”, na nova campanha publicitária omnicanal, com criatividade e estratégia da Bar Ogilvy e produção da Krypton. 

“Para comprovar esta afirmação, e agitar as águas, tomámos uma medida inédita e ousada: celebrámos um contrato de ‘não consumo’ com o embaixador da má disposição: Ljubomir Stanisic. Conhecido pelo seu temperamento explosivo, vimo-nos obrigados a proibir-lhe a venda e o consumo, para garantir que nenhuma das nossas águas cairá nas mãos erradas”, explica a Frize em comunicado de imprensa.

A campanha, com planeamento de meios da Initiative, está a ser divulgada em televisão, rádio, digital e redes sociais. A primeira vaga de comunicação decorre entre 14 de abril e 11 de maio. “Como era esperado, o Ljubomir Stanisic fez um grande filme quando percebeu que está proibido de beber Frize”, refere a agência criativa.

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Kor Media ganha concessão de OOH nos autocarros de Évora e Beja

A empresa, que também explora os espaços publicitários exteriores de transportes públicos no Algarve (na foto), alarga a área de intervenção às duas maiores cidades do Alentejo

A Kor Media, submarca da agência de design algarvia Kor Creatives, acaba de conquistar a concessão de exploração da publicidade exterior nas frotas de autocarros de Évora e Beja, em regime de exclusividade. A empresa, que também explora os espaços publicitários ‘out-of-home’ (OOH) de transportes públicos no Algarve, alarga a área de intervenção às duas maiores cidades do Alentejo, numa altura em que olha para o resto do país para crescer.

“Estamos a estudar novas possibilidades a nível de espaços publicitários em centros comerciais e a preparar o estabelecimento de parcerias com as maiores agências de meios de Portugal”, revela ao M&P Pedro Águas, CEO da Kor Creatives. A agência, fundada como LCPA Creative Agencies em 2014, está também a reforçar a aposta no design digital focado na experiência e no interface do utilizador.

“Acreditamos que a área de webdesign UX/UI é uma das alavancas para o crescimento da agência, a par da forte aposta que fazemos na gestão de redes sociais, que é a área onde temos crescido mais nos últimos dois anos. Temos uma metodologia própria e conseguimos ser diferenciadores nesta área, a nível nacional”, salienta Pedro Águas.

Com 16 colaboradores afetos à Kor Creatives e à Kor Media, a agência, que faturou cerca de €925 mil em 2024, antevê um aumento do volume de negócios em 2025. “Prevemos acabar o ano com 20 colaboradores”, refere o responsável, que acaba de estabelecer uma parceria com a Universidade do Algarve, no âmbito da Kor Academy, para formar profissionais especializados em produção e edição de vídeo para as redes sociais.

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Emma Roberts é a primeira embaixadora global da Kiko Milano

Emma Roberts x Kiko Milano é a coleção de cosmética de edição limitada, em parceria com a atriz e cantora norte-americana (na foto), que protagoniza a campanha de lançamento

Emma Roberts, que tem 20,5 milhões de seguidores no Instagram, é a primeira embaixadora global da Kiko Milano, protagonizando a nova campanha da marca de cosmética italiana, que divulga a coleção de maquilhagem Emma Roberts x Kiko Milano, linha de edição limitada lançada a 10 de abril.

Realizado por Mateusz Sitek, com direção criativa de Benn Northover, o anúncio está a ser divulgado nas redes sociais, sites e múpis digitais. Os materiais promocionais da campanha integram ainda conteúdos audiovisuais realizados nos bastidores da produção, assinados por Simone Rigamonti.

“Criar uma coleção inspirada no meu próprio visual era um sonho que tinha desde que era adolescente. Esta colaboração torna esse meu sonho realidade. Nunca me sinto tão eu como quando uso tons quentes e terrosos e um batom vermelho poderoso. Espero que as outras pessoas se sintam inspiradas a criar e a partilhar os seus próprios looks com os produtos desta coleção”, refere Emma Roberts, citada em comunicado de imprensa.

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O Lado B da edição 978 do M&P

No Lado B, a rubrica Fatal, Banal, Genial apresenta o Insteroid, carro elétrico da Hyundai que é inspirado na estética dos videojogos. O chocolate do Dubai e o impacto das tarifas nos investimentos publicitários são outros dos temas na última página do jornal

Fatal, Banal, Genial

Carro real ou de videojogos? É as duas coisas

O nome do novo protótipo da Hyundai pré-anuncia ao que vem. O Hyundai Insteroid é uma versão em esteroides do utilitário elétrico Inster, com inspiração na estética dos videojogos. O objetivo é cativar quem mais ordena nos planos de marketing: os consumidores jovens (ou os menos jovens que não largaram os videojogos).

