Miguel Moreira Rato regressa ao mercado como CEO da Adagietto
Questionado pelo M&P sobre se o cargo de CEO será acompanhado de uma posição no capital enquanto sócio, Moreira Rato responde desta forma: “Por enquanto serei apenas CEO.”
Pedro Durães
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
Quatro anos após ter deixado a liderança da M Public Relation para trabalhar em Londres, Miguel Moreira Rato está de regresso ao mercado português e é o novo CEO da Adagietto. Ao M&P, o profissional explica que o cargo não existia até aqui e que o convite partiu de Vanessa Osório e Rui Edmond, sócios-fundadores que se mantêm na agência de comunicação mas “decidiram que gostavam de se dedicar a outros projectos”. “A ideia é que a gestão do dia-a-dia passe a ser assegurada por mim”, esclarece Miguel Moreira Rato, assumindo como “um dos objectivos, nesta fase em que a agência completa 10 anos de operação, é tornar a Adagietto mais visível no mercado”. Questionado pelo M&P sobre se o cargo de CEO será acompanhado de uma posição no capital enquanto sócio, Moreira Rato responde desta forma: “Por enquanto serei apenas CEO.”
Tornar a Adagietto mais visível no mercado significa que a agência será “mais activa ao nível do new business”, com o intuito de “gerar, quer para novos clientes quer para os clientes actuais, mais projectos integrados de comunicação em vez de propostas muito focadas numa ou noutra disciplina específica, de forma a tirar partido de todas as valências da agência”, aponta o profissional, que passou os últimos quatro anos em Londres a trabalhar a comunicação da Teach for All, uma ONG dedicada ao sector da educação.
Apesar do objectivo traçado, Miguel Moreira Rato prefere não definir metas ao nível do volume de negócios e performance da agência, sublinhando que não está a olhar para o curto prazo. “A agência tem vindo a crescer e olho para este primeiro ano e o próximo como anos de consolidação”, afirma. Entre os actuais clientes da agência estão marcas como easyJet, Fnac, Unilever, José de Mello Saúde ou o banco BiG. A revista Estante, que a agência produz para a Fnac, foi já premiada internacionalmente nos Content Marketing Awards, nos European Design Awards e nos German Marketing Awards.
Miguel Moreira Rato iniciou o seu percurso em agências de comunicação na Ogilvy Public Relation, onde foi executive director, tendo depois sido sócio da Cupido. Em 2005 fundou a M Public Relations, onde se manteve como managing partner até 2014, altura em que sairia vendendo a posição minoritária que ainda detinha depois de, em 2012, João Líbano Monteiro, fundador da JLM & Associados, ter entrado no capital da agência.