Inteligência artificial no apoio ao jornalismo de qualidade em nova versão do Google News
Uma nova versão do Google News, plataforma agregadora de notícias do gigante online, foi apresentada no evento I/O e chegará a 127 países a partir da próxima semana.

Pedro Durães
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Uma nova versão do Google News, plataforma agregadora de notícias do gigante online, foi apresentada no evento I/O e chegará a 127 países a partir da próxima semana. A remodelação da plataforma promete colocar a mais recente tecnologia de inteligência artificial ao serviço do jornalismo de qualidade, ajudando a organizar a informação e a separar o trigo do joio. “No meio de tanta informação, surgem constantemente novas vozes. Há mais conteúdo diversificado para descobrir e, mais do que nunca, produz-se jornalismo de qualidade”, refere o gigante online, explicando que “para facilitar o acompanhamento e a compreensão de tudo, decidimos unir todos os nossos produtos de noticias numa única experiência unificada”. “Estamos a apresentar um novo Google News que utiliza o melhor da inteligência artificial de forma a ir ao encontro do melhor da inteligência humana, a fantástica recolha de informação realizada pelos jornalistas de todo o mundo”, promete a tecnológica norte-americana.
Entre as funcionalidades da nova versão do Google News está a opção “cobertura completa, que pretende disponibilizar uma imagem mais detalhada de como os assuntos são tratados a partir de diversas fontes, bem como a funcionalidade Newsstand, que visa facilitar encontrar e seguir determinadas fontes, sendo que passa a ser mais fácil a subscrição de fontes noticiosas através da conta Google do utilizador.
“Não é necessário preencher formulários, cartões de crédito ou novas passwords”, sublinha a empresa, antecipando que “em breve, graças a nova plataforma Subscribe with Google platform (lançada no âmbito da iniciativa Google News Initiative) os utilizadores podem ter acesso aos seus conteúdos pagos em qualquer local – em todas as plataformas e dispositivos no Google News, pesquisa ou nos próprios websites dos publishers”.