Mas não só: também todas as tendências de consumo e de comunicação estão a ‘obrigar’ as marcas a trazer os universos imersivos para a realidade e a gamificar as experiências de utilizador. Em tudo idêntico aos carros dos jogos de corridas, o Insteroid faz jus à origem: habitáculo semelhante a uma consola de jogos, gaiola de segurança, bancos ajustáveis, controlos minimalistas próprios da competição automóvel, sistema de áudio Beat House e um dispositivo Message Grid, para o condutor transmitir mensagens para o exterior, através dos píxeis instalados na traseira do carro, entre outros.

Revelado a 1 de abril no evento Night Garage Party, em Seul, pode até parecer mentira, mas está a ser apresentado até 13 de abril, no Salão da Mobilidade de Seul. Fica por saber se e quando vai ser comercializado ou se é apenas um projeto para construir a notoriedade da Hyundai e promover o Inster.

52%

É a percentagem de pessoas que considera que as mulheres são culpadas pelas situações de assédio sexual em espaços públicos, devido às suas atitudes, comportamentos ou aparência. Os resultados do estudo, divulgado por ocasião da semana internacional contra o assédio na rua (de 6 a 12 de abril), dão o mote à campanha ‘A Culpa Nunca é Tua’, da L’Oréal Paris.

Para dar poder às mulheres e recordar-lhes o direito de serem quem são, a mensagem é difundida no Instagram e no TikTok, nas universidades e com ativações no metro da Alameda, em Lisboa, que incluem o revestimento de uma carruagem com a cor laranja.

O Melhor🔥

A campanha da companhia aérea Icelandair, que pede às grandes empresas de inteligência artificial (IA) que parem de gerar imagens enganosas da Islândia. O argumento é que as paisagens do país são tão espetaculares que não precisam de ser melhoradas. Como nenhuma imagem de IA pode substituir a verdadeira Islândia, a campanha da agência criativa Hvita Husid pede às empresas de IA que sugiram aos utilizadores uma visita ao país.

O Pior💀

O agravamento das tarifas dos Estados Unidos, o quarto país de destino das exportações nacionais. Em Portugal, a Centromarca manifesta preocupação e pede medidas para proteger o mercado único da União Europeia, que tem uma tarifa generalizada de 20%, que acresce à de 25% sobre os automóveis, aço e alumínio. É inevitável o efeito dominó na desestabilização das cadeias de abastecimento e na retração dos investimentos publicitários.

 

A Seguir

Chocolate do Dubai e a subida de preço do pistáchio

É uma tendência difícil de antecipar o que ainda está por inventar. Cada uma à sua maneira, Galp, Staples, Control, Magnum, Licor Beirão, Electrão, Cleanup, Remax, Sociprime, Lindt, Artisani, Regina – e até a Lusíadas Saúde, a GNR e a PSP – são apenas algumas das marcas que em Portugal estão a capitalizar a comunicação nas redes sociais, em torno da histeria mundial com o chocolate do Dubai.

Outras aproveitam o Dia das Mentiras e promovem produtos com chocolate do Dubai, que não vão lançar. Ou ‘colam’ a narrativa chocolate/pistáchio/Dubai a produtos com zero em comum com esta trilogia. Faz sentido? Dá ‘engagement’, a métrica do ‘vale tudo o que seja o que os consumidores querem ouvir falar e comprar’. Enquanto houver filas nas lojas e os ditos chocolates esgotarem assim que vão para as prateleiras.

A Normal e o Lidl serão os mais recentes retalhistas a inovar com derivados desta tendência, que faz esquecer a reconhecida qualidade e tradição dos chocolates suíços e belgas. A Normal lança chocolate do Dubai em creme para barrar, enquanto o Lidl aventura-se na versão em licor. Entretanto, o preço do pistáchio está a disparar. A próxima ‘trend’ das redes sociais já está à espreita?

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Novobanco rejuvenesce marca com campanha da BBDO

Coprotagonizado pela atriz Júlia Palha (na foto), o filme publicitário é divulgado em televisão, cinema, rádio, digital e redes sociais, com o planeamento de meios da Hearts & Science

O Novobanco prossegue a estratégia de rejuvenescimento da comunicação da marca com uma campanha criada pela BBDO. Coprotagonizado pela atriz Júlia Palha, que volta a dar a cara pela instituição bancária, o filme publicitário está a ser divulgado em televisão, cinema, rádio, digital e múpis digitais dos balcões, com adaptações mais curtas para as redes sociais. A Hearts & Science assina a estratégia de planeamento de meios da campanha.

