Comissão Europeia lança CharactHer para promover igualdade de género e diversidade no cinema e nos media
A Comissão Europeia (CE) lançou a campanha de sensibilização CharactHer para promover a igualdade de género, a diversidade e a inclusão na indústria do cinema e dos media. Apresentada foi […]
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A Comissão Europeia (CE) lançou a campanha de sensibilização CharactHer para promover a igualdade de género, a diversidade e a inclusão na indústria do cinema e dos media. Apresentada foi durante o Festival de Cinema de Cannes.
O projecto consiste na apresentação de curtos vídeos com mulheres europeias que trabalham e são reconhecidas em diferentes áreas do cinema, audiovisual e media.
Na página oficial é possível aceder a algumas estatísticas que sustentam a necessidade desta campanha. As mulheres representam 51 por cento da população europeia, mas apenas 20 por cento dos filmes produzidos na Europa entre 2015 e 2018 foram feitos por mulheres.
Nos media, 40 por cento dos jornalistas são mulheres, mas numa amostra de 240 órgãos de comunicação social, apenas 22 por cento de mulheres ocupava cargos de direção.
Na passada quinta-feira, o Observatório Europeu do Audiovisual (OEA) divulgou um relatório sobre diversidade, incluindo igualdade de género, representatividade étnica e religiosa, e concluiu que “há um longo caminho a percorrer” no cinema e audiovisual, dificultado em 2020 pelo contexto da pandemia. “A pandemia da covid-19 não só acentuou as desigualdades já existentes entre homens e mulheres em praticamente todos os setores, tanto na Europa como fora, como também teve impacto nos grupos e minorias étnicas sub-representadas”, lê-se no relatório, de acordo com a Lusa.