“Esta comunicação assinala uma evolução clara no nosso posicionamento, materializado numa identidade visual mais vibrante, alinhada com a leveza e frescura dos protagonistas”, explica o Novobanco em comunicado de imprensa.

A instituição bancária recorre, pela primeira vez, a um tema musical internacional, ‘Alright’, lançada pela banda britânica Supergrass em 1995, que ultrapassa os 400 milhões de ‘streams’ no Spotify. “Esta música é um hino à juventude que perdura. Capta a energia e o otimismo de quem é e se mantém jovem, onde a vida aparece sempre cheia de possibilidades”, refere o documento.

A campanha serve também para apresentar a nova assinatura de marca da instituição bancária: ‘Novobanco. Presente no meu futuro’. “É uma declaração expressa pelos clientes, na primeira pessoa, e que capta a essência do que representamos, um parceiro de confiança que desempenha um papel ativo, hoje, na vida dos seus clientes e que os acompanha na construção do futuro que desejam”, esclarece ainda o comunicado.

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Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi promovem turismo do Dubai

O casal é o protagonista da campanha promovida pelo ‘Visit Dubai’, co-realizada pelo argentino Armando Bo, e que tem como objetivo destacar a variedade de experiências turísticas que a cidade tem para oferecer

A atriz e embaixadora da Unicef, Millie Bobby Brown, e o seu marido, o ator e modelo Jake Bongiovi, protagonizam a campanha de marketing ‘Descubra a sua história no Dubai’, promovida pelo departamento de economia e turismo do Dubai (Visit Dubai), com o objetivo de mostrar as aventuras que os viajantes podem viver na cidade, mesmo durante uma breve escala.

Escrito e co-realizado pelo argentino Armando Bo, vencedor do Óscar de melhor argumento original em 2015 pelo filme ‘Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)’, a campanha será lançada, numa primeira fase, em 21 países, nos quais se inclui Portugal, e estará presente em várias plataformas, incluindo publicidade ‘online’, meios ‘outdoor’, redes sociais e serviços de ‘streaming’.

Filmado em vários locais do Dubai, o enredo do filme começa no Aeroporto Internacional do Dubai (DXB), onde Brown e Bongiovi, com algumas horas antes do próximo voo, encontram um argumento de cinema mágico que os leva para uma nova história, segundo o comunicado de imprensa.

O argumentista e realizador Armando Bo explica que a campanha pretende mostrar ao mundo como o Dubai é um lugar cheio de possibilidades: “Os locais de filmagem foram perfeitos para ilustrar tudo o que a cidade tem para oferecer”.

Millie Bobby Brown, que protagoniza o filme da Netflix ‘The Electric State’ e é conhecida pelo papel de Eleven na série ‘Stranger Things’ contracena pela primeira vez com o marido, Jake Bongiovi.

Cidade procura novos públicos internacionais

Durante uma pausa nas filmagens, a atriz partilha o entusiasmo por colaborar com o Dubai e elogia a diversidade cultural da cidade: “É uma cidade global e diferente de qualquer outro lugar onde já estive. Parece mesmo que reúne muitos destinos num só”. Jake Bongiovi destaca a beleza das paisagens do deserto: “Explorar a cidade foi uma experiência muito especial e levamos connosco memórias inesquecíveis”.

Integrada no marketing global do ‘Visit Dubai’ para promover a cidade junto de novos públicos internacionais, a campanha ‘Descubra a sua história’ junta-se a outras ações protagonizadas por nomes do mundo do entretenimento, como Zac Efron e Jessica Alba em ‘Dubai: A Romance to Remember’ ou Gwyneth Paltrow, Zoe Saldana e Kate Hudson em ‘A Story Takes Flight’.

Issam Kazim, responsável pelo departamento de economia e turismo do Dubai (Visit Dubai), explica a aposta numa estratégia de marketing diversificada, assente em campanhas criativas e feitas à medida. “Ter Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi como protagonistas da nova campanha permite-nos alcançar um público alargado, ao mesmo tempo que destacamos a variedade de experiências turísticas que o Dubai tem para oferecer. Eles personificam o espírito de descoberta e estamos confiantes de que a narrativa do filme irá inspirar os viajantes a transformar uma simples escala numa estada memorável”.

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P28 expõe arte em painéis publicitários de grande formato

Setúbal exibe o trabalho da artista Isabel Baraona (na foto) e é uma das sete cidades que acolhem as criações de sete artistas durante sete meses, no âmbito da Outdoor ’25, mostra de arte contemporânea

A P28 está a expor arte em painéis publicitários de grande formato (8x3m) em sete cidades do país (Viana do Castelo, Viseu, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Évora e Faro). Ao longo de sete meses, a associação de desenvolvimento criativo e artístico divulga obras de sete de artistas plásticos (Cláudia R. Sampaio, Edson Chagas, Isabel Baraona, Isabel Simões, José Maçãs de Carvalho, Luísa Cunha e Pedro Valdez Cardoso), no âmbito da mostra de arte simultânea Outdoor ’25.

“Estamos a aproveitar o enorme potencial destes ‘outdoors’, que são meios de comunicação de massas, para levar a arte contemporânea a todos de forma gratuita e improvável”, salienta a P28 em comunicado de imprensa, explicando que “a iniciativa surge da necessidade de reabilitar e de reavivar suportes que foram concebidos para outros propósitos”.

Os trabalhos dos artistas selecionados para a Outdoor ’25 vão circular entre as sete cidades entre abril e outubro, apresentando criações em fotografia, pintura, texto e escultura. “Em vez de serem exibidas penduradas numa típica parede branca, as obras surgem em ponto grande, expostas na paisagem urbana, fazendo com que seja a exposição que se desloca até ao visitante”, esclarece a associação.

Nascida em 2012, a iniciativa Outdoor, dinamizada pela P28, tem divulgado, ao longo dos anos, obras de artistas como Jorge Molder, Pedro Cabrita Reis ou Jeff Koons, sempre com o objetivo de trazer a arte contemporânea para a rua, mostrando-a em lugares improváveis.

“Pode acontecer que a pessoa só se aperceba da presença daquela obra depois de ter passado naquele local três ou quatro vezes, mas é esse tipo de contacto com o grande público – inesperado, invulgar e subversivo – que pretendemos alcançar, levando a arte aos visitantes através destes espaços públicos que são não-lugares”, refere ainda a associação, que está sediada em Lisboa.

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Marketing na era digital do niilismo

O novo niilismo pode ajudar as marcas a interagir com os consumidores numa época de elevada incerteza económica, de acordo com o relatório da Ipsos em conjunto com a Effie Worldwide

64% dos consumidores concordam com a ideia de que “o importante é aproveitar a vida hoje, o amanhã encarregar-se-á de si próprio”, um número que sobe cerca de 50% face a 2013, de acordo com o relatório ‘Navigating Nouveau Nihilism: How Brands Can Thrive in the YOLO Economy’, publicado pela Ipsos em conjunto com a Effie Worldwide. Compreender esta ideia, apelidada de novo niilismo pela Ipsos, pode ajudar as marcas a interagir com os consumidores numa época de elevada incerteza económica.

Segundo a análise, os consumidores estão a adaptar-se à incerteza a curto prazo e à estratificação económica a longo prazo. “As pessoas estão a adotar uma mentalidade de ‘só se vive uma vez’, que dá prioridade à satisfação imediata, embora estejam cientes da necessidade premente de planear o futuro”, refere o relatório. Perante este contexto, os ‘marketers’ devem encontrar formas de satisfazer as necessidades dos consumidores a curto e a longo prazo.

A análise, baseada num inquérito a 1005 consumidores norte-americanos, revela que 76% dos inquiridos consideram os pequenos luxos uma forma de autocuidado e que 62% gastam dinheiro com pequenos luxos, independentemente do seu custo. Os millennials (60%) e a geração Z (58%) são mais propensos a optar por experiências mais dispendiosas do que a geração X (44%) e os baby boomers (37%).

Entre as estratégias que as marcas podem implementar para servir os consumidores, destacam-se a criação de momentos significativos (38%), a capacidade de proporcionar momentos de alegria (35%) e a satisfação do desejo de pequenas indulgências (33%). A empatia é outro aspeto essencial, assim como a criação de um sentido de comunidade e a oferta de experiências que permitam ao consumidor escapar momentaneamente da realidade.

A Ipsos e a Effie Worldwide recomendam que as marcas proporcionem conforto e tranquilidade face à incerteza (46%), apresentem soluções concretas e relevantes para os problemas (44%) e projetem um futuro positivo que as pessoas queiram alcançar (43%). Segundo o relatório, outras abordagens úteis passam por privilegiar a educação financeira, incentivar hábitos responsáveis e demonstrar como os produtos podem representar um investimento útil a longo prazo.